O Evento

Neste evento você encontrará trabalhos inovadores de FEIanos(as) do 1º e 2º semestre de Engenharia, das turmas da disciplina Práticas de Inovação I e II. Aqui serão apresentados o resultado final, em formato de vídeo, para os coordenadores de curso e convidados, que farão suas avaliações a fim de escolherem os vencedores.

Conheça os Projetos


A partir das Megatendências, alunos desenvolvem a análise e solução de um problema relacionado a um projeto inovador que será testado e refinado pela disciplina no semestre seguinte.
Ferramentas utilizadas: Design thinking, Matriz Guto, 5w2h, Focus group.



Walkwise

Megatendência: Wearables

O Problema: Carência de acessórios (wearables) para pessoas com problemas na coluna, que não são consideradas PCD.

Solução: Uma palmilha inteligente (Walkwise) que ajusta a forma da pessoa pisar no chão, fazendo a mesma andar de maneira correta e cuidar de sua coluna.

Alunos: Alex Fernando Benitez Junior, Carlos Daniel Mota Moreira, Everton Silva de Santana, Philyp Allan Fusquinide Lima, Thiago Medeiros Brito, Vagner José Silva.

Turma/Professor: Turma 001 - Profa. Denise Luciana Rieg.


Sistema unificado contra proteção de picos

Megatendência: Energia

O Problema: Perda de eletroeletrônicos por conta de picos de energia, que podem ser causados por tempestades ou problemas na rede elétrica, por exemplo.

Solução: Sistema unificado de proteção de picos de energia: consiste em uma bateria que armazena energia suficiente para alimentar residências por um período, diminuindo a corrente elétrica gradativamente. Além disso, há uma luz de aviso dentro das casas, avisando moradores da dependência pela bateria.

Alunos: Murilo Mendonça Silva, Giovana Dionisio da Silva, Douglas Lara da Silva, Pedro Henrique Almeida Andrade, Luiz Fernando de Lima Soares, Leonardo Garcia Pavam, Kayque da Silva Bezerra.

Turma/Professor: Turma 001 - Profa. Denise Luciana Rieg Scramim


NanoHeal

Megatendência: Fármacos e cosméticos

O Problema: Pessoas que praticam esportes e fazem competições, sofrem lesões que muitas vezes as impossibilitam de continuar nos campeonatos. Com isso, atualmente, há produtos que não contêm uma melhora tão rápida e obtêm um custo benefício elevado, o que dificulta na compra desse produto. Pensamos então, em como criar um produto que englobe essas pessoas que sofrem por lesões e procuram um produto com uma recuperação mais ágil e eficiente.

Solução: Criamos um creme com nanotecnologia, chamado NanoHeal, criado com o intuito de oferecer uma melhora eficaz e rápida para pessoas que sofrem lesões e precisam de uma recuperação mais ágil e eficiente, evitando o desconforto no dia a dia e no trabalho. Podendo continuar com suas atividades frequentemente.

Alunos: Jessica dos Santos Dias, Jeniffer Camily Nerinho da Rocha, Julia Costa Santos, Giovanna da Silva Miranda, Lorena Carnelossi Aranha, Murilo Rondello Nascimento, Kamilly de Assis Teixeira.

Turma/Professor: Turma 002 - Profa. Dra. Patricia Mari Matsuda


HidroEnergia

Megatendência: Energia Limpa e Acessível

O Problema: Tornar a energia elétrica acessível para todos. Fazendo com que todos consigam ter acesso por um baixo custo.

Solução: A solução a ser prototipada será uma mini hidrelétrica pelos hidrômetros de suas residências para gerar energia para o próprio

Alunos: Gabriel Formigari Csuraji Steganha, Giovana Vitória Leite, Guilherme Dias Ribeiro, Luís Gustavo Rodrigues Alves, Thiago Mendes Ferreira, Vinicius Caetano de Souza, Vinicius Rodrigues Torres.

Turma/Professor: Turma 002 - Prof. Dr. Marcos Aurelio Martão


Elaboração de um projeto inovador minimamente viável, que seja repetível, escalável, de baixo investimento inicial e alto retorno. O grupo deve ser capaz de construir um MVP, validar junto ao público-alvo e aprender se deve preservar ou pivotar.
Ferramentas: Canvas modelo de negócio, construção de MVP.



