Os trabalhos selecionados como representantes de sala das turmas de Práticas de Inovação I e II serão apresentados em formato de vídeo para a avaliação dos professores e convidados.

Confira os Vencedores

Conheça os Projetos - Dezembro de 2020


A partir das Megatendências, alunos desenvolvem a análise e solução de problemas. Cada grupo deverá ter a ideia selecionada de um projeto inovador que será testado e refinado pela disciplina seguinte. Ferramentas: Design thinking, Matriz Guto, 5w2h, Focus group.



Projeto de fortalecimento de ensino para crianças portadoras de TDAH e Dislexia nas escolas públicas

Megatendência: Educação do Futuro

O Problema: Sabemos que cada aluno tem uma maneira diferente de aprender, mas isso não é atendido em todas as escolas por seguirem um sistema deficitário, o qual não abrange todos os tipos de deficiências com um material adequado, entre elas os distúrbios neurológicos como a dislexia e o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

Solução: A solução para este problema foi desenvolver um material especializado que reúne diversas abordagens para facilitar o aprendizado dos alunos e uma capacitação direta dos professores. O material teria características próprias para facilitar o uso dos alunos com tais distúrbios, como espaçamento, tamanho de letra e uma lista de funções possíveis.

Alunos: Ana Beatrice Seabra Capovilla, Giovanna Tomaz Silva, Isabela Casalatina Ramos, Julia Garbini Rodrigues, Julia Vitória de Lima.

Turma/Professora: Práticas I - Denise Luciana Rieg Scramin - Turma 001


INDÚSTRIA DO FUTURO(Aspirador Tsunami 4.0)

Megatendência: Indústria do Futuro

O Problema: Nos dias atuais, as empresas buscam cada vez mais soluções sustentáveis e renováveis para o dia a dia. Um dos problemas que identificamos nas empresas é a questão dos resíduos da produção, que por muita das vezes são descartados e acabam prejudicando o meio ambiente.

Solução: Depois de muitas pesquisas chegamos a um projeto final, um aspirador de materiais. O aspirador de materiais, que foi nomeado de Tsunami 4.0, aspira as sobras de materiais da produção, filtra os materiais, para não misturar os tipos de materiais, e tritura o material até virar pó, para ser armazenado e poder ser reutilizado.

Alunos: André Luiz Prazeres Santana, Matheus Lopes Casimiro, Higor Oliveira de Souza, Lucas Andrade Barbosa da Silva.

Turma/Professora: Práticas I - Denise Luciana Rieg Scramin - Turma 003


Obraí

Megatendência: Cidades Inovadoras.

O Problema: Dificuldade em realizar deslocamentos na cidade de São Paulo devido a obras.

Solução: App para monitorar e informar obras na região e que áreas e vias são afetadas por elas.

Alunos: Breno de Gonzalez Bueno,Wesley Alves Mol, Felipe Aprigio Sant’ana.

Turma/Professor: Práticas I - Patricia Mari Matsuda - Turma 001


Health Radar

Megatendência: Cidades Inovadoras

O Problema: Durante o desenvolvimento do projeto levamos em consideração nossa situação atual. Imaginamos a persona do trabalhador comum que necessita utilizar transportes públicos ao se deslocar de sua residência até local de trabalho, e inevitavelmente se expõe a possível contaminação do COVID. Supõe-se que durante esse trajeto esse trabalhador acaba por transitar pelos mais diversos locais e não faz ideia se está perto de um grande foco de contaminação.

Solução: Pensando no bem-estar e em uma forma inovadora de proteger, alertando o usuário em relação ao vírus e outras possíveis futuras pandemias, surgiu o Healthy Radar. Um aplicativo não invasivo, que busca informar seus usuários dos polos de contágio, disponibilizando as zonas dos localização dos infectados como também traçando itinerários das pessoas saudáveis.

Alunos: Aline Colevati, Camila da Silva Santana, Gustavo Teixeira Barboza, Luis Fernando G. de Faria.

Turma/Professor: Práticas I - Patricia Mari Matsuda - Turma 001


Elaboração de um projeto inovador minimamente viável, que seja repetível, escalável, de baixo investimento inicial e alto retorno. O aluno deve ser capaz de construir um MVP, validar junto ao público-alvo e aprender se deve preservar ou pivotar.
Ferramentas: Canvas modelo de negócio, construção de MVP



Infográfico IBUS

Megatendência: Cidades Inovadoras.

O Problema: O problema encontrado foi no quesito mobilidade urbana, em que muitos dos usuários de ônibus público questionam a qualidade do serviço, como os meios de pagamento, as filas para recargas do bilhete e os atrasos dos veículos, ou até mesmo não saber informações do tempo de chegada deles nos pontos.

