Conheça os Projetos
Escolha um dos cursos abaixo para conhecer os projetos. |
Projetos de conclusão do curso de graduação em Administração.
HELP SUPORTE TÉCNICO
A cada dia que passa as pessoas tornam-se mais dependentes do bom funcionamento de seus aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos. A Help é uma startup de tecnologia que propõe facilitar a contratação de serviços de suporte técnico para que as pessoas possam garantir o permanente funcionamento de seus aparelhos. Para isso atuará como mediadora entre clientes e fornecedores de suporte técnico. Será uma empresa estruturada em uma plataforma online de comércio eletrônico, preparada para prestação de serviços e suporte de TI. Sendo assim, um marketplace de serviços onde pode-se conectar a oferta e demanda em uma plataforma online. Haverá dois perfis de usuários. Os usuários técnicos terão acesso na plataforma para cadastrarem os seus serviços. Os clientes conseguirão acessar a plataforma para contratar os serviços. Ambos poderão acessar a plataforma gratuitamente, comparar as ofertas e demandas, solicitar e enviar orçamentos, além de garantir a qualidade do aplicativo por meio de avaliação dos profissionais e clientes. Os negócios C2C, ocorrem dentro da plataforma eletrônica e são intermediados pela empresa que é fornecedora da infraestrutura administrativa e tecnológica. No site e aplicativo da Help o usuário estará em contato com uma comunidade de suporte que o auxiliará na solução de problemas diversos: referentes a funcionalidade de softwares, interpretação de problemas, correções de erros etc. A Help pensará em maneiras de agilizar a rotina do cliente e descomplicar o processo de negociação com o técnico, além de facilitar o pagamento e realização do serviço. Mais... »
Alunos: Gabriel Lima dos Santos, Henrique Flávio Simões, João Vitor Selis dos Santos.
Orientador: Prof. Marco Aurélio Vallim Reis da Silva
MAPEAMENTO DO MERCADO DE FRANQUIAS: SELECIONANDO AS MELHORES FRANQUIAS A PARTIR DO PERFIL DO CLIENTE E DA ANÁLISE DE MERCADO.
Os universitários são o público com maior potencial de interesse pela modalidade de franquias, e devido à sua estruturação, é o tipo de negócio mais promissor para empreendedores iniciais. O trabalho consiste em um plano de negócios que visa minimizar o risco de investimento em franquias pelo público universitário através da análise do perfil empreendedor e das características do mercado.
Integrantes: Imad Majzoub, Samuel Quirino.
Orientador: Prof. Edson Sadao Iizuka
Projetos de conclusão do curso de graduação em Ciência da Computação
RECONHECIMENTO DE ASSINATURAS FALSAS COM O USO DE REDES NEURAIS PROFUNDAS
Descrição: Sistemas de verificação automática da genuinidade de assinaturas podem ser considerados ferramentas essenciais para muitos dos estabelecimentos que fazem o uso de assinaturas para autenticação e identidade de documentos em processos atuais. O principal objetivo desses sistemas é evitar as recorrentes fraudes que envolvem a falsificação de assinaturas. O presente trabalho possui uma metodologia baseada em redes neurais profundas para tratar este problema.
Alunos: Michelle Pereira Brandão, Victtor da Silva Mendes.
Orientador: Prof. Danilo Hernani Perico
ANÁLISE DE SENTIMENTOS BASEADA EM INFORMAÇÕES FACIAIS DURANTE AULA VIRTUAL
Descrição: Um dos maiores desafios para aulas virtuais é o distanciamento entre aluno e professor, que dificulta a percepção do docente sobre os sentimentos dos estudantes em um contexto no qual as expressões faciais dos alunos mostram informações importantes frente ao que é abordado em sala. O presente trabalho apresenta abordagens baseadas em Inteligência Artificial para detectar sentimentos dos alunos com relação ao conteúdo de aula que está sendo apresentado.
Alunos: Alexandre Cardoso Feitosa, Andre Luiz Baroni, Eduardo Baptista dos Santos, Filipi Guimarães Silva, Lucas Machado Serain.
Orientador: Prof. Guilherme Alberto Wachs Lopes
PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL PARA DETECÇÃO DE COMPORTAMENTO DEPRESSIVO
Descrição: A depressão é um dos assuntos mais importantes para a sociedade. Com o avanço da tecnologia computacional, houve um aumento significativo do uso da área processamento de linguagem natural (PLN) aplicado à análise de informações em redes sociais. Este trabalho apresenta um modelo computacional baseado em processamento de linguagem natural para classificação de tendências depressivas de usuários do Twitter por meio de suas postagens no decorrer do tempo.
Alunos: Gabriel Filipe da Silva Melo, Youssef Ali El Khatib, Eduardo Conte Garcia Junior, Kayke Bonafé de Luca.
Orientador: Prof. Guilherme Alberto Wachs Lopes
ALGORITMOS BIO-INSPIRADOS APLICADOS À ANÁLISE GRÁFICA EM DAY TRADE DE STOCK MARKET
Descrição: Devido à intensa volatilidade do mercado financeiro e a não-linearidade de valores, a predição de preços de ativos se torna um dos maiores desafios para os investidores, sobretudo devido ao comportamento natural do mercado. O presente trabalho apresenta uma metodologia para predição de valores de ativos financeiros utilizando eventos probabilísticos com base em algoritmos inspirados no comportamento de espécies naturais, os chamados algoritmos bio-inspirados.
Alunos:Luca Lenzarini Silva e Michel Krahenbuhl Bernils.
Orientador: Prof. Paulo Sérgio Rodrigues.
UMA METODOLOGIA PARA RECONSTRUÇÃO 3D DE IMAGENS PULMONARES PARA AUXÍLIO AO DIAGNÓSTICO MÉDICO DE COVID-19
Descrição: A pandemia causada pelo COVID-19 é um dos maiores problemas atualmente enfrentados pela humanidade. Entretanto, a reconstrução 3D de órgãos anatômicos, por ser visual, é uma solução que acelera o processo de diagnóstico. O presente trabalho apresenta uma metodologia para auxiliar o diagnóstico médico através do uso de técnicas de inteligência artificial. Assim, construímos um sistema que dá ao médico um diagnóstico mais rápido e eficiente do que o estado-da-arte.
Alunos:Guilherme Henrique Moreira, Gustavo Araújo Queiroz, Victor Antonio Silva de Queiroga e William Gabriel Barbosa.
Orientador: Prof. Paulo Sérgio Rodrigues
COMPROVAÇÃO DE IDENTIDADE A PARTIR DE DOCUMENTOS OFICIAIS FORNECIDOS POR USUÁRIOS COMUNS
Descrição: A validação à distância de documentos utilizando dispositivos eletrônicos requer ainda aprovação humana, tornando-se uma importante tarefa. Um dos maiores desafios é a validação de imagens de documentos oficiais, uma vez que podem existir diferenças significativas entre a versão impressa e às características reais do cliente. Assim, este projeto apresenta uma metodologia baseada em inteligência artificial para automatizar o processo de validação oficial.
