Os trabalhos selecionados como representantes de sala das turmas de Práticas de Inovação I e II serão apresentados em formato de vídeo para a avaliação dos professores e convidados.


A disciplina de práticas de inovação I – É oferecida aos ciclos básicos das engenharias, para alunos do primeiro ciclo. O output esperado ao final da disciplina é uma ideia selecionada de um projeto inovador que será refinado e testado na disciplina seguinte.

Todos os semestres os grupos de alunos trabalham com as megatendências. No primeiro semestre de 2021, a turma da Professora Dra. Patricia Matsuda trabalhou no projeto piloto em parceria com a Inovare Alimentar Brasil no Combate ao Desperdício de Alimentos. O CEO da empresa Prof. Ronaldo Gonzalez, realizou um trabalho de mentoria junto aos alunos, para que desenvolvessem soluções para problemas reais no setor de inovação em segurança alimentar e nutricional sustentável no Brasil.

"Grandes polos reconhecidos de inovação em soluções Agrotechs no mundo, Vale do Silício, China e Israel, estão conectados à revolução digital. Nossa parceira com a FEI, através da Agência de Inovação, está neste contexto da revolução digital no Agro, comenta o CEO da Inovare", Prof. Ronaldo Gonzalez.

Nesta parceria de cooperação técnica existem sinergias que beneficiam tanto a empresa Inovare Alimentar Brasil quanto o Centro Universitário FEI.

Por um lado potencializa a empresa Inovare em oferecer as iniciativas desenvolvidas pelos alunos e na outra frente os alunos vivenciam uma nova realidade prática na aplicação de ferramentas tecnológicas de gestão e inovação no Agrotech para mitigar os prejuízos das perdas e do desperdício de alimentos na cadeia produtiva do Agro.

‘’Agradeço muito a parceria com a empresa Inovare Alimentar Brasil por trabalharmos juntos nesta jornada de combate ao desperdício de alimentos", ressalta a Profa. Patricia Mari Matsuda.

Logo Inovare

Conheça os Projetos - Junho de 2021


A partir das Megatendências, alunos desenvolvem a análise e solução de problemas. Cada grupo deverá ter a ideia selecionada de um projeto inovador que será testado e refinado pela disciplina seguinte. Ferramentas: Design thinking, Matriz Guto, 5w2h, Focus group.




AgroPlanner-V11

Megatendência: Economia compartilhada e no contexto de conectividade.

O Problema: Partimos do desafio de aumentar a eficiência e evitar o desperdicio nos processos de colheita. A partir deste ponto, o problema que encontramos foi o de como pequenos agricultores se portam com a venda, produção e também conhecimentos sobre seu produto e a demanda do mesmo. Com poucas informações e poucos contatos, pequenos agricultores acabam passando por diversos problemas, tanto nas vendas, quanto na produção de seus produtos.

Solução: Focando em melhorar estes pontos, nosso grupo criou uma platarforma, em formato de um aplicativo. Aplicativo que conta com diversas “subfunções” que visam a melhoria do processo de produção de um pequeno agricultor, e também fazem a aproximação dos agricultores com os comerciantes de sua região, além de informações de como está a demanda de alguns proudutos em sua região.

Alunos:Luiz Felipe Rocha Silva, Gustavo Braghin Arimitsu, Leonardo Rebequi Merino, Ana Caroline Fernandes, Pablo Alexandre B Silva, Emilly da Hora Silva, Evelyn Pereira dos Santos, Rafael Bispo Mathias, Wellington Souza.

Turma/Professor: Práticas I - Patricia Mari Matsuda - Turma 001


GeoCommerce

Megatendência: Economia compartilhada e no contexto de conectividade.

O Problema: O problema que encontramos foram as grandes quantidades de desperdícios decorrente de uma má logística enfrentada pelo produtor.

Solução: Dessa forma, para resolver tal problema pensamos em desenvolver um app que conectasse o produtor e todos os aspectos de venda do seu produto, para ter cem por cento do controle da logística, minimizando ao máximo os disperdício, inserindo recursos tecnológicos a este produtor e maximizando seus lucros.

Alunos:Eduardo Marcel Herbst, Gustavo de Oliveira Silva, Heimar Cruz dos Santos, João Vitor Duarte Nunes, Lucas Marconi Carlos, Matheus Azevedo.

Turma/Professor: Práticas I - Patricia Mari Matsuda - Turma 001


Aplicativo Rural

Megatendência: Economia compartilhada e no contexto de conectividade.

O Problema: Durante o desenvolvimento do trabalho, ao analisar as motivações e tensões de um agricultor no que diz respeito ao transporte e comercialização, nos deparamos com desafios de como poder auxiliar o agricultor com espaços ociosos, assim como poder fazer com que o alimento chegasse mais fresco e com mais qualidade no mercado.