Solução: O aplicativo IBUS tem por objetivo trazer maior conforto, praticidade e otimização do tempo aos usuários de transporte público, com as principais funcionalidades diferenciais do mercado, sendo elas o novo método de pagamento por QR CODE e a localização dinâmica dos ônibus. Com essas funções, o cliente possui uma maior flexibilização e controle em relação ao pagamento e a localização do ônibus.

Alunos: Arthur Rosa dos Santos, Carolina Alessandra Yuki Kajiya, Erick Guerra dos Santos, Leonardo Marcondes da Silva, Mariana Garavatti Simões Ramos, Ricardo Ferreira de Sousa.

Turma/Professora: Práticas II - Edson Coutinho da Silva - Turma 16


Dispositivo de Triagem

Megatendência: Agronegócio – agricultura sustentável

O Problema: Falta de aproveitamento de tecnologias já existentes na infraestrutura de hospitais públicos e privados, gerando tempos de espera longos e principalmente, falta de eficiência no sistema de triagem.

Solução: Implementações de tecnologias já existentes e de fácil acesso para otimizar a infraestrutura hospitalar, com foco na mecanização do sistema de triagem, em que o paciente realiza um auto atendimento assim que chega ao hospital, após se identificar com nome e cpf na mesma máquina sendo tudo enviado à um sistema de imediato acesso pelo médico. Designando assim os funcionários antes responsáveis pela triagem a outros serviços, otimizando a infraestrutura hospitalar e então, a deixando mais eficaz e com tempo de espera menores.

Alunos: Júlia Toledo Valles, Maria Carolina de O. Dias, Jorge Dias da Silva, Bruna Tieme Kaguyama Santos, Thiago Borges Moraes Silva.

Turma/Professor: Práticas II - Edson Coutinho da Silva - Turma 32


Uma Nova Vida para Autistas

Megatendência: Processos Tecnológicos

O Problema: Os portadores de TEA (Transtorno do Espectro Autista) sentem-se muito incomodados em ambientes com muito barulho e por conta disso as vezes se auto excluem, não por opção mas sim para ter uma sensação de bem-estar.

Solução: Um dispositivo de isolamento acústico (fone), o qual atua juntamente com um pulseira capaz de medir os batimentos cardíacos, registrá-los e armazenar seus dados no aplicativo , para acessá-los basta inserir o código do fone e da pulseria. Também dentro do aplicativo o usuário pode optar pela reprodução ou não de aúdio.

Alunos: Gabriela Antunes Ortega, Giovana Guedes Zaccaro, Gustavo barros Pizzato, Jéssica Sylvestre Nacarelli, Juliana Paiva Santos, Nicole Barba Basilio, Tais de Camargo Uguetto, Vinicius Afonso de Barros.

Turma/Professora: Práticas II - Maria Laura Ferranty - Turma 31


ROBÔ ARU

Megatendência: Bem-estar e saúde. Automação e controle.

O Problema: Existem pessoas idosas que vivem totalmente sozinhas, sem ajuda em casa para auxiliar com medicamentos ou procedimentos médicos. O que preocupa os familiares, essa preocupação aumenta dependendo da situação da saúde do idoso. Os acidentes domésticos são a sexta causa de morte em idosos, as quedas são o tipo de acidente mais relatado, no Brasil 29% dos idosos caem ao menos uma vez ao ano e 13% de forma recorrente.

Solução: Um robô humanoide, que servirá de ajudante para os idosos, realizando alguns exames de saúde básicos, avisando sobre lembretes como a hora de tomar remédios, consultas médicas marcadas, também servindo como companhia, realizando ligações, etc.

Alunos: Bruno Henrique de Almeida Borges, Diego Miranda Alvarez, Guilherme Theodoro Escocard de Souza, Lucas de Godoy Peres, Luiz Antonio Conte Takahashi, Sabrina Lopes Alves, Vitor da Silva Rodrigues de Souza, Yasmin Tadini Ubeid.

Turma/Professora: Práticas II - Maria Laura Ferranty - Turma 34


CASAS FLUTUANTES

Megatendência: Mudanças Climáticas e Aumento do Nível dos Mares.

O Problema: A elevação do mar é um dos efeitos mais preocupantes das mudanças climáticas. Segundo o Atlas dos Oceanos da ONU, 8 das 10 maiores cidades do mundo estão próximas a costas litorâneas. Em um futuro não tão distante, famílias inteiras perderão suas casas e regiões inteiras podem ser inundadas.

