O Evento

Neste evento você encontrará trabalhos inovadores de FEIanos(as) do 1º e 2º semestre de Engenharia, das turmas da disciplina Práticas de Inovação I e II. Aqui serão apresentados o resultado final, em formato de vídeo, para os coordenadores de curso e convidados, que farão suas avaliações a fim de escolherem os vencedores.

Conheça os Projetos


A partir das Megatendências, alunos desenvolvem a análise e solução de um problema relacionado a um projeto inovador que será testado e refinado pela disciplina no semestre seguinte.
Ferramentas utilizadas: Design thinking, Matriz Guto, 5w2h, Focus group.



Autobio

Megatendência: Consumo e Produção Responsáveis

O Problema: O problema escolhido foi o desperdício de alimentos, no qual, ocorre em grande quantidade. Dessa forma, durante a produção e a distribuição ou após a distribuição para os clientes, muitos alimentos são desperdiçados, não havendo formas sustentáveis de reutiliza-los.

Solução: Nossa solução foi a criado um caminhão sustentável que recolhe o lixo orgânico nos restaurantes em uma caçamba, esse lixo passa por uma máquina que o transforma em adubo e em biocombustível para o próprio caminhão, sendo assim, autossustentável.

Alunos: Ana Beatriz Mota de A. Ferreira, Beatriz Rossler Geribello, Carolina Mendes Furlan Ferreira, Giovanna C. S. Quaresma, Henrique Toshio Sakaida, Mikhael Yoshimasa Kojima.

Turma/Professor: Turma 001 - Profa. Denise Luciana Rieg.


Como conseguir um estágio?

Megatendência: Conectividade

O Problema: Há uma falta de conectividade entre empresas e estagiários, com estas possuindo altas expectativas para com os universitários que estão ingressando agora no mercado de trabalho, causando uma baixa acessibilidade às oportunidades de estágio e emprego. Além disso, ainda há a falta de instrução e orientação sobre como conseguir um estágio/emprego que seja simples e de fácil acesso.

Solução: Aplicativo e site de conexão entre estagiários/universitários e empresas

Alunos: Alex Ribeiro de Almeida Filho, André Alonso Mil Homens, Arthur Carneiro Brunato, Carina Ferrari Sumida, Julia Macario Gambini, Leonardo Porfirio Rabello, Maria Isabel Barreto de Almeida, Matheus Dixini Oliveira Nogueira de Melo, Pedro Henrique Silva Canova.

Turma/Professor: Turma 002 - Prof. Marcos Martão


ZEROCAR

Megatendência: Economia Compartilhada e no Contexto de Conectividade e Smart Cities.

O Problema: Somos alunos de Engenharia da FEI e alguns dos componentes da nossa equipe já trabalham na área de elétrica e automobilística. Identificamos os seguintes problemas, do alto custo para aquisição dos carros elétricos, a falta da capacidade de suprimento da demanda energética, a baixa autonomia dos carros elétricos.

Solução: A solução apresentada foi a criação de um serviço de economia compartilhada de carros elétricos, através de um aplicativo de aluguéis dos veículos com logística inteligente de pontos de recargas com tecnologia embarcada nos veículos. A solução proporciona diminuição na demanda energética e na poluição. E também a possibilidade de percorrer longas distâncias através do sistema compartilhado.

Alunos: Akemi Nakazato Scremin, Fabrício Reis de Souza, João Vitor Leme Silva, Paulo Vitor Moreira, Peterson Hidemitsu Tadocoro Imamura, Rafael Vetrano Buontempi.

Turma/Professor: Turma 001 - Profa. Dra. Patricia Mari Matsuda


Veda Bueiro Automatizado

Megatendência: Consumo e Produção Responsáveis

O Problema: Como podemos criar um sistema e medidas, que amenizem os problemas ecológicos e garantam a segurança dos trabalhadores em caso de acidentes industriais?

Solução: O nosso sistema tem como objetivo vedar os bueiros de uma área onde há um acidente de vazamento de produtos químicos, através de um sistema pneumático, que realize o movimento de trava no bueiro, instalado previamente. O produto deve ser feito com materiais resistentes a resíduos químicos, e também a avarias devido ao tempo. A solução deve ser acionada a partir de um alarme comum na empresa, ou possuir sensores que indentificam o vazamento, para executar uma operação automática.

