Neste evento você encontrará trabalhos inovadores de FEIanos(as) do 1º e 2º semestre de Engenharia, das turmas da disciplina Práticas de Inovação I e II. Aqui serão apresentados o resultado final, em formato de vídeo, para os coordenadores de curso e convidados, que farão suas avaliações a fim de escolherem os vencedores.

Conheça os Projetos


A partir das Megatendências, alunos desenvolvem a análise e solução de um problema relacionado a um projeto inovador que será testado e refinado pela disciplina no semestre seguinte.
Ferramentas utilizadas: Design thinking, Matriz Guto, 5w2h, Focus group.



IFinance

Megatendência: Economia compartilhada no contexto da conectividade e smart cities.

O Problema: A quantidade de jovens assalariados entre 15 e 20 anos desinformadas sobre investimentos e organização financeira. Além disso, as barreiras psicológicas (medo de assumir riscos) e intelectuais (falta de conhecimento em finanças) que corroboram para iserção dessas pessoas no mercado financeiro de investimento.

Solução: Trazer soluções para as barreiras psicológicas e intelectuais através de um aplicativo com uma central de comunicação que esteja disponível e fortemente alimentado de conteúdos. O software conta com uma boa didática e dinamismo, além de possuir diversas ferramentas que podem ser usadas nos nichos de investimentos (Renda Fixa, Variável, Criptoativos, Renda Extra), planilhas para organização de orçamento, palestras com grandes players do mercado, disponibilização de atendimento particular de Assessoria e Consultoria direcionada para cada caso e perfil de cliente.

Alunos: Enzo Dantello Bolcont Luiz, Gabriel Carvalho e Osni de Godoy Bortolatti Junior.

Turma/Professor: Turma 016 - Profa. Patricia Mari Matsuda.


FINTECH INVESTIMENTOS

Megatendência: Novos modelos de aprendizado.

O Problema: A falta de organização e conhecimento financeiro da população brasileira.

Solução: Criação de uma Fintech de investimentos feita através de um aplicativo que propõe educação financeira por meio de palestras com especialistas da área financeira, podcasts e consultas com nossos profissionais. Na intenção de ensinar e descomplicar o mercado financeiro no Brasil.

Alunos: Rafael Nunes Mendes, Henrique Boton Fernandes, Leonardo Laforé de Souza, Henrique Bueno Serafim, Bruno Camargo Menezes Cunha.

Turma/Professor: Turma 001 - Profa. Patricia Mari Matsuda.


BMS

Megatendência: Mobilidade.

O Problema: Tendência de descarte elevado de baterias de lítio para os próximos anos.

Solução: Dispositivo gerenciador de baterias de alta tensão.

Alunos: Deofranir Aluizio Rodrigues Junior, Paulo Vitor Fratta, Sergio de Siqueira Santos, Daniel Bueno de Lima Silva, Caroline Palma, Gustavo Gabanelli, Lucas Eduardo Barreto de Oliveira.

Turma/Professor: Turma T2N - Profa. Maria Laura Ferranty Mac Lennan.


Casa Container

Megatendência: Urbanização.

O Problema: No Brasil, há muitas pessoas que não possuem moradia ou então moram em casas com condições precárias e sem segurança. Tendo isso, como um problema, o grupo decidiu procurar uma solução.

Solução: Sendo assim, a alternativa para criar uma casa que não possui a necessidade de manutenção recorrente e que seja sustentável foi adaptar um container como casa, o container, material de sacrifício para que o container não oxide. E os containers serão colocados em um condomínio para uma maior segurança.

Alunos: André Mola Pereira, Arthur Simões Bergamin, Beatriz Hidalgo Fernandes Silva, Gabriel da Silva Becker, Manuella Valles Egrejas, Ronaldo Breno Silva López, Sarah Moretzsohn Gonçalves.

Turma/Professor: Turma 002 - Prof. Marcos Aurélio Martão.


Estação Fixa de Filtragem dos Rios

Megatendência: ODS - Número 14 do projeto ONU 2030.

O Problema: O problema se dá pelo mau descarte de lixo por parte da sociedade, com uma parcela dele sendo jogada diretamente em rios ou, por meio de chuvas fortes, vindo de proximidades dos rios até eles.