Solução: Como medida adaptativa a este cenário, apresentamos as “Casas Flutuantes”, projetadas para suprir as demandas de uma família de até quatro pessoas e para serem totalmente sustentáveis. A energia é exclusivamente renovável, gerada através de painéis fotovoltaicos. Através de equipamentos de osmose reversa acoplados debaixo das casas, é possível captar a água do ambiente e transformá-la em água potável, própria para o consumo. Através do mesmo sistema, garantisse que as águas residuais sejam descartadas com segurança no ambiente.

Alunos: Victor Antonio Soares Baptista, Karla Gurgel Oliveira, Ágatha Campos Cruz, Charles Xu Jia Le.

Turma/Professora: Práticas II - Maria Laura Ferranty - Turma 36


FEI MENINA

Megatendência: Igualdade de gênero e bem-estar social.

O Problema: Em muitos lugares, como o Centro Universitário FEI, é nítido a discrepância entre a quatidade de muheres e homens. Tal cenário pode acarretar situações constrangedoras e desconfortáveis sofridos pela minoria, que um cursos de engenharia são as mulheres, sendo elas menos de 30% dos estudantes do curso.

Solução: Para que as mulheres se sintam mais seguras, sem a preocupação de passar por algum constrangimento ou desrespeito, foi criado o projeto do aplicativo FEImenina, plataforma que será disponível todas as mulheres matriculadas na FEI. Nele a usuária poderá relatar e desabafar sobre suas eperiências no campus, conversar diretamente com as gerenciadoras do app que estarão disponíveis para dar o apoio necessário, além de ter acesso a conteúdos que possam ajudá-las a se sentirem melhor.

Alunos: Mariana Gouveia da Silva, Otávio Auguso Bragalha de Oliveira, Augusto Germano, Leonardo Dantas M. Martinez, Ryadh de Paula Oliveira, Isabella Silva de Campos, Laura da Silva Jardim Ferreira da Rocha.

Turma/Professora: Práticas II - Marcos Aurélio Martão - Turma 33


ECO REFIL

Megatendência: Produção e Consumo Sustentável.

O Problema: Tendo em vista que cerca de 11,4 milhões de toneladas de resíduos plásticos são produzidos por ano no Brasil, que é o 4º país que mais gera lixo plástico no mundo e apenas 1,28% destes resíduos são reciclados, correspondendo a 145 mil toneladas, torna-se necessário diminuir o consumo de plástico, através da promoção de uma produção e de um consumo mais sustentável e consciente.

Solução: Nossa solução é inovar a forma como as embalagens plásticas são consumidas, a partir da criação de postos de recarga para produtos de limpeza, que estarão localizados em supermercados e postos de combustível parceiros, além da criação de uma embalagem mais resistente que possa ser reutilizada várias vezes. Desta maneira, assim que o produto do cliente acabar, ele irá até o posto de recarga mais próximo da sua casa com a sua embalagem e irá reabastecê-la com o produto e marca de sua preferência, diminuindo o descarte excessivo de lixo plástico.

Alunos: Arthur Campos Cardon, Felipe Estevão Coquito de Mello, Gabriela Kiomi Nakamura Furtado, Giovanna Fernandes Pereira, João Vitor Muniz Silva, Heloísa Cristina Lima Panato, Marcos Paulo Galli dos Santos, Vinicius Rodrigues Prates.

Turma/Professora: Práticas II - Marcos Aurélio Martão - Turma 35


SRCEFEI

Megatendência: Cidades Inovadoras.

O Problema: O grupo selecionou como Megatendência o tema cidades inovadoras para abordar um assunto extremamente delicado para a sociedade em geral. Trata-se de um envolvimento com vidas e bens materiais relacionados às enchentes que ocorrem no mundo todo, e que pode ser evitado de algumas maneiras que dependem da boa vontade de todos. Vários governos tomam as devidas atitudes que podem ser muito custosas para seus orçamentos, um exemplo é as construção de piscinões.

Solução: Uma alternativa que o grupo estudou para poder absorver boa parte das águas pluviais e reutilizá-las de forma adequada foi incentivar a coleta coletiva na sociedade introduzindo um sistema de captação destas águas. Visando também a autossustentabilidade, com isso seria possível a redução de danos às estruturas públicas e privadas, tendo a diminuição de grandes fluxos de águas nas principais ruas e avenidas por exemplo.

Alunos: Arthur Bos, Danilo Cicero Caldeira da Silva, Mauricio Aparicio Poltronieri, Murillo Pereira da Silva.

Turma/Professora: Práticas II - Patricia Matsuda - Turma 17

Cronograma

Votação

27 a 30 de novembro de 2020


Divulgação dos resultados

01 de dezembro de 2020

Critérios de Avaliação

Contato/Dúvidas

Qualquer dúvida entrar em contato com Patrícia Matsuda pelo e-mail:
patricia.matsuda@fei.edu.br