Alunos:Filipi de Luca Valim dos Santos e Gabriel Diniz Gisoldo.
Orientador: Prof. Plinio Thomaz Aquino Junior.
Projetos de conclusão do curso de graduação em Engenharia Civil
APLICAÇÃO DO BIM A ANTEPROJETOS DE OBRAS PORTUÁRIAS
Descrição: A fim de atender à crescente demanda de exportação de granéis sólidos no Brasil, desenvolvemos um plano de negócios para a implantação de um novo terminal portuário no Porto de Santos. Avaliando sua viabilidade econômica e financeira, baseado no investimento inicial, nas receitas geradas e nos custos de operação.
Alunos: Amanda Cristina De Melo Ferreira, Rafaela Frias Pinheiro, Viviane Mendes De Lima Teixeira.
Orientador: Prof. Diego Lourenço Cartacho
ANÁLISE DE DEMANDA PARA IMPLANTAÇÃO DE BRT ASSOCIADO AO DESENVOLVIMENTO ORIENTANDO AO TRANSPORTE SUSTENTÁVEL.
Resumo: A mobilidade urbana pode ser definida como a condição que permite o deslocamento de pessoas em uma cidade para desenvolver relações sociais e econômicas. Em uma cidade em constante movimento como São Paulo, a mobilidade urbana é uma questão sempre em pauta justamente por essa importância no desenvolvimento urbano da cidade. A pesquisa Origem Destino, realizada em 2017, aponta que nos últimos dez anos o número de viagens na Região Metropolitana de São Paulo cresceu mais do que a população. Foram cerca de 28,3 milhões de viagens motorizadas (coletivo e individual), 67% do total de viagens realizadas no período. Deste total, 15,3 milhões, que correspondem a 54,1%, aconteceram por transporte coletivo. Estes dados confirmam uma tendência que vem se tornando cada vez mais presente e necessária na mobilidade em São Paulo, o transporte coletivo como solução eficiente no deslocamento de pessoas, em detrimento do transporte individual. Baseado nesses dados, o objetivo central deste trabalho é avaliar a implantação de um corredor BRT atendendo ao fluxo Grajaú - Berrini – regiões com grande geração e atração de viagens, respectivamente –, aplicando o método do desenvolvimento orientado ao transporte sustentável (DOTS). A metodologia é fundamentada a partir da revisão da literatura para definição dos conceitos principais (DOTS, pesquisa de demanda e BRT), seguida da definição da região de estudo baseada na avaliação dos dados da Pesquisa Origem e Destino de 2017 (CMSP,2018). A análise do tráfego foi realizada com base em simulações utilizando o software da PTV versão estudantil (VISSIM 2021 Student Version). O Fluxo Grajau-Berrini possui uma demanda de 5.473 viagens/ hora por sentido, assim o corredor do BRT projetado para atender as viagens realizadas na região custou U$$ 34.952.940,00 e obteve uma diminuição de 8% na emissão de monóxido de carbono (CO2) por passageiro. Mais... »
Integrantes: Jaqueline Pereira Rodrigues, Joana Letícia Oliveira, Mayara Cavalcante Da Silva.
Orientadores: Prof. Dr. Rafael Barreto Castelo da Cruz.
AVALIAÇÃO POR TERMOGRAFIA PARA DETECÇÃO DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM PONTES
Resumo: Este trabalho visa estudar a eficiência da termografia como uma ferramenta auxiliar na inspeção de pontes de concreto armado. Sua funcionalidade é detectar manifestações patológicas e anomalias não visíveis a olho nu, possibilitando manutenção preventiva e economia de custos. Para sua elaboração foi utilizado um artigo publicado na Tchéquia (Europa Central) por Janků, realizados vistorias em uma ponte e um protótipo utilizando a câmera termográfica.
Integrantes: Iago Alves Faria, Lucas Silva Andrade de Freitas Ferreira, João Gustavo de Oliveira Machado.
Orientadores: Prof. Fernando César Dias Ribeiro.
ECOEFICIÊNCIA DE SISTEMA CONSTRUTIVO: ESTUDO DE METODOLOGIA DRYWALL NÃO ESTRUTURAL EM BAMBOO FRAME.
Resumo: O seguinte estudo é uma solução construtiva inspirada em steel frame, com o diferencial de possuir montantes e travamentos em material alternativo que possui rápida produção, é sustentável e contribui positivamente com o meio ambiente. Foram utilizadas duas espécies de bambu (Mossô e cana-da-Índia), que apresentaram resultados à flexão e dentro do sistema bamboo frame bastante positivos.
Integrantes: Bruno Lima Silva, Felipe Andreoli Garcia, Lucas Pereira Vive, Luiz Henrique Pastore Barbosa.
Orientador: Prof. Dr. Rui Barbosa de Souza.
CONTRIBUIÇÃO PARA A REDUÇÃO DOS EFEITOS CAUSADOS PELA CHUVA, BASEADO NO CONCEITO USADO PARA A CONSTRUÇÃO DAS CIDADES ESPONJAS
Resumo: Visando melhorar a micro e a macrodrenagem das cidades e mitigar os impactos causados pelas fortes chuvas, foi criado um conceito de uma cidade que absorve a água excedente de altas precipitações, chamado “cidades esponja” em Pequim, 2012. Este conceito é uma junção de medidas sustentáveis e inovadoras como: Parques alagáveis, Praças piscinas, telhados verdes, Bio-valas e Calçamentos e Pavimentos permeáveis.
Integrantes: Mateus Kfouri, Nicholas Mesquita.
