Neste evento você encontrará trabalhos inovadores de FEIanos(as) do 1º e 2º semestre de Engenharia, das turmas da disciplina Práticas de Inovação I e II. Aqui serão apresentados o resultado final, em formato de vídeo, para os coordenadores de curso e convidados, que farão suas avaliações a fim de escolherem os vencedores.

Conheça os Projetos - Dezembro de 2021


A partir das Megatendências, alunos desenvolvem a análise e solução de problemas. Cada grupo deverá ter a ideia selecionada de um projeto inovador que será testado e refinado pela disciplina seguinte. Ferramentas: Design thinking, Matriz Guto, 5w2h, Focus group.



Pulseira Minerva

Megatendência: Wearables

O Problema: O problema tratado é a violência contra a mulher, que pode aparecer como assédios em lugares públicos, agressões domésticas e casos mais graves como o feminicídio.

Solução: A solução encontrada foi a pulseira minerva, ela tem um botão de emergência que, quando ativado, emite um sinal de socorro para a polícia ou contatos salvos pela vítima junto com a sua localização para que a ajuda chegue.

Alunos: Caio Bayer, Lino Gerardi Neto, Manoel Leone, Juliana Miwa Nakamura, Alicia Yara Oliveira Marques, Karen Harumi Souza, Giovani Nivoloni, Leonardo Cesar Florido de Souza.

Turma/Professora: Práticas I - Denise Luciana Rieg Scramin - Turma 001


EcoHose

Megatendência: Agronegócio

O Problema: A falta da implementação do processo de irrigação no território brasileiro, em especial a irrigação por gotejamento, uma vez que, este processo é mais eficiente, economiza mais água e permite que o agricultor não dependa da água da chuva.

Solução: Projeto de uma mangueira ultra resistente, com sistema de filtro, e sensores de chuva, evitando problemas que os agricultores enfrentam com as mangueiras tradicionais no processo de irrigação por gotejamento.

Alunos: Ana Carolina C. de Menezes, Enzo Mandarano, Fernanda Casagrande Silva, Gabriel Zancheta Medeiros, Guilherme Nadim Martinho, Kaue de Almeida Fróes.

Turma/Professora: Práticas I - Denise Luciana Rieg Scramin - Turma 001


ELEMENTOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO PÚBLICO

Megatendência: Despresenciamento e Virtualização

O Problema: Falta de interesse nos estudos, e o nível baixo de escolaridade em escolas públicas.

Solução: Aplicar elementos tecnológicos, que irão aprimorar o ensino público, esses elementos se encaixam desde de computadores de ponta, a tablets educativos, impressoras 3D.

Alunos: Júlio Sena, Lucas de Melo, Gabriel Gomes, Julia Megiolaro, Pedro Costa, Carlos Alberto, Gustavo Dias.

Turma/Professor: Práticas I - Marcos Aurelio Martão - Turma 001


Energia Fotovoltaica

Megatendência: Energia Limpa e Acessível

O Problema: Não conhecimento de majoritária parte da população sobre o que é energia limpa e seus benefícios; aumento do preço da energia elétrica convencional; degradação do meio ambiente.

Solução: Aplicação de energia solar total numa cidade, medir seu impacto e expandir para Estados, inclusive fazer bom uso dos recursos naturais.

Alunos: Cássio Hideo Okuyama, Igor Assoni Rodrigues Mendes, Larissa Leme Soares, Lucas José Costa Ribeiro, Richard Moreira Silva.

Turma/Professor: Práticas I - Marcos Aurélio Martão - Turma 002


Elaboração de um projeto inovador minimamente viável, que seja repetível, escalável, de baixo investimento inicial e alto retorno. O aluno deve ser capaz de construir um MVP, validar junto ao público-alvo e aprender se deve preservar ou pivotar.
Ferramentas: Canvas modelo de negócio, construção de MVP



INTÉ

Megatendência: Contexto de Conectividade e Agronegócio

O Problema: Sabemos que agricultores, transportadores e revendedores exercem um trabalho nóbre e muito necessário. Observando o sistema do agronegócio, deparámo-nos com algumas defasagens, tais como: a falta de marketing pessoal, falta comunicação entre os setores, desperdício de alimentos, dificuldade de pequenos portes fazerem parte do mercado e a dependência de distribuidoras. Como toda tensão proporciona uma motivação, então, criamos o aplicativo INTÉ.

