O Evento

Neste evento você encontrará trabalhos inovadores de FEIanos(as) do 1º e 2º semestre de Engenharia, das turmas da disciplina Práticas de Inovação I e II. Aqui serão apresentados o resultado final, em formato de vídeo, para os coordenadores de curso e convidados, que farão suas avaliações a fim de escolherem os vencedores.

Conheça os Projetos


A partir das Megatendências, alunos desenvolvem a análise e solução de um problema relacionado a um projeto inovador que será testado e refinado pela disciplina no semestre seguinte.
Ferramentas utilizadas: Design thinking, Matriz Guto, 5w2h, Focus group.



New Horizon

Megatendência: Indústria do Futuro

O Problema: Os altos gastos com manutenção de máquinas na indústria é uma grande “dor” de qualquer empresa, os altos gastos com reposição de peça, lentidão na linha de produção, ou até mesmo custos com viagens para pessoas que consigam resolver o problema.

Solução: Óculos de realidade aumentada adaptado a indústria, que vise facilitar as manutenções corretivas, preventivas e preditivas. Através das suas tecnologias seria possível a visualização de telemetrias, desenhos técnicos, modelos 3D, passo a passo e vídeo chamadas com engenheiros em qualquer lugar do mundo.

Alunos: Lucas Rogério Ferreira de Rezende, Lívia Betoni Fernandes Casarini, Giovanni Colbachini, Eduardo Figueira Losco, Youssef Taky Eldin.

Turma/Professor: Turma 001 - Profa. Denise Luciana Rieg.


Brown Noise

Megatendência: Saúde e Bem-Estar

O Problema: O barulho ou como também chamamos, poluição sonora, é um dos grandes problemas no estilo de vida contemporâneo e um verdadeiro desafio a ser solucionado nas grandes cidades. Ele afeta negativamente a qualidade do sono das pessoas, o seu sistema imunológico e funcionamento do corpo, acarretando diversas enfermidades.

Solução: Desenvolvemos um aparelho (Brown Noise) acoplável a cama capaz de inverter os ruídos externos e assim cancelá-los, garantindo uma noite de sono tranquila.

Alunos: Gabrielle de Aveiro Fontes, Gabrielle Silva de Souza, Gabriel Santana Morais, João Victor Younes de Oliveira, Thainá Pereira

Turma/Professor: Turma 001 - Profa. Denise Luciana Rieg.


SOBT

Megatendência: Economia Compartilhada e no Contexto de Conectividade e Smart Cities.

O Problema: Durante o semestre, entendemos o conceito de Megatendência e tentamos utilizá-lo para gerar uma ideia de amenizar o lixo eletrônico. Com isso, percebemos que muitas pessoas possuem celulares antigos, danificados em casa, que acabam se tornando inúteis dentro do cotidiano daquela pessoa.

Solução: A solução se trata de uma empresa que compra celulares antigos, usados e danificados, concerta-os através de parcerias com oficinas de manutenção, e os revende para novos usuários. Portanto, nosso intuito é realizar a intermediação de vendedores e compradores de celulares, visando um maior aproveitamento dos mesmos.

Alunos: Maria Vitória Bragança, Eduardo Toneatti, Miguel Toassa Sprengel

Turma/Professor: Turma 001 - Profa. Patricia Mari Matsuda


Relâmpago Businho

Megatendência: Economia Compartilhada e no Contexto de Conectividade e Smart Cities

O Problema: O nosso ponto focal é enfatizar as dificuldades que o cidadão, estudante e trabalhador enfrenta todos os dias em transportes públicos. Dentre eles, ressaltamos a superlotação, riscos de assalto e outros tipos de violência, demora dos ônibus para chegar e a falta de linhas diretas.

Solução: A solução pensada foi a criação de um aplicativo para otimização do tempo e percurso percorrido pelo usuário. O aplicativo irá disponibilizar a possibilidade do usuário ter uma rota pensada para ele, utilizando apenas um veículo para chegar ao seu destino e descendo sempre perto do seu destino final. Também, com os dados colhidos dentro do aplicativo, uma base de dados irá selecionar as rotas que mais necessitam de veículos e as que estão obsoletas, trazendo efetividade para o transporte.

Alunos: Andressa Sarmento, Giovanna Guadagnini Lima, Lucas Scaravelli, Nicoly Rodrigues Mota.

Turma/Professor: Turma 001 - Profa. Patricia Mari Matsuda


Elaboração de um projeto inovador minimamente viável, que seja repetível, escalável, de baixo investimento inicial e alto retorno. O grupo deve ser capaz de construir um MVP, validar junto ao público-alvo e aprender se deve preservar ou pivotar.
Ferramentas: Canvas modelo de negócio, construção de MVP.



Casa Container

Megatendência: Urbanização - ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis

O Problema: No Brasil, há muitas pessoas que moram em casas em condições precárias e sem segurança. Tendo isso, como um problema, o grupo decidiu procurar uma solução para a pergunta: Como podemos criar uma habitação segura e sustentável para aqueles que mais necessitam?

Solução: A alternativa para criar uma casa que não possui a necessidade de manutenção recorrente e que seja sustentável foi adaptar um container como casa. O container contará com material de sacrifício para que o metal do container não oxide e um teto verde para melhorar a sensação térmica do interior da casa. As casas serão colocadas em um condomínio para uma maior segurança.