Orientador: Profa. Dra. Alda Paulina dos Santos
PROPOSTA DE PROJETO DE REQUALIFICAÇÃO DA ÁREA CENTRAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FEI - CAMPUS SBC
Resumo:
O planejamento urbano é fundamental para o bem-estar das pessoas que vivem no espaço urbano, seja ele logradouros públicos, como vias, calçadas e praças, como por exemplo, áreas externas de escolas. Espaços qualitativos envolvem uma série de elementos, por exemplo, a acessibilidade, seja para pessoas com ou sem deficiência relacionada à mobilidade, para acessarem ou utilizarem o espaço em sua integralidade.. No Brasil, segundo o censo do IBGE de 2010, há aproximadamente 46 milhões de pessoas que declaram possuir algum tipo de deficiência, sendo destes 800 mil residentes da capital paulista, a qual investiu, nos últimos três anos, o total de 131 milhões de reais no Plano Emergencial de Calçadas (PEC), com o objetivo de readequar as vias para pedestres. Dentro deste contexto e olhar sistêmico, a adoção da requalificação da área para modernizar os espaços e torná-los mais confortáveis e seguros, de modo que é fundamental para um projeto que atenda a necessidade das pessoas. A proposta é de inovação da área central do centro universitário, utilizando a Engenharia Civil / Arquitetura e Urbanismo em uma ação integrada, para que as pessoas, que convivem na instituição, ocupem estes espaços seja para lazer, contemplação, socialização, descanso e inclusive como extensão das salas de aula para atividades ao ar livre. Para o desenvolvimento deste trabalho foram feitas pesquisa documentais e teóricas sobre os conceitos a serem aplicados como urbanismo tático, requalificação, acessibilidade, mobilidade urbana, pocket parks, fachada ativa e desenho universal, além de consulta à legislação vigente e as normas brasileiras aplicáveis. A elaboração do projeto foi feita por meio de soluções com os softwares AutoCAD e Revit, aplicando e adequando todos as teorias analisadas e avaliadas durante o trabalho. Sob essa ótica, após conclusão do projeto de requalificação da área central da FEI – SBC, é possível avaliar que a proposta atende a todas as necessidades propostas pelo público-alvo do projeto, levantadas na pesquisa com a comunidade universitária. Como resultado, verifica-se a concretização do trabalho por meio da entrega do anteprojeto com detalhamento básico e estudos técnicos, em conjunto de uma proposta de realocação do estacionamento dos funcionários e docentes. Mais... »
Integrantes: Fellipe Borges Vasco De Almeida, Marcela Murgia, Thor Ichikawa Pasqueto, Rodolfo Luiz Marques Paulino.
Orientador: Profa. Alda P Santos
Projetos de conclusão do curso de graduação em Engenharia Automobilística
AMORPH: SUSPENSÃO MACPHERSON COM CAMBAGEM SOB DEMANDA
Resumo: O sistema Amorph é capaz de alterar a cambagem de um veículo sob demanda, visando o máximo potencial da sua dinâmica lateral, com o auxílio de um motor elétrico e um conjunto sem-fim e coroa e pinhão-cremalheira, fixado aos braços inferiores da suspensão MacPherson. Com isso, otimiza-se o contato via pneu-solo, garantindo mais aderência e segurança para o condutor do veículo.
Alunos: Carolina Padilha Bragagnolo, Edson Akira Minatogawa Junior, Gabriel Paulino de Almeida, Henrique Marques Alves, Jordão Queiroz Gili, Lucas Botelho Barreto, Marcelo de Camargo Correa, Rodrigo Callegaris, Vitor Sencades Guedes.
Orientador:Prof. Dr. Carlos Rodrigues dos Santos Neto.
ATROS - SISTEMA ANTITOMBAMENTO PARA CAMINHÕES
Resumo: O Projeto ATROS é uma solução envolvendo a aplicação de um sistema de controle eletrônico de estabilidade em caminhões pesados rígidos que pode ser adotada para reduzir a incidência de tombamentos e consequentemente o número de vítimas fatais. Para tanto, realizou-se uma intensa revisão da bibliográfica sobre as áreas de dinâmica veicular, freios e ferramentas de engenharia que pudessem ajudar a encontrar e desenvolver a proposta.
Alunos: Bruno Araujo Mille, Caio Silva Pereira, Claudio Rodrigues Junior, Fernando Henrique Silva Barros, Gabriel Soares Facci, Guilherme Strefezza, Marcos Vinicius Azevedo Perez, Roney Araujo Brandão, Valmir Carvalho Veras Junior.
Orientador: Prof. Dr. André de Souza Mendes.
JOTUN: OTIMIZAÇÃO DE ARREFECIMENTO DO SISTEMA DE PROPULSÃO ELÉTRICO
Resumo:
O conjunto de propulsão deste tipo de veículo é composto principalmente pelo motor elétrico e pelo inversor, estes que transformam a energia elétrica proveniente das baterias em energia cinética movimentando o veículo, e quando existe a conversão de energia existe também a perda, afetando assim eficiência destes componentes, o que afeta diretamente a autonomia do veículo em geral. A grande questão apresentada no estudo leva em consideração que ambos os componentes possuem divergentes faixas de eficiência em função da temperatura tornando-se o ponto de melhoria focal deste projeto. Por conta disso o trabalho leva em consideração a criação de um sistema de arrefecimento que possibilite temperaturas de operação diferentes em cada componente e a estabilização delas pelo maior período possível, podendo assim minimizar as perdas térmicas presentes no sistema para gerar melhoras na eficiência de cada componente e consequentemente melhorar a eficiência global do veículo e a autonomia por carga. Mais... »
Integrantes: Felipe Faria de Moraes, Gabriela Torres Grande Lech, Luca Pivato Bortali, Lucas Galdino da Silva, Lucas Pereira Brito, Orlito Nunes da Cruz, Pedro de Oliveira Moreira, Rafael Velho de Oliveira.
Orientadores: Prof. Me. Cleber Willian Gomes, Prof. Dr. Fabio Delatore.
SMOOTH SAVING - SISTEMA DE AMORTECIMENTO PARA VEÍCULOS DE ATENDIMENTO EMERGENCIAL TERRESTRE
Resumo:
O kit Smooth Saving oferece um maior conforto para os pacientes, além de proporcionar também melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde durante o trajeto, atenuando vibrações decorrentes do solo e transferidas ao veículo. A solução empregada foi modificar o sistema de suspensão do veículo, trocando a suspensão convencional por um sistema de suspensão com controle semiativo utilizando amortecedores magneto-reológicos. Além disso, acelerômetros, sensores de níveis, drivers de potência, ECU programável e ainda um sistema de molas dimensionadas para exclusivamente para ambulâncias são empregados no sistema. Através da lógica Fuzzy e do modelo Skyhook, o amortecedor magneto-reológico sofre modificações constantes na viscosidade de seu fluido, permitindo que dissipe mais ou menos energia de acordo com a lógica programada. Com isso, é reduzido em 55% as acelerações verticais médias na região em que o paciente se encontra no veículo. Mais... »
Integrantes: Magno Oliveira Santos, Matheus Vinicius Silva, Marco Antônio Paschoal, Lucas Barroso, Vitor Flammia, Luiz Carlos, Leonardo Lerdini.
Orientadores: Prof. Dr. André de Souza Mendes
TRANSFORM - OBTENÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DO EGR COOLER UTILIZANDO CIRCUITO TÉRMICO
Resumo: Sistema EGR (Exhaust Gas Recirculation) Recebe esse nome pois o dispositivo tem como estratégia direcionar uma parcela (20 a 30%) dos gases de exaustão, conduzindo-os de volta para a câmara de combustão, tendo como resultado final uma significativa redução na liberação do óxido de nitrogênio (NOx). A proposta é transformar o calor rejeitado pelo sistema EGR Cooler (componente do sistema onde ocorre resfriamento dos gases de escape devido às elevadas temperaturas que giram em torno de 500 a 650°C antes de serem redirecionados para a admissão) em energia elétrica através da implementação de um circuito térmico baseado no ciclo térmico para alimentar outros sistemas do veículo que consomem potência do motor.