Solução: A INTÉ é um marketplace entre agricultor, transportador, consumidor final e/ou revendedor. O aplicativo proporciona o diálogo e a negociação virtual cujo o objetivo é fazer com que a distância do campo para a cidade diminua, isto é, fazer com que o processo campo até cidade seja mais dinâmico.

Alunos: Luis Felipe Matias Mercadante, Roberto Martins Fugita, Leonardo Rebequi Merino, João Henrique Fernandes Araújo.

Turma/Professora: Práticas II - Patricia Mari Matsuda - Turma 16


Sistema Automatizado para Cultivo Hidropônico

Megatendência: Ciência e Tecnologia (automação e robótica)

O Problema: Como podemos melhorar o cultivo de alimentos orgânicos em residencias urbanas, para promoção da saúde e da qualidade de vida.

Alunos: Adriano da Silva, Joyce Cristine Alves da Silva, Lucas Teixeira dos Santos, Rafael José da Silva, Ricardo Luiz, Sara Rodrigues Sousa.

Turma/Professor: Práticas II - Edson Coutinho da Silva - Turma 17


Ultrassonografia Remota

Megatendência: Saúde e Indústria 4.0

O Problema: Como realizar a manipulação de equipamentos médicos a distância para a realização de exames de imagem em regiões de difícil acesso, com o uso da telemedicina.

Solução: Adoção de braço robótico para a realização de exames de imagem (ultrassom) a distância.

Alunos: Victor Kawata dos Santos, Victor Kawata dos Santos, Vitória Vieira Almeida, Johann August Ramcke, Victor Viscardi, João Pedro Callado Ferreira.

Turma/Professora: Práticas II - Maria Laura Ferranty Mac Lennan - Turma 18


Ágatha

Megatendência: Wearables

O Problema: Como garantir a independência de surdos em terceiros para se comunicar com ouvintes?

Solução: O produto se chama Ágatha e é basicamente uma luva que traduz os gestos feitos em LIBRAS para português escrito e projeta em um óculos integrado para que a pessoa que não fala a língua de sinais entender. Do mesmo modo, ele capta o que o falante está falando e escreve na parte interna da lente do óculos para que a pessoa surda consiga entender o que foi falado. Assim como o óculos, também terá um aplicativo que fará a mesma coisa que o óculos para auxiliar em momentos em que o óculos poderá ser inconveniente.

Alunos: Ana Carolina Cogo Nami, Bruno Andwele Alves Antunes, Caio Puertas Popolin Garcia, Giullia Minaguti Hachiya Pinto, Luiz Felipe Madeira de Macedo, Rafael Nathan Meirinhos Pizza, Victor Pavani da Fonseca.

Turma/Professora: Práticas II - Marcos Aurélio Martão - Turma 31


E-Circle Green Line

Megatendência: Consumo e produção responsáveis.

O Problema: O descarte incorreto de lixo eletrônico pode causar inúmeras consequências ao meio ambiente e sociedade, como por exemplo: poluição do solo e a proliferação de doenças.

Solução: Projeto E-CIRCLE GREEN LINE, cabine automatizada especificamente para produtos da linha verde.

Alunos: Alice Cristofoletti Stringari, Amanda dos Santos Sousa, Andre Sandini Farah, Bruna Ananias Zutin, Henrique Breda Fatalla, Octavio D Camillo de Carvalho.

Turma/Professora: Práticas II - Marcos Aurélio Martão - Turma 32


Design Sustentável

Megatendência: Cidades Inteligentes

O Problema: Como buscar o aproveitamento e geração da energia limpa em edifícios inteligentes sem impactar no design do edifício.

Solução: Adoção de placas fotovoltaicas flexíveis para a geração de energia em edifícios sem prejudicar o design do mesmo.

Alunos: Maria Fernanda Mattar Ribeiro, Arthur Oberg borralho, Juliana Galvão Maia de Camargo Mello, Lucas Vaz Coutinho, Raphael Lombardi de Carvalho, Ana Júlia Bastos Trizzi, Rafael Matuck Cukier, Fernando Santos Reis.