Ocean Clean

Megatendência: Saúde e Bem-estar

O Problema: Impactos ambientais e socioeconômicos ocasionados pela poluição de petróleo nos oceanos, como consequência a vida e biodiversidade marinha e das populações ribeirinhas são prejudicadas a longo prazo.

Solução: Criação de um robô autonomo, utilizando a inovação e as tecnologias atuais que visa filtrar o petróleo do mar decorrente de vazamentos, através de um filtro que coleta e separa o petróleo da água e dos animais marinhos e utilizando ultrassom para afastar cardumes das manchas de petróleo.

Alunos: Mariana pailo, Rodrigo augusto, Vinicius Pereira, Matheus Barreto, Pedro Sampaio, Enrico Terra, Kenzo Iada, Eduardo Dupas.

Turma/Professora: Turma 031 - Profa. Dra. Patricia Mari Matsuda


Be You (BBB)

Megatendência: Saúde e Bem-estar

O Problema: Através das compras em sites de e-commerce, existe uma dificuldade em fazer com que as mulheres se sintam bem, ao adquirir vestuários online, sem experimentar, fica sempre a dúvida se aquilo que estão adquirindo atende as suas necessidades. Diversas lojas visitadas o tamanho não é padrão, existem diversos tamanhos desde o XXP ao XXG.

Solução: Desenvolvemos uma solução para que as mulheres possam ter uma melhor experiência ao comprar uma roupa em lojas virtuais. Foi feito um aplicativo que consegue ajudar as mulheres a personalizar o seu próprio avatar com medidas reais, facilitando, dessa forma, provar os vestuários que estão em seu carrinho de compras online.

Alunos: Bianca Boscovich De Marchi, Felipe Galante Alvarez, Giovanna Virginia Perretta, Laura D'Angelo Giacomini, Mayara Camargo Giongo.

Turma/Professor: Turma 033 - Profa. Patricia Mari Matsuda


SODA

Megatendência: Cidades Inovadoras

Modelo de négocio: O produto consiste em sensores de batimentos cardíacos no volante de veículos para identificar se o motorista está a dormir. Caso esteja, são ativados protocolos para acordá-lo. O produto será vendido para as montadoras e concessionárias, para instalação nos carros, nos aproximamos do nosso cliente por meio de visitas presenciais e e-mail, nossa receita será inteiramente da venda do produto e sua assistência, nossos parceiros são as empresas automobilísticas, banco (crédito fiscal) e fornecedores de matérias primas.

Alunos: Arthur Batista Pelegrini, Gabriel Frederick Barbuglio, Luigi Leonardi, Rafael Santos, Gustavo Hantower, Rodrigo Lazarini Querato.

Turma/Professora: Turma 032 - Profa. Denise Luciana Rieg Scramim


WAY TO ZERO

Megatendência: Energia

Modelo de negócio: Nosso modelo de negócio, se trata de um gerador de energia que funciona através de energias renováveis (solar e eólica), o foco deste produto é auxiliar na recarga de veículos elétricos e híbridos em pontos estratégicos, como por exemplo: postos em estradas rurais. Nosso público-alvo serão os próprios proprietários de veículos elétrico e híbridos, e também, empreendedores que desejem adquirir o produto para qualquer uso.

Alunos: Filipe Amancio, Guilherme Kenji, Renan Canova, Renan Le Senechal, Sarah Brunhara, Pedro H. Fernandes, Victor Sousa.

Turma/Professora: Turma 016 - Profa. Denise Luciana Rieg Scramim


Confira as fotos do evento anterior

Cronograma

Avaliação Online

01 a 06 de Junho de 2023


Cerimônia de Premiação

15 de Junho às 19h30

Critérios de Avaliação

Contato/Dúvidas

Coordenador do projeto - Prof. Marcos Martão:
amartao@fei.edu.br

Ou

Fale com a gente pelo WhatsApp da FEI: (11) 4109-0200, Clique aqui!.




















Carregando - Aguarde!