Integrantes: Luciano C. E. Heringer, Giancarlo Buono, Julia Jachuk, Daniel M. Garcia, Robson R.A. Junior, Andrey M. C. Da Silva, Nicolas V. Giorgio, Mateus M. P. Da Silva.
Orientadores: Prof. Dr. Cleber Willian Gomes
Projetos de conclusão do curso de graduação em Engenharia de Materiais
AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES E APLICAÇÕES DE COMPÓSITOS NATURAIS DE MATRIZ POLIMÉTRICA CONTENDO BORRA DE CAFÉ
Resumo: Neste trabalho é estudado o efeito da incorporação de borra de café em polipropileno (PP), com agente compatibilizante (PP-g-MA) a um teor de 10% em relação à massa do resíduo. O processamento foi realizado por extrusão, diluição do masterbatch e injeção; os ensaios de tração, flexão, impacto, HDT e IF foram realizados. A análise em Granta EduPack mostrou que viabilidade da aplicação do compósito deste trabalho se mostrou plausível em aplicações não estruturais.
Integrantes: Gustavo Luiz Bueno Cardoso.
Orientador: Prof. Dr. Baltus Cornelius Bonse
ESTUDO DA EQUAÇÃO DE JMAK MODIFICADA NA CINÉTICA DE PRECIPITAÇÃO DE FASE SIGMA EM AÇOS INOXIDÁVEIS DÚPLEX.
O presente trabalho explora a cinética de precipitação da fase sigma, usando o modelo de JMAK modificado, mais sensível a fenômenos complexos que ocorrem durante a transformação de fase. Os resultados mostram que equação modificada aumenta a correlação entre os dados experimentais e os teóricos, guardando relação com os mecanismos e fenômenos de interface durante a transformação da fase sigma.
Integrantes: Jefferson Silva Pereira dos Santos
Orientadores: Profa. Dra. Daniella Caluscio dos Santos.
SIMULAÇÃO DE CURVAS TRC DE AÇOS INOXIDÁVEIS DÚPLEX UTILIZANDO O DICTRA®
O trabalho construiu diagramas de Transformação sob Resfriamento Contínuo para a previsão da formação da fase sigma em aços inoxidáveis dúplex, superdúplex e hiperdúplex utilizando o software DICTRA®. Aplicando a metodologia de 2 estágios modificada o DICTRA® apresentou capacidade para desenvolver curvas que representam a formação de microestruturas reais para uma grande variedade de sistemas.
Integrantes: Rayanne Araujo Andrade.
Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Magnabosco.
PREVISÃO DE TRANSFORMAÇÃO DE FASE EM AÇOS INOXIDÁVEIS USANDO O DICTRA®
Recuperadores de calor podem ser utilizados em plantas siderúrgicas em condições de elevadas temperaturas, sendo necessária a seleção de materiais adequados para o equipamento. Dessa forma, foi estudada a precipitação de fase Sigma e M23C6 em cinco ligas de aços inoxidáveis no software DICTRA® com o objetivo de selecionar o material que apresenta melhor desempenho nas condições de operação.
Integrantes: Renata Caroline Mota Santos.
Orientadores: Prof. Dr. Rodrigo Magnabosco
Projetos de conclusão do curso de graduação em Engenharia Elétrica
ANÁLISE DE DESEMPENHO ENTRE PAINÉIS SOLARES: FIXO E MÓVEL
Resumo:
O consumo de energia elétrica tende a aumentar devido ao crescimento populacional e do aumento da carga em instalações existentes. O aumento da demanda de eletricidade exige novas fontes. No Brasil, as fontes de energia hidrelétricas ou térmicas estão atualmente limitadas devido a restrições ambientais ou maiores custos operacionais (térmicas). Neste cenário de escassez o uso da energia solar é inevitável, principalmente no caso brasileiro em que há abundância de Sol e o impacto ambiental é menor. Soma-se a estes aspectos o custo do kWh para o consumidor comum, que tem aumentado significativamente a despesa familiar. Diante destes fatos, é premente o incentivo ao uso da energia solar. Outro motivo importante refere-se à disponibilidade de tecnologia para o uso da geração distribuída originária de painéis solares. Assim, ao produzir energia através de painéis fotovoltaicos, é possível aumentar a eficiência energética de instalações residenciais, comerciais ou industriais urbanas, ou suprir energia a unidades isoladas. Os painéis solares podem ser fixos ou utilizar sistemas que permitem o painel seguir o Sol. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o ganho de eficiência de um painel seguidor solar comparado com um painel fixo e se esse ganho é ou não vantajoso. O trabalho focou no uso de painéis solares para residências com consumo na faixa de 400 kWh/mês representando uma grande quantidade de consumidores existentes, sendo as análises limitadas a este universo, mas que permitem subsidiar outros casos dada a modularidade destes painéis. O trabalho contou com o desenvolvimento de modelos de painéis solares em ambiente de simulação (MATLAB/Simulink), equivalente a um protótipo real. Contou também para a obtenção da irradiação solar ao longo dos dias do ano com uso do software Radiasol a fim de suprir dados de entrada para as simulações nos casos de painel móvel e fixo, e, uma metodologia que estabeleceu cenários de simulações e de avaliação técnica e econômica. As simulações permitiram uma análise comparativa entre os três modelos de painéis utilizados, e os resultados indicaram que não é vantajoso o uso de painéis com seguidor solar devido ao pequeno incremento de energia obtido com o uso do sistema móvel, para o universo de carga considerado. Ressalta-se finalmente que o trabalho desenvolvido poderá ensejar o desenvolvimento de trabalhos inovadores futuros que orientem consumidores quanto a decisão na instalação destes tipos de painéis. Mais... »
Integrantes: Leonardo H. Lauand, João Victor C. M. Dos Santos, Rafael Biondilo, Lucca M. Lima e Alison Oliveira.