Turma/Professora: Práticas II - Maria Laura Ferranty Mac Lennan - Turma 33


Silenciador Universal

Megatendência: Progresso tecnológico - Megatendências Open Startups

O Problema: Como podemos ajudar os usuários de forma a melhorar a experiência de uso de aparelhos eletrodomésticos, juntamente a um bom custo benefício através do Silenciador Universal?

Alunos: Bárbara Badaró, Gabriel Luna da Silva, Júlio César Alves Brandão, Nicole Carreta Nouer, Pâmela Vieira de Souza, Vitória Babo Ventura.

Turma/Professora: Práticas II - Edson Coutinho da Silva - Turma 34


Saúde Básica

Megatendência: Saúde e bem-estar e Internet das Coisas

O Problema: Como nós podemos oferecer um sistema que agilize o atendimento do Antônio Pereira (paciente) e facilite seu tratamento em hospitais, principalmente da rede pública, pela Cecília Helena (médica), e fornecer notícias confiáveis na área da saúde?

Alunos: Gabriel Sunao de Farias Hara, Guilherme Avelino C Andrade, Guilherme Luiz de Arruda, Gustavo Rosell Collado.

Turma/Professora: Práticas II - Edson Coutinho da Silva - Turma 35


Fios Sustentáveis de Impressora 3D

Megatendência: Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14

O Problema: Um dos problemas que precisam ser resolvidos com bastante urgência atualmente, é a presença do plástico nos oceanos. Só no Brasil, das 11,3 milhões de toneladas de resíduo plástico produzidas por ano, apenas 145 mil são de fato recicladas e reinseridas na cadeia produtiva. Se quisermos um planeta saudável nas próximas décadas, precisamos de um oceano saudável.

A Solução: Pensando em ajudar a resolver esse problema, decidimos elaborar um projeto que fosse tanto inovador quanto sustentável. Sabemos que nos próximos anos haverá um grande crescimento do uso de impressoras 3D. Assim como foi com as impressoras normais há alguns anos atrás, muitas pessoas terão acesso às impressoras 3D em suas próprias casas. Nossa ideia, portanto, consiste em coletar o plástico descartado, derretê-lo, cortá-lo e transformá-lo em fios para impressora 3D, que pode transformar o plástico em praticamente qualquer objeto não descartável, mantendo-o no mercado e não no oceano.

Alunos: Thais Pileggi Munhoz, Isabella de Castro Jorge, Giovanna do Nascimento Pires, Rafaela Gonçalves Melo, Lucas Fidelis Marinelli.

Turma/Professora: Práticas II - Patricia Mari Matsuda - Turma 37


Ecobag Jeans Reciclada

Megatendência: Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14

O Problema: O plástico, apesar de ser uma inovação recente e muito lucrativa para o setor econômico, é um dos principais componentes do lixo acumulado na sociedade atual. Seu descarte indevido, junto com a demora de centenas de anos para se decompor, faz com que seja considerado o maior problema ambiental do século 21. Além do plástico, os retalhos de tecidos também são indevidamente descartados, representando um imenso volume de resíduo produzido pela indústria têxtil.

A Solução: Tendo em vista essas problemáticas, pensamos em um melhor reaproveitamento para esse lixo: através da indústria têxtil. Dessa forma, chegamos na ideia da produção de tecidos sustentáveis a partir de lixo reciclado, recolhido por catadores de lixo. Dessa forma, pretendemos não só produzir algo sustentável, mas também ajudar e dar valor ao trabalho dos catadores de lixo. Para tanto, produzimos o protótipo do nosso produto ideal, uma Ecobag jeans sustentável, feita de um jeans 100% algodão reciclado.

Alunos: Matheus Costa, Matheus Kenji Koga Dieguez, João Pedro Terribas Lopes, Maria Eduarda Odorizi Nunes, Nicole Ghattas Chedraoui.

Turma/Professora: Práticas II - Patricia Mari Matsuda - Turma 38


Confira os Vencedores

Cronograma

Exposição Online

06 a 12 de Dezembro de 2021


Cerimônia de Premiação

13 de Dezembro às 18h30 no canal do Youtube da FEI

Critérios de Avaliação

Contato/Dúvidas

Qualquer dúvida, entre em contato com o Coordenador da Disciplina - Professor Marcos Martão pelo e-mail:
amartao@fei.edu.br

Ou

Fale com a gente pelo WhatsApp da FEI: (11) 4109-0200, Clique aqui!.