Alunos: Giuseppe Breches Rossetto, Breno Alvares Dellanez, Fernando Yudi Murakami, Gabriel Henrique C. dos Santos, Gabriella Oliveira Lopes, Giovani Scorzato, Guilherme Lopes Ferreira, Leonardo Brognaro, Matheus Marcato de Almeida.

Turma/Professor: Turma 002 - Prof. Marcos Aurelio Martão


BAH (Bueiro Autônomo Hidráulico)

Megatendência: O crescimento da urbanização é uma Megatendência que necessita de novas tecnologias da infraestrutura urbana.

O Problema: Minimizar o Índice de enchentes nas ruas causadas pelo entupimento dos bueiros que hoje são utilizados no Brasil

Solução: Para solucionar o problema citado anteriormente, projetamos o BAH, que consiste em um bueiro que não iria entupir e empurraria os degetos ao logo da rua, diminuindo assim o índice de enchentes no determinado local.

Alunos: André Inoue, Eduardo Rhoden, Emily Carriero, Kauet Seriguti, Matheus Veloso, Pedro Luz.

Turma/Professor: Turma 004 - Profa. Laura Ferranty


Filtro para extração do Gás Metano

Megatendência: Energia Acessível e Limpa

O Problema: Poluição do gás metano

Solução: Filtrar o lixo vindo dos rios para a extração do metano e sua queima para a produção de energia

Alunos: Ian Oliverio Correa da Silva, Murilo Junqueira, Lorenzo Colonnese, Geovana Bonfim Oliveira, Murilo Pilon, Guilherme de Brito Batistone, Gustavo Hantower.

Turma/Professor: Turma 003 - Prof. Marcos Aurélio Martão


FEIFIND

Megatendência: A megatendência escolhida é a educação, já que visamos facilitar a vida dos alunos utilizando a tecnologia ao favor dos mesmos, com a finalidade do aprendizado. Logo a ODS escolhida é a que melhor se encaixa no objetivo do projeto

O Problema: O problema encontrado foi que os serviços prestados aos estudantes não estão centralizados em apenas um local, causando muita dúvida e confusão para eles. Além da alta demanda causar um problema já que todos os alunos não conseguem ser atendidos ao mesmo tempo normalmente.

Solução: Para solucionar o problema foi pensado em um aplicativo que unificaria todas as informações nele. O app também teria funções que ajudariam os alunos na questão dos serviços, no caso serviço de aluguel e mobilidade, papelaria, grupo de estudo e monitoria online.

Alunos: Matheus Tavares dos Anjos, Evelyn Sanazario, Felipe de Assis, Larissa Leguizamón, Samuel Kazuo Cancian.

Turma/Professor: Turma 005 - Profa. Laura Ferranty

Elaboração de um projeto inovador minimamente viável, que seja repetível, escalável, de baixo investimento inicial e alto retorno. O grupo deve ser capaz de construir um MVP, validar junto ao público-alvo e aprender se deve preservar ou pivotar.
Ferramentas: Canvas modelo de negócio, construção de MVP.



Work Humanizer

Megatendência: Materias Avançados e Manufatura Inteligente

O Problema: Somos alunos de engenharia da FEI. Uma das componentens do nosso grupo, trabalha na área de processos de produção, em uma indústria automobilística localizada na região do ABC. A aluna percebeu que os funcionarios se queixavam de doenças, tanto fisicas como mentais, que poderiam ser desenvolvidas pela jornada de trabalho na operação

Solução: A solução desenvolvida pelo grupo foi um aplicativo construído junto com profissionais da área de fisioterapia. Foram feitos estudos ergónomicos para ajudar a rotina dos operários na indústria. Dentro das funcionalidades o aplicativo também auxilia com a rotatidade dos postos de trabalho.

Alunos: Stéfany Loureno Ferreira, Anna Polydoro, Larissa Pereira da Silva, Júlia da Silva Souza, Kaique Ribeiro, Vitor Silvestre.