Orientador: Prof. Dr. Silvio Xavier Duarte
CADEIRA DE RODAS AUTÔNOMA COMANDADA POR APLICATIVO
As políticas de acessibilidade no Brasil estão longe de serem ideais. Quase 7% da população brasileira apresenta uma deficiência locomotora segundo censo de 2010 do IBGE. Analisando o cenário descrito, o objetivo do projeto é disponibilizar uma cadeira de rodas motorizada, incluindo funcionalidades para que a maior parte desse público seja abrangida e possa desfrutar de um transporte que exige menos esforços. A cadeira de rodas terá como interface um aplicativo de celular, proporcionando duas maneiras de controle, sendo elas manual e movimento autônomo por rotas salvas. Para o desenvolvimento do software, o projeto utilizou o ROS, que fornece um conjunto de frameworks para desenvolvimento de robôs, e um aplicativo Android como interface do sistema. Já no hardware, como não foi montado um protótipo físico, o simulador Gazebo foi utilizado para apresentar o comportamento do mesmo em conjunto com o programa. Para o controle manual, o aplicativo apresenta uma tela com setas e um botão de stop para a navegação da cadeira. As setas verticais incrementam e decremetam a velocidade linear da cadeira. Já as setas horizonais incrementam e decrementam a velocidade angular, fazendo a cadeira virar para esquerda ou para a direita. O botão de stop encerra o movimento da cadeira imediatamente. Esses comandos são enviados via comunicação socket para um nó do ROS, denominado teleop, que é um código em linguagem Python desenvolvido pelo o grupo que tratará esses dados e enviará à cadeira os devidos comandos de velocidade. Para o controle autônomo, o aplicativo apresenta na tela a planta do ambiente com 5 retângulos de cor roxa, que representam destinos selecionáveis para a cadeira. Ao pressionar uns desses retângulos, é enviada a coordenada desse local via comunicação socket para um Shell Script, e esse encaminhará para o nó move_base, que é um executável disponível no ROS que é responsável pelo planejamentos das rotas e por enviar os comandos de velocidade para a cadeira. A modelagem do hardware também foi descrita em caso de uma montagem física futura, e é composta por motores, microprocessador Raspberry, Arduino, reguladores de tensão e LIDAR. Mais... »
Integrantes: Dimas Lourenço, Fábio Reina, Renato Silva, Rodrigo Benicio.
Orientadores: Prof. Dr. Isaac Jesus da Silva
DSPI - EQUALIZADOR PARAMÉTRICO ESTÉREO PARA APLICAÇÕES EM TEMPO REAL
A tese de graduação consiste em um projeto e implementação de um equalizador paramétrico digital estéreo, operável em tempo real. Realizado através da placa de desenvolvimento raspberry pi 4, modelo B. O equalizador foi implementado através da técnica da transformação bilinear, capaz de reproduzir filtros analógicos em domínio digital através de microprocessadores e sistemas embarcados.
Integrantes: Antonio Vitor Grossi Bassi, Danilo Correia Lima, Leonardo de Andrade Barbosa, Mariana Pereira Chaves, Paulo Victor Frutuoso Silva.
Orientador: Prof. Marco Antonio Assis de Melo.
ESTUDO E PROJETO DE SISTEMA REGENERATIVO DE ENERGIA ACOPLADO EM DISPOSITIVO DE MOTORIZAÇÃO DE CADEIRA DE RODAS
Integrantes: André Luiz Ferreira Damasceno, Geovane Scorse Costa, Henrique Fernandes Barreiro de Araújo, Lucas Domeniquelli Chagas, Lucas Gimenes Pinto.
Orientadores: Prof. Dr. Pedro Luiz Benko
ESTERILIZAÇÃO POR LUZ ULTRAVIOLETA C (UV-C)
Integrantes: Alan Conceição da Silva, Everton Matheus da Silva, Felipe Borba Santiago, Gabriel Prado de Lima, Renan Silva Stanic Milat.
Orientadores: Prof. Dr. Marcelo Gonzaga de Oliveira Parada
DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA INTELIGENTE PARA CARRINHO DE COMPRA DE SUPERMERCADO
Uma nova era se apresenta diante do mercado. A tecnologia já não é mais um acessório que auxilia as empresas a crescerem, mas sim, algo fundamental para todas as áreas. Deixa de ser um diferencial para ser uma necessidade Assim, as empresas que não usufruem disso podem encontrar cenários bastante desfavoráveis no futuro, o que contribui para problemas diversos, incluindo prejuízos e perda de espaço no mercado. A automação também é importante para maximizar a eficiência do seu negócio, permitindo a escalabilidade da organização. Por exemplo, se há processos repetitivos que seus funcionários realizam, que tal direcioná-los para questões mais analíticas e deixar que os sistemas automatizados realizem a tarefa? Isso reduz tempo de operação, custos nos processos e garante que os esforços sejam melhor direcionados dentro da estrutura empresarial. Neste sentido, esse projeto visa automatizar o sistema de compra dos supermercados através do desenvolvimento de um sistema inteligente para o carrinho de compra, este, por sua vez, permitirá que o próprio usuário inicie e finalize suas compras a partir do próprio carrinho sem a necessidade de passar por um caixa de atendimento ou mesmo de esperar em filas para, então, ser atendido e conseguir pagar sua compra. Para isso, o carrinho contará com uma câmera para captura das imagens do produto que serão processadas e identificadas. Contará ainda com balança para pesagem e conferência dos produtos, sensor de barreira infravermelho, fita de LED para indicação do status do carrinho bem como um display para interação com o usuário de modo a permitir a conferência da lista dos produtos presentes no carrinho, acompanhamento do valor da compra, além de poder verificar mensagens de erro e êxito do processo de compra que serão apresentadas ao longo da permanência do usuário com o carrinho. Mais... »
Integrantes: Arissa Manamy Aoki Berchior, Cristian Martins Duarte, Jackson Roberto da Silva Gomes, Raphael Madureira Torres de Oliveira, Ygor Nobre Pessoa.
Orientadores: Prof. Dr. Marco Antonio Assis De Melo
Projetos de conclusão do curso de graduação em Engenharia de Automação e Controle
FINFOCUX: EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO E ANÁLISE PREDITIVA
Resumo: O projeto Finfocux propõe uma plataforma de análise financeira, com o objetivo de realizar a previsão do preço de fechamento dos ativos para os próximos 5 dias, de forma a auxiliar o investidor de curto prazo em seu processo de tomada de decisão. A plataforma é composta por 4 diferentes modelos, que utilizam diferentes visões de mercado e técnicas de aprendizado de máquinas.
Alunos:Gabriel Antonio Bueno Moreira, Gabrielle Penco dos Santos, Henrique Minoru Kuroda, Luan Falcão Macedo, Renan Gomes Galeazzo El Hadi, Vinicius Sousa de Morais.
Orientador: Prof. Dr. Reinaldo Bianchi.
MAIA - MINHA ASSISTENTE INTERATIVA VIRTUAL
Resumo: Identificada uma carência por parte da população idosa no que diz respeito à inclusão tecnológica, além de uma preocupação por parte dos familiares com seus entes queridos de idade mais avançada, esse projeto entrega, de forma inovadora, prática e com fácil utilização, um sistema de comunicação que colhe parâmetros de saúde através um dispositivo wearable, os envia para acompanhamento em um aplicativo, que além disso, estabelece comunicação direta com o idoso por meio de mensagens, lembretes e compromissos que podem ser reproduzidos pelo totem, no qual está configurada uma assistente virtual.