Alunos: Beatriz Hidalgo Fernandes, Beatriz Sandrini R. da Cruz, Bianca Pontieri Arafat. Henrique Ferreira Viduedo, Sarah Moretzsohn Gonçalves, Manuella Valles Egrejas

Turma/Professora: Turma 032 - Prof. Edson Coutinho


Blind Sense

Megatendência: ODS 9.5

O Problema: Muitos deficientes visuais até hoje, não possuem formas de conseguir caminhar ou entender o que ocorre ao redor de si. Por exemplo, caso o deficiente visual queira ver a data de validade de um produto, ou tentar evitar um obstáculo na rua, ele não possui as ferramentas adequadas para auxiliá-lo no dia-a-dia.

Solução: A solução encontrada pelo grupo foi a ideação de uma bengala tecnológica, que possui sensores ultrassônicos que sinalizam através de sons objetos e obstáculos. O outro produto foi um óculos inteligente, que além de conseguir se conectar com apps e ferramentas, possui câmeras e fones para facilitar a identificação de textos e objetos.

Alunos: Felipe Gushi Feola, Tadeu Verzbickas Kavakama, Lucas Pinto de Campos, Enzo Gregório Irokawa, Gabriel Orfano de Martini, João Pedro Soares Cabral, Lucca Giuliano Nastas.

Turma/Professor: Turma 033 - Profa. Denise Luciana Rieg.


Consulte Aqui

Megatendência: Internet das Coisas.

O Problema: O problema selecionado pelo grupo foi a dificuldade dos consumidores em enxergar a tabela nutricional, principalmente quando elas se localizam em lugares escondidos e em letras miúdas.

Solução: A ideia escolhida se trata de um aplicativo, onde ao se cadastrar, o consumidor poderá consultar a tabela nutricional de todos os produtos que ela escolheu, podendo ver avaliações de pessoas reais que já consumiram ou a opinião do produto, assim deixando as pessoas mais bem informadas com as propriedades do produto.

Alunos: Lucca Silva Ferreira, Luigi Vicentin, Gustavo Bertacchi, Isabela Federizzi Sanchez, Isabeli dos Santos Felix, Caroline Alves Barroso, Isabela Gil.

Turma/Professora: Turma 034 - Profa. Maria Laura Ferranty Mac Lennan.


Sensor de Vazamento de Gás

Megatendência: Indústria 4.0

O Problema: Foi observado um alto índice de acidentes causados por vazamentos de gás em casas, restaurantes, hotéis e industrias. O mesmo pode ocasionar explosões e asfixia, segundo pesquisas feitas pelo grupo, foram constatados mais de 4.000 casos só na cidade de São Paulo. O GLP é uma mistura de gases derivados do petróleo, que são altamente inflamáveis e possuem compostos químicos que causam asfixia.

Solução: Para solucionar a problemática, criamos um sensor de vazamento de gás de cozinha, localizado na lateral do fogão. O mesmo atua como um sensor de presença de gás no ar ( tendo como base um LEL inferior a 8%), juntamente a um dispositivo de fechamento de valvulares e abertura do sistema de ventilação para dispersão do gás.

Alunos: Ana Gabriela, André Martins, Giovanna Gioli, Lais Sobral, Nadia Vo, Rafaela Botter, Alice Spinelli.

Turma/Professora: Turma 035 - Profa. Maria Laura Ferranty Mac Lennan.


Smart Trash

Megatendência: Consumo e Produção responsáveis.

O Problema: Como podemos estimular a sustentabilidade por meio da coleta seletiva.

Solução: Um lixo inteligente que pretende te poupar de realizar a separação do lixo manualmente.

Alunos: Daniel Keunecke, Júlia Veloso, Fernando Koichi, Ana Giulia Machado, Giovana Venturoso Pereira, Vitor Vianna, Gustavo Matos, Eduardo Bragato.

Turma/Professora: Turma 038 - Prof. Marcos Aurélio Martão.


IFinance

Megatendência: Economia compartilhada no contexto da conectividade e smart cities.

O Problema: A quantidade de jovens assalariados entre 15 e 20 anos desinformadas sobre investimentos e organização financeira. Além disso, as barreiras psicológicas (medo de assumir riscos) e intelectuais (falta de conhecimento em finanças) que corroboram para iserção dessas pessoas no mercado financeiro de investimento.

Solução: Trazer soluções para as barreiras psicológicas e intelectuais através de um aplicativo com uma central de comunicação que esteja disponível e fortemente alimentado de conteúdos. O software conta com uma boa didática e dinamismo, além de possuir diversas ferramentas que podem ser usadas nos nichos de investimentos (Renda Fixa, Variável, Criptoativos, Renda Extra), planilhas para organização de orçamento, palestras com grandes players do mercado, disponibilização de atendimento particular de Assessoria e Consultoria direcionada para cada caso e perfil de cliente.

Alunos: Enzo Dentello Bolcont Luiz, Gabriel Carvalho, Osni de Godoy Bortolatti Junior.

Turma/Professora:Turma 016 - Profa. Patricia Mari Matsuda.


Confira as fotos do evento anterior

Cronograma

Exposição Online

01 a 10 de Dezembro de 2022


Cerimônia de Premiação

08 de Dezembro às 19h30

Critérios de Avaliação

Contato/Dúvidas

Coordenador do projeto - Prof. Marcos Martão:
amartao@fei.edu.br

Ou

Fale com a gente pelo WhatsApp da FEI: (11) 4109-0200, Clique aqui!.




















Carregando - Aguarde!