Parceria entre a FEI e ABINFER produzirá máscaras de proteção contra o COVID-19

As peças produzidas com técnica de injeção de plásticos no lugar da impressão em 3D com a máquina de corte a laser da FEI serão enviadas ao Ministério da Saúde
Imagem responsiva

O Centro Universitário FEI é uma Instituição que há quase 80 anos procura seguir o lema de seu fundador, Pe. Roberto Saboia de Medeiros, que dizia: “O que falta me atormenta”. E é em momentos como o que vivemos atualmente que esse lema se torna mais latente, em que alunos e corpo docente de todos os cursos da FEI estão se unindo para buscar soluções que possam ajudar do combate à pandemia de Covid-19.

Recentemente o coordenador do Mestrado em Engenharia Mecânica da FEI, Rodrigo Magnabosco, compartilhou com professores e alunos a iniciativa que estava desenvolvendo em sua própria residência, a impressão de máscaras tipo face shield em impressora 3D utilizada por profissionais da saúde que estão na linha de frente e precisam se proteger do Covid-19.

A iniciativa foi rapidamente abraçada pela FEI, que possui impressoras 3D. Os técnicos de laboratório da FEI já estão se revezando no campus para iniciar a produção. “Sem os EPI's as equipes médicas de enfermagem e de fisioterapia logo sucumbirão, e há falta mundial destes equipamentos, por isso a importância de nos unir neste momento e dar a nossa contribuição para sociedade que está no combate ao Coronavírus”, explica o professor.

A expectativa é que a produção seja em torno de 20 máscaras por dia. Com a parceria entre a FEI e ABINFER (Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais), a empresa utilizará a técnica de injeção de plásticos no lugar da impressão 3D, e a FEI utilizará a máquina de corte a laser para moldar as placas que são utilizadas na máscara. Isto aumentará exponencialmente a produção de peças por dia. “A ABINFER enviará os EPI’s para o Ministério da Saúde para distribuição, masnós também estamos em contato com prefeituras da região do ABC, Incor e entidades carentes para fazer essa doação”, explica Magnabosco.

Imagem responsiva

A parceria está aberta

O professor Rodrigo ressalta a dificuldade em encontrar as matérias-primas para acelerar a produção das máscaras. Filamento para impressão 3D em ABS, PLA ou PETG, além do acetato cristal em placas de 0,5 mm de espessura, são os gargalos de hoje para acelerar ainda mais a produção; por isso o professor convida a todos que queiram se juntar ao time, seja empresas ou não, que se interessem em doar matéria-prima ou colocar a seu equipamento a disposição, que entre em contato com a FEI para que luta contra o Covid-19 cada vez mais ganhe força.

Além dessa, o Centro Universitário FEI tem apoiado e fomentado outras iniciativas institucionais, como a FEI Júnior SP Apoia (clique aqui), que tem como objetivo auxiliar na gestão de MEIs (Microempreendedores Individuais), micros e pequenosnegócios, campanha de doação de alimentos, doação de jogos para ajudar as crianças neste período crítico para elas de quarentena, até a iniciativa de alunos que tem produzidos máscaras do mesmo modelo que as da FEI em suas casas.