Integrantes: Amanda Freitas Maneira Zaccaro, Gabriel Chodin Viveiros, Julia Bezerra Drapella, Kaique Henrique Valim, Pedro Henrique de Oliveira Fonseca.
Orientadores: Prof. Dr. Reinaldo Augusto Da Costa Bianchi
NATH – NOVA ASSISTENTE PARA PÓS-TRIAGEM EM HOSPITAIS
Resumo: O projeto NATH propõe um sistema de monitoramento em hospitais para encontrar sinais de possíveis alterações no quadro clínico dos pacientes que sugerem necessidade de reclassificação. O sistema utiliza visão computacional e redes neurais para avaliar a intensidade de dor nas expressões faciais, além de contar com um robô móvel para atendimento de reclassificação e interação com os pacientes.
Integrantes: João Pedro Correa Argentin, Kelven Cleiton de Araújo Brandão, Leonardo da Silva Costa, Luís Arthur Gomes Campos, Vinícius Lemos da Silva.
Orientadores: Prof. Dr. Reinaldo Augusto Da Costa Bianchi
ARMTYR: MODELO VIRTUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE UMA PRÓTESE BIÔNICA
Resumo: Armtyr é um sistema de realidade virtual que proporciona estímulos sensoriais aos usuários no intuito de melhorar a adaptação ao uso das próteses. Para isso, sinais eletromiográficos extraídos da braçadeira Myo foram classificados utilizando-se redes neurais implementadas no Matlab/Simulink, o sinal é transmitido para a simulação executando o movimento de acordo com a sua característica.
Integrantes: Gustavo Dick de Castro, Rafael Augusto Correia da Silveira, Pablo Alves Pinheiro.
Orientadores: Profa. Dra. Maria Claudia Ferrari de Castro
Projetos de conclusão do curso de graduação em Engenharia Mecânica Plena
TRACTUS
Resumo: Com a demanda crescente por peças produzidas através da manufatura aditiva (MA), setor responsável por um impacto de 550 BUSD/ano na economia em 2025, de acordo com a McKinsey & Company, e o fenômeno da anisotropia, ficou clara a necessidade de um equipamento capaz de mensurar estes efeitos. Com este propósito, foi desenvolvido o projeto Tractus, que consiste em uma máquina biaxial capaz de realizar ensaios de tração em peças produzidas pelos mais variados métodos da MA que utilizam polímeros.
Alunos: Bruno Pintor, Calebe Sandri, Cassia Gonzaga, Guilherme Dahlke, Leonardo Campos, Luiz Ferreira, Paulo Sergio.
Orientador: Prof. Dr. Adalto de Farias
STEAM ENERGY RECYCLE
Resumo: Com a demanda crescente por economia de energia, o projeto Steam Energy Recicle propõe uma forma de ter uma maior produção de energia em uma usina de celulose, por meio de uma reestruturação simples na alimentação de sopradores de fuligem da caldeira. O objetivo é dimensionar um termocompressor, dispositivo mecânico onde é possível ter a recompressão de vapores de baixa pressão.
Alunos: Barbara Ferreira da Silva, Gabriel Vilela Cruz, João Gabriel Moschetto de Souza, Kaique Berardinelli, Leonardo Shin-Iti Mitsugui, Lucas dos Santos Zamboni, Marcela Pereira Ferreira, Pedro Ayres Paschoalin, Vinicius Branzani Leite.
Orientador: Prof. Dr. Cyro Albuquerque Neto
APOLLO CHILL
Integrantes: Alexandre A. Boni, Guilherme M. Baraldi, Guilherme B. Cardoso, Kevin S. Liu, Leonardo E. Konishi, Matheus H. S. Medeiros, Rafael P. Alba, Victor Campana.
Orientadores: Prof. Dr. Francisco Lameiras Jr.
STATERA
Integrantes: Carlos Ricardo Rosencrantz Neto, Érika Figueiredo Hehnes, Gustavo Moura Cavalcanti, Henrique Oliver Brandão, Herbert Alex Gouveia Kammerer, Mario Luis Escobar Gonzalez.
Orientadores: Prof. Dr. André de Souza Mendes.
SURYA
Integrantes: Caio do Amaral Fernandes, Daniel Pereira dos Reis, Daniela Borges C. Cavallari, Alisson Silva, Guilherme Domingues M. Ribeiro, Pablo Ricardo De Abreu, Vitor Ribeiro Fenerich.
Orientadores: Prof. Dr. André de Souza Mendes.
Projetos de conclusão do curso de graduação em Engenharia de Produção
UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INDÚSTRIA 4.0 NA MANUTENÇÃO PREDITIVA ATRAVÉS DO MONITORAMENTO DE EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES
O trabalho visa abordar a evolução dos tipos de manutenção na indústria, com foco na manutenção preditiva e suas técnicas para a otimização da manutenção utilizando tecnologias da indústria 4.0. Esse tema está diretamente relacionado com a inovação tecnológica tornando-se necessário visto que a manutenção é fundamental para o bom funcionamento dos equipamentos, aumento da vida útil, entre outros benefícios.
Integrantes: Carolina De Souza Marchi, Nathália Vera Bueno, Taís Silva Faustino, Thays Ambrogi Barreiro.
Orientadores: Prof. Dr. Valdir Cardoso de Souza
ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE SISTEMAS GERENCIAIS NA SUSTENTABILIDADE EM UMA EMPRESA DO RAMO DE COSMÉTICOS
O estudo propõe relacionar inovações tecnológicas, que hoje são utilizadas em abundância nas corporações pelo mundo todo nas mais diversas áreas, para auxiliá-las na sua gestão da sustentabilidade, cuja relevância do tema atualmente para toda sociedade e o mundo está em alta e intrincar o tema dentro das áreas internas da organização, para que assim o tema ganhe espaço e notoriedade, e faça com que os objetivos sustentáveis sejam alcançados homogeneamente. O trabalho tem como finalidade o estudo de interações entre softwares e sustentabilidade, analisando seu impacto e a influência sobre os objetivos sustentáveis de uma empresa do ramo de cosméticos, com o auxílio de uma empresa de sistemas de gestão, que promovem tais sistemas e serviços de gerenciamento. Por meio de pesquisas em relatórios públicos para analisar as metas de sustentabilidade, o estudo examina formas sobre as quais softwares de gestão contribuem para o cumprimento dessas metas, por exemplo da Agenda 2030, e seus benefícios como maior facilidade em gestão de fornecedores, o manejo da cadeia de suprimentos, a gestão de recursos humanos e do ambiente de trabalho, bem como a gestão de seus indicadores financeiros. Pode-se constatar com este trabalho que os softwares podem trazer diversos benefícios também para esta finalidade, como autonomia, confiabilidade e automatização, além de destaque no mercado, apreço e fidelidade do consumidor, assim como melhora em seus processos diários. Mais... »
Integrantes: Dunia Duarte Caetano Santos, Julia Gripp Chateaubriand, Mariana Macito Zils.