Turma/Professora: Turma 016 - Profa. Dra. Patricia Mari Matsuda


Bee - Business Evolution Enterprise

Megatendência: Pequenas Empresas

O Problema: Falta de espaço, apoio, visibilidade e consolidação de pequenas empresas no mercado.

Solução: Aplicativo de celular chamado Business Evolution Enterprise (BEE) que possui funcionalidades que auxiliam na visibilidade, cria espaço, além de trazer diferenciais para aqueles que querem começar um negócio. O Aplicativo visa a facilidade, a economia de tempo e o apoio aos pequenos empresários.

Alunos: Manuella A C Valeriano, Thales Branco de Paula, Natan Villela Amaro, Vinícius Mendes, Luíza P A Silva.

Turma/Professor: Turma 033 - Prof. Edson Coutinho da Silva


Alerta antecipado de Deslizamentos

Megatendência: Economia compartilhada e no contexto das smart cities

O Problema: Com as fortes chuvas que ocorreram no início de 2023, no litoral norte de São Paulo, notou-se a necessidade de melhorar os sistemas de informação sobre potenciais riscos de deslizamentos, para garantir a segurança de todos. Os deslizamentos ocorrem geralmente pela desestruração do solo causada pela falta de drenagem da água no local e dos altos niveis de umidade.

Solução: A solução para esse problema seria um sensor que monitora o nível de umidade do solo em pontos estratégicos e se comunica com uma central em tempo real, o dispositivo mostra todos os dados recolhidos. Com esses dados, é possível tomar medidas preventivas para evitar os deslizamentos ao emitir o alerta para os orgãos responsáveis via software com tecnologia embarcada.

Alunos: Andressa Silva Sarmento, Giovanna Guadagnini Lima, Luccas Scaravelli, Miguel Toassa Sprengel, Nicoly Rodrigues Mota.

Turma/Professora: Turma 016 - Profa. Patricia Mari Matsuda


Brown Noise

Megatendência: Saúde e bem-estar

O Problema: Insônia causada por poluição sonora

Solução: Aparelho acoplado a cama que cancela ruídos externos

Alunos: Gabrielle de Aveiro Fontes, Isabela Ornelas Aravena, Larissa Oliveira, Thiago Ornelas Aravena, Victor Hirami.

Turma/Professora: Turma 033 - Prof. Edson Coutinho da Silva


Solar Transportes

Megatendência: Energia Renováveis

O Problema: Transportadoras que tem problemas com custo de suas entregas ou/e buscam minimizar gastos com combustível

Solução: Veículos de transporte movido a energia solar, onde sua recarga seria através de totens de recarga ou energia solar

Alunos: Daniel Prado Ancora da Luz, Enzo Ferrara Brito, Guilherme Gimenez Pereira, Henrique Brandão Nogueira, Paulo Alexandre Marques de Lima Silva.

Turma/Professora: Turma 032 - Prof. Edson Coutinho da Silva


New Horizon

Megatendência: Indústrias do Futuro (4.0)

O Problema: Uma grande dor do setor industrial atualmente é os problemas decorrentes da manutenção. Uma manutenção ruim ou mal planejada acarreta linhas de produção paradas, logísticas de transporte de peças ineficientes além de altos custos para o conserto dos maquinários.

Solução: Por isso, idealizamos os óculos de realidade aumentada adaptado ao setor industrial, no qual seria possível através de sua tecnologia R.A. visualizar desenhos técnicos, realizar videochamadas e até mesmo análises de telemetrias, permitindo assim que funcionários sem as especializações técnicas consigam realizar manutenções complexas e trabalhosas.

Alunos: Lucas Rezende, Marco Aurélio, Nicolás Kroboth, Thainá Pereira.

Turma/Professora: Turma 032 - Prof. Edson Coutinho da Silva


Confira os Vencedores

Confira as fotos do evento anterior

Cronograma

Avaliação Online

01 a 06 de Junho de 2023


Cerimônia de Premiação

15 de Junho às 19h30

Critérios de Avaliação

Contato/Dúvidas

Coordenador do projeto - Prof. Marcos Martão:
amartao@fei.edu.br

Ou

Fale com a gente pelo WhatsApp da FEI: (11) 4109-0200, Clique aqui!.




















Carregando - Aguarde!