Solução: A solução consiste na instalação de uma espécie de filtro, em escala ampliada, para rios com problemas de poluição sólida severa. Este filtro que terá um formato de grade deve ser instalado de margem a margem no rio, com um ângulo de 45° para o melhor aproveitamento da força da correnteza ao direcionar os resíduos coletados a uma das margens. Após o lixo se acumular na margem do rio uma espécie de esteira deverá ser acionada para, de maneira automática, retirar o lixo do rio e direcioná-lo para um container.

Alunos: Antônio Carlos Picolo Filho, Antônio Maíque Soleira Chanes, Alberto Seiji Assato, Beatriz Sandrini R. Cruz, Bruno da Costa Harnbacher, Danilo Abude Gigliotti, Fernanda Píres Carvalho, Matheus Hudson Cavalcante, Rebeca Palma de Oliveira.

Turma/Professor: Turma 003 - Prof. Marcos Aurélio Martão.


Rio Limpo

Megatendência: Sustentabilidade.

O Problema: Poluição Do Rio Paraíba do Sul que afeta a vida da população que vive ao seu redor.

Solução: Sistema de filtros nas saídas de esgoto, filtros em livre movimento no rio e um sistema de coleta e incentivo para o descarte adequado.

Alunos: Lucas Da Ressurreição, Anderson da Silva Rifan, Gabriel Orfano De Martini, Lucas Aquino de Custódio, Henrique Tonon Rui Freitas, João Victor Lopes de Souza, João Vitor Soares Pena.

Turma/Professor: Turma 104 - Prof. Edson Coutinho.


ADI

Megatendência: Educação do Futuro.

O Problema: Dificuldades dentro da FEI.

Solução: Aplicativo Comunidade Feiana.

Alunos: Ana Giulia Machado Soares, Felipe Maciel Ribeiro, Gabriel Celso Martin Couto, Guilherme Botareli Dias, Luigi Bendassoli de Oliveira, Lorena Teixeira Gonçalves, Otávio Antônio de Lima Kesan, Victor Borba, Vinicius Freitas da Silva.

Turma/Professor: Turma 005 - Profa. Maria Laura Ferranty Mac Lennan.


HiddenLix

Megatendência: Saúde e Bem-estar

O Problema: A problemática destacada é o acúmulo de lixo gerado pela falta de espaço, separação e efetividade da coleta nas grandes cidades. Segundo o Panorama de Resíduos Sólidos do Brasil, SP e RJ são os maiores produtores de lixo no país e a sua exposição na rua causa mau cheiro, doenças, proliferação de insetos, enchentes e contaminação da água.

Solução: A criação de três caçambas de lixo subterrâneas (orgânico, reciclável e entulho) nos lugares já contaminados e utilizados para descarte. Deste modo, para abrir e fechar as lixeiras será necessário empurrar a respectiva alavanca. No momento em que o gari for recolher ele utiliza um controle para subir a caçamba e depositar o resíduo no caminhão.

Alunos: Ana Beatriz Rodrigues Wakabayashi, Caroline Alves Barroso, Isabeli dos Santos Felix, Maria Eduarda de Sousa Veloso, Matheus Azarias Gomes, Thalita Nascimento Azevedo.

Turma/Professor: Turma 006 - Profa. Denise Luciana Rieg.


Elaboração de um projeto inovador minimamente viável, que seja repetível, escalável, de baixo investimento inicial e alto retorno. O grupo deve ser capaz de construir um MVP, validar junto ao público-alvo e aprender se deve preservar ou pivotar.
Ferramentas: Canvas modelo de negócio, construção de MVP.



Fast Fit

Megatendência: Saúde e Bem estar.

O Problema: Como podemos contribuir para que as pessoas tenham um estilo de vida saudável associado à sua rotina?

Solução: Uma academia que funciona 24 horas e possibilita o agendamento de horários de treino, para que os hábitos saudáveis se tornem parte da rotina de nossos clientes. Além de serviços adicionais disponiveis em nosso estabelecimento, entre eles consultas com profissionais da área da saúde, oferta de produtos tanto alimentícios quanto vestuários relacionados ao mundo fitness e o acompanhamento personalizado aos alunos.

Alunos: Brendo Brito Santos, Bryan Silva Oliveira, Danillo Lisboa da Silva, Larissa Alves Paiva.

Turma/Professora: Turma 016 - Profa. Patricia Mari Matsuda.


UP HORTAS

Megatendência: Saúde e Bem estar - Alimentos.

O Problema: Como podemos democratizar o acesso a alimentos saudáveis para camadas mais carentes da nossa sociedade?