Orientadores: Profa. Dra. Gabriela Scur
ESTUDO DE CAPACIDADE DE ATENDIMENTO E DIMENSIONAMENTO DE RECURSOS EM UM LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS POR MEIO DA SIMULAÇÃO DE SISTEMAS
O objetivo deste trabalho acadêmico é entender os processos de um laboratório de análises clínicas e desenvolver um modelo de simulação no ProModel, em busca de um diagnóstico e possíveis soluções relacionadas às filas de atendimento no balcão e realização dos exames clínicos bem como problemas relacionados a ociosidade dos recursos do sistema, a fim de melhorar o nível de serviço. Além disso, o modelo foi usado para testar a capacidade máxima de atendimento deste laboratório.Dessa forma, consegue-se oferecer uma visão das ações requeridas para o laboratório atuar em prol da melhoria da qualidade de atendimento (nível de serviço) aos seus pacientes, ao menor custo possível. O tempo de fila, no dia gargalo, será o fator direcional para a construção dos modelos experimentais, pois está atrelado a fatores fundamentais para o laboratório como, por exemplo, captação e fidelização de consumidores; velocidade de atendimento; precaução de confusões no laboratório; superação da concorrência e sentimentos e exposições gerados aos clientes. O comportamento do fluxo de clientes nas filas, em diferentes configurações operacionais foi o fator-chave para que a diretoria pudesse tomar decisões e aperfeiçoar a fluência de clientes na unidade estudada. Mais... »
Integrantes: Daniella Levy, Helena Herdeiro de Oliveira, Nadyma Abou Nimri Charanek, Vitor da Silva Hernandes.
Orientadores: Prof. Marcelo Koiti Fugihara
ROTEIRIZAÇÃO DE TRANSPORTES: ANÁLISE DE ALTERNATIVAS DE ROTEIRIZAÇÃO POR MEIO DE MUDANÇAS NAS ZONAS DE TRANSPORTE PARA UMA EMPRESA MULTINACIONAL.
Este trabalho tem como objetivo avaliar o impacto da otimização de rotas nas operações de transporte de uma empresa multinacional, com a utilização do software Supply Chain Guru, desenvolvido pela Coupa. . Por meio de modelagem e simulação, a ferramenta analisa os dados inseridos e produz como resultado diferentes alternativas operacionais. A partir dos resultados obtidos no software, foram tomadas as decisões que melhor se aplicam à empresa estudada, como aumento da quantidade de zonas de transporte, melhorias das rotas, ampliação da porcentagem de utilização do transporte, redução do uso de cargas Less Than Truck Load (LTL) e aumento da utilização de cargas Full Truck Load (FTL). Por meio dos resultados obtidos, foi possível também a mudança da roteirização dos veículos, adicionando mais paradas em cada entrega realizada no transporte dos produtos. Os resultados mostram que o estudo trouxe impactos positivos para a empresa na questão financeira. No entanto, a pesquisa tem limitações, como o uso de somente um ponto de distribuição da empresa na análise e a falta de um sistema eficiente. Mais... »
Integrantes: Érica Yukari Suzuki; Hao Zhang Zan; Juliana Machado Ramon Batista; Karen Megumi Obata; Katia Fan.
Orientadores: Prof. Dr. Mauro Sampaio
A MANUFATURA ADITIVA E A SUA UTILIZAÇÃO PARA PRODUÇÃO DE PEÇAS PLÁSTICAS NO AMBIENTE HOSPITALAR
Desde o surgimento do Covid-19, houve uma grande preocupação diante de uma doença que se disseminou rapidamente em todo o mundo, com diversos impactos, e entre eles, grande aumento no consumo de insumos hospitalares. Levando isso em consideração, o presente trabalho tem como objetivo... estudar o processo da Manufatura Aditiva no modelo de impressão 3D, as tecnologias e materiais envolvidos na fabricação de peças plásticas descartáveis em hospitais que sofrem eventuais insuficiências em seu abastecimento devido os impactos na cadeia de suprimentos mundial, causada pela pandemia do Covid-19, comprometendo a saúde de profissionais e pacientes envolvidos. Para tanto, a metodologia abordada consiste em um trabalho de campo, iniciando-se pela identificação de todos itens plásticos e descartáveis utilizados em hospitais, no tratamento de pacientes com Covid-19, com respaldo em evidências sobre a situação de falta de suprimentos hospitalares. Em seguida, seleção de apenas itens de baixa complexidade com capacidade de serem fabricados utilizando a tecnologia de impressão 3D, escolha de equipamentos de diferentes fabricantes, que tivessem capacidade técnica para impressão destas peças plásticas, simulação das impressões a partir dos desenhos das peças com uso de softwares, impressão real em material plástico dos modelos para escolha do melhor equipamento a ser utilizado, e então, apresentação de estudo para produção de cinco itens hospitalares confeccionados por uma impressora 3D, com definições de quantidades diárias de produção de cada item, calculadas a partir da necessidade real de utilização, com base em informações coletadas em um hospital de referência no tratamento do Covid-19. Os resultados mostram que é possível a utilização da Manufatura Aditiva para a fabricação das peças no ambiente hospitalar, sem a necessidade de interrupção das atividades deste ambiente durante tratamento de um paciente como Covid-19 por falta dos suprimentos plásticos deste estudo. Com isso, conclui-se que o uso da Manufatura Aditiva contribui para o contínuo atendimento às diferentes necessidades de peças que surgem diante dos diversos cenários da crise pandêmica. Mais... »
Integrantes: Ana Carolina Lugani Reiche, Ludmila Lemos de Oliveira Lima, Nathalia Silva Pons.
Orientadores: Prof. Dr. Ricardo Janes.
Projetos de conclusão do curso de graduação em Engenharia Química
ESTUDO DA CÉLULA A COMBUSTÍVEL UNITÁRIA COM PANORAMA DO HIDROGÊNIO
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar a tecnologia da célula a combustível como uma alternativa sustentável de geração de energia, que impulsionará a mudança na matriz energética através da utilização do hidrogênio como combustível.
Integrantes: Dandara Rafaela Cardoso, João Vitor Garcia Ferreira, Lucas Mori Chen, Natália Rufino Tavares de Moura.
Orientadores: Prof. Gerhard Ett.
ESTUDO TERMODINÂMICO E OTIMIZAÇÃO ENERGÉTICA DAS REFORMAS A VAPOR E AUTOTÉRMICA DE ETANOL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA
O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo termodinâmico e uma otimização energética das reformas a vapor e autotérmica de etanol, visando a máxima quantidade de poder calorífico sem formação de coque, para possível aplicação em motores de combustão interna. Foi obtida uma região ótima com energia específica média de 30,85 MJ/kg de etanol, um aumento de 14,68% em relação ao valor do etanol.