Solução: A nossa proposta de solução para os espaços ociosos, foi desenvolver um aplicativo para permitir que esse agricultor com espaço sem platio pudesse ofertar/ compartilhar suas terras além de máquinas para aqueles que no momento tivessem interesse ou mesmo sem terras no momento. Fazendo com que o agricultor primário pudesse aproveitar melhor o seu espaço e que o secundário por sua vez, não necessariamente tivesse que “comprar” ou “ter” uma área de plantio própria. Para que o produto pudesse chegar com mais rapidez e com melhor qualidade nos mercados, pensamos que se o agricultor da região Nordeste, com entrega na região Sudeste alugasse as terras para o plantio de sua encomenda na região de entrega, ele poderia então economizar com transporte, evitar caminhões nas estradas e o alimento por sua vez, não sofreria tantos danos com o manejo, chegando mais rapidamente no local de destino e mais conservado/ fresco.

Alunos:Alcione do Nascimento, Arthur Soares Stampini, Breno Gabriel da Silva, Michel Kohara Amorim, Pedro Agostinho Rodrigues, Mateus de Oliveira Montefusco, Rodrigo Mota de matos.

Turma/Professor: Práticas I - Patricia Mari Matsuda - Turma 001


Elaboração de um projeto inovador minimamente viável, que seja repetível, escalável, de baixo investimento inicial e alto retorno. O aluno deve ser capaz de construir um MVP, validar junto ao público-alvo e aprender se deve preservar ou pivotar.
Ferramentas: Canvas modelo de negócio, construção de MVP



Scouter Logistics

Megatendência: Contexto de conectividade e smart cities.

O Problema: O problema encontrado foi que Grande parte das empresas operam com estoque, e é de conhecimento geral que uma má gestão no inventário de estoque pode acabar comprometendo o funcionamento do empreendimento como um todo.

Solução: Visando otimizar os avanços que internet das coisas e as IoT trazem nos processos, tornando-os mais dinâmicos surge então o Scouter Logistics, um aplicativo que auxiliará os gestores no controle de estoque e processos logísticos de suas empresas.

Alunos: Camila da Silva Santana, Andrew Almeida, Guilherme M. H. Hernandes.

Turma/Professora: Práticas II - Patricia Mari Matsuda - Turma 16


Drone Socorrista

Megatendência: Mobilidade elétrica, autônoma e conectada.

O Problema: Devido o alto indice de trânsito nas grandes cidades o sistema ambulatorial quando é acionada enfretam dificuldades extremas até o local da chamada perdendo minutos importantes para o salvamento,entretanto, o nosso protótipo auxiliará toda a rede militar com suas devidas adaptações.

Solução: O nosso Drone será impudido juntamente com o sistema ambulatorial na parte externa,após a chamada de emergência o sistema será acionado indo ao encontro da chamada de emergência,todo o percurso será monitorado pelo agente responsável analisando todos as medidas cabiveis antes da chegada,com as mudanças no sistema estudantil na grade curricular quaisquer pessoas estariam habita a seguir com o procedimento(tudo monitorado). No serviço militar o processo de adaptações não são divergente com o sistema de navegação e monitoramento,mas há necessidade de adaptações devido a linha de segurança mais complexas.

Alunos: Matheus Lopes Casimiro, Aline Stelly Colevati, João Victor Velasco, Renata Schneider, Esio Marcos De Souza Junior.

Turma/Professor: Práticas II - Patricia Mari Matsuda - Turma 16


NOCOMP

Megatendência: Despresenciamento e virtualização

O Problema: Dificuldade em gerenciar a pequena empresa na área administrativa e financeira.

Solução: Programa no Execl ou outra plataforma, que o cliente possa cadastrar seus dados da empresa e retorne para ele informações que ajudem na gestão administrativa.

Alunos:Victor Kawata dos Santos, Victor Kawata dos Santos, Vitória Vieira Almeida, Johann August Ramcke, Victor Viscardi, João Pedro Callado Ferreira.

Turma/Professora: Práticas II - Edson Coutinho da Silva - Turma 31


Fortalecimento de ensino (Aprendizagem Fácil)

Megatendência: Despresencimento e virtualização.

O Problema: Cada aluno tem uma maneira diferente de aprender, todavia sabe-se que tal fato não é compreendido por todas as escolas, principalmente quando se trata daquelas inseridas no sistema público de ensino, por ser um sistema deficitário que não contempla todos os tipos de alunos, inclusive aqueles que possuem alguma deficiência. Uma delas é o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) que se caracteriza por desatenção, inquietude e impulsividade. Com isso, tomando base a veracidade de que o desempenho acadêmico de crianças e adolescentes que possuem tal transtorno pode ser prejudicado pela falta de preparo perante ao corpo docente.

Solução: Nossa proposta é um Tablet com upgrade anual, sendo este reutilizado pelo aluno durante toda sua permanência na escola. Com o objetivo de alcançar diferentes métodos de ensino, facilitando a aprendizagem de todos os alunos, inclusive os portadores de TDAH e dislexia. E com um conteúdo exclusivo para professores e colaboradores.

Alunos: Ana Beatrice Seabra Capovilla, Giovanna Tomaz Silva, Isabela Casalatina Ramos, Julia Garbini Rodrigues, Julia Vitória de Lima.

Turma/Professora: Práticas II - Edson Coutinho da Silva - Turma 31


Contato/Dúvidas

Qualquer dúvida entrar em contato com Patrícia Matsuda pelo e-mail:
patricia.matsuda@fei.edu.br