Solução: Para solucionar o problema foi criado o aplicativo uphortas, para conectar produtores a consumidores, com diferentes planos, com diferenciais para clientes que participam de programas sociais. Um sistema personalidado ao consumidor.

Alunos: Paulo Sergio de Lima Filho, Pablo Roberto da Silva Costa, Bruno Perdono, Pedro Henrique Costa da Silva, Geovanna Muniz Finco.

Turma/Professor: Turma 016 - Profa. Patricia Matsuda.


AMETHYST

Megatendência: Wearables Devices.

O Problema: Segundo o site O Globo, os casos de feminicídios aumentaram em 22% no Estado de São Paulo, no ano de 2021. Através desses dados, a falta de segurança das mulheres se tornou a principal causa que desejamos solucionar.

Solução: Uma pulseira tecnológica que, além da elegância proporcionada com o seu design, promove, através de suas ferramentas (botão de emergência, GPS e microfone), uma maior segurança às mulheres no seu dia a dia.

Alunos: Alicia Yara Oliveira Marques, Caio dos Santos Rodrigues Oliveira, Isabelle Cristine de França Aragão, Karen Harumi Souza Taira, Nathalia Marina Gonçalves Pereira, Raquel Mendes dos Santos.

Turma/Professora: Turma 031 - Prof. Edson Coutinho.


estação de carregamento através da biomassa

Megatendência: Energia acessível e limpa.

O Problema: Há poucos postos de abastecimento para carros elétricos em estabelecimentos comerciais e condomínios.

Solução: Tendo o problema em vista, foi desenvolvido um posto de abastecimento à base de biomassa para o carregamento de veículos elétricos.

Alunos: Bianca Sanches Alves, Bruno Barroso Cruz, Kaue de Almeida Fróes, Igor Santos Neves, Tomás Sarmento Rodrigues de Brito.

Turma/Professora: Turma 031 - Prof. Edson Coutinho.


KEVHOSE

Megatendência: Consumo e produção responsável.

O Problema: O problema se encontra no processo de irrigação por gotejamento, onde os sistemas existentes no mercado atual são conhecidos por diversos problemas. Nosso foco principal, foram as mangueiras que muitas vezes entopem ou ressecam por serem expostas ao tempo e não serem resistentes o suficiente.

Solução: A solução seria criar mangueiras utraresistentes ao sol, com sistema de filtragem, onde também seria implementado o uso de componentes químicos não tóxicos para o desentupimento das mangueiras, assim como, o uso de água de esgoto filtrada e da capitação de água da chuva.

Alunos: Gabriel Zancheta Medeiros, Giovani Nivoloni, Guilherme Nadim Martinho, João Pedro F. de Lima, Lorrane Eduarda P. Dal Vesco, Marcelo Horita.

Turma/Professora: Turma 032 - Prof. Marcos Aurélio Martão.


OSL

Megatendência: Indústria do Futuro.

O Problema: Muitas industrias atualmente ainda contam com o uso de linhas de montagem como modelo de produção, que conta com muitas máquinas posicionadas em alta proximidade. Desta forma, durante os período de manutenção, o técnico responsável fica muito exposto para possíveis problemas, e na ocasião de uma máquina reativar a chance de causar acidentes é muito alta.

Solução: Para resolver este problema, foi desenvolvida a Ocular Safety Lock, ou OSL, a primeira trava biometrica que corta a energia das máquinas durante os períodos de manutenção. Quando uma máquina apresenta defeitos que indiquem a necessidade de manutenção, o responsável insere a sua biometria ocular na OSL, indicando que foi iniciado um processo de manutenção. A trava então corta a energia da máquina, prevenindo que ela reative enquanto há trabalhadores ao seu redor. Quando a manutenção for concluída, o técnico insere novamente a sua biometria na trava, liberando o fluxo de energia para a máquina.

Alunos: Diego Wenck Ribeiro, João Pedro Moya Georges, Henrique Luisi Fernandes Pinto.

Turma/Professora:Turma 32 - Prof. Marcos Aurélio Martão.


Confira os Vencedores

Confira as fotos do evento

Cronograma

Exposição Online

11 a 22 de Junho de 2022


Cerimônia de Premiação

25 de Junho às 10h00

Critérios de Avaliação

Contato/Dúvidas

Coordenador do projeto - Prof. Marcos Martão:
amartao@fei.edu.br

Ou

Fale com a gente pelo WhatsApp da FEI: (11) 4109-0200, Clique aqui!.




















Carregando - Aguarde!