Integrantes: Aline Rocha dos Reis, Juliana Brunelli Stoco Santos, Juliana Frias Pinheiro, Tayrini Fernanda Dias.
Orientadores: Prof. Ricardo Belchior Torres.
MELHORIA DA PERFORMANCE DE ÓLEO LUBRIFICANTE EM MOTORES FLEX-FUEL
Resumo: Devido às diversas condições operacionais do sistema propulsor, tais como temperatura e cisalhamento, os lubrificantes podem alterar sua viscosidade e comprometer o seu funcionamento. Esta alteração das características reológicas do lubrificante deteriora suas propriedades e seu nível de desempenho. Este estudo investiga melhorias no processo de combustão em motores automotivos para remediar a contaminação do óleo lubrificante causada pelo uso de biocombustível em carros flex-fuel. Trata-se de uma possível melhoria no contato do óleo lubrificante com a água presente no etanol hidratado. O objetivo é reduzir os impactos da contaminação da água para tornar o lubrificante mais estável quimicamente evitando perdas de desempenho, visto que a degradação do lubrificante acarreta a oxidação que provoca a formação de depósitos, que deteriora o óleo lubrificante. Mais... »
Integrantes: Larissa Matos, Lucas Sessa, Paula Levasier, Pietra Salles, Rafaela Amorim.
Orientadores: Prof. Ronaldo Gonçalves dos Santos.
SIMULAÇÃO E ANÁLISE ECONÔMICA DA GASEIFICAÇÃO DO COMBUSTÍVEL DERIVADO DE RESÍDUO (CDR) PARA GERAÇÃO DE ENERGIA EM LEITO FLUIDIZADO
Esse trabalho avaliará, em um determinado tipo de usina geradora, o processo do resíduo coletado, nesse caso um Combustível Derivado do Resíduo (CDR), feito a partir do Resíduo Sólido Urbano (RSU) com a melhor composição encontrada, transformado em biogás ou carvão, por meio de um gaseificador. Os gases gerados no processo têm o intuito de obter energia elétrica, sendo uma fonte alternativa de energia renovável. Simulações de um gaseificador foram realizadas com auxílio do software ASPENPLUS® variando-se a composição do CDR e a temperatura do processo, tentando obter as melhores condições da produção do gás de síntese: H2 e CO. Os resultados preliminares indicaram que o processo simulado sensível a temperatura em que a gaseificação ocorre, bem como a composição do CDR alimentado no processo. Para uma taxa de alimentação ideal de 8333,33 kg/h de resíduo e 2500 kg/h de vapor, obteve-se gás de síntese com a composição de 10,5% de H2 e 89,52% CO na fase gasosa, para o processo realizado a 900°C, 1 bar e composição do CDR referência de 12% de Papelão, 44% Material Orgânico e 4% Metais, e 12% de resíduos têxteis e 28% plásticos. Com essa vazão de entrada e composição, simulou-se a fluidização das partículas no leito, encontrou-se a geometria ideal para cada massa e tempo de residência. O processo é economicamente viável e apresenta um payback em 2 anos e 9 meses. Mais... »
Integrantes: Mariana Almeida, Pérola Lorenzao, Victor Nascimento, Raphaella Marangoni.
Orientadores: Prof. Rodrigo Condotta.
SIMULAÇÃO DA REFORMA CATALÍTICA DO ETANOL A PARTIR DO REAPROVEITAMENTO DO CALOR PROVENIENTE DOS FUMOS DE UM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA
Resumo: O objetivo do estudo foi projetar um reator veicular para reforma de etanol utilizando-se o calor residual dos gases de escape, visando aumento de eficiência do ciclo de combustão no motor. Como resultado, há redução no consumo de combustível, pequena perda de energia no combustível aditivado e queda de pressão desprezível nos fumos; além do vaporizador do sistema poder substituir o silenciador.
Integrantes: Aymê Utimati Guain, Elody Georges Assi, Gabriel Felipe Leme de Oliveira, Gusthavo Trevisan Silva.
Orientadores: Prof. João Guilherme Rocha Poço
SINTONIA DOS CONTROLADORES DE UM REATOR SEMIBATELADA DE POLIMERIZAÇÃO
Resumo: O projeto envolveu a ressintonia dos controladores de uma reator semi-batelada em uma planta produtora de resina epóxi, além da proposta de um novo sistema de resfriamento buscando-se reduzir o desgaste das válvulas, manutenções e substituição desses instrumentos ocasionados pelos problemas existentes hoje no processo.
Integrantes: Ana Carolina Lourenço Maria, Ana Cristina Lourenço Maria, Daniele Mesquita, Larissa Nascimento da Silva.
Orientadores: Prof. Dr. Luis Fernando Novazzi
ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICO ECONÔMICA PARA A PRODUÇÃO DE BIOCOMPÓSITOS A PARTIR DO MICÉLIO
Resumo: Materiais à base de micélio apresentam diversas aplicações, sendo vantajosos por serem biodegradáveis e de baixo custo. Este trabalho propõe a viabilização de uma indústria que tem o objetivo a produção de embalagens protetoras para notebooks a partir do micélio. A indústria fará a fabricação de 14.300 embalagens mensais, apresentando baixo investimento e alto potencial de lucratividade.
Integrantes: Arthur Chris Barata Capelli, Fernanda de Britto Junqueira, Nicole do Amaral Serafim, Paula Gracioso, Willian Rogério da Silva de Souza.
Orientadores: Prof. Gerhard Ett
ESTUDO E ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICO-ECONÔMICA DA PRODUÇÃO DE BIO-ÓLEO A PARTIR DA PIRÓLISE RÁPIDA DO CAROÇO DE AÇAÍ (EUTERPE OLERACEA)
Resumo: O objetivo foi analisar a viabilidade técnica do processo de produção de bio-óleo via pirólise rápida, além de estudar o comportamento e a eficiência do material biológico escolhido. A unidade foi projetada para maximizar a geração do biocombustível, apresentando uma viabilidade econômica favorável, com VPL de 260 mil reais, TIR de 19,6% e período de payback entre 6 e 7 anos.
Integrantes: Alice Albanes Kanbara, Livia Timei Parada Uemoto, Luiz Fernando V. C. Antunes, Mateus Brunelli Sanchez, Miguel angel Tito Choque.
Orientadores: Prof. Rodrigo Cella
Contato/Dúvidas
Qualquer dúvida entrar em contato pelo e-mail:
faleconosco@fei.edu.br
Fale com a gente pelo WhatsApp da FEI: (11) 4109-0200, Clique aqui!