1ª Dica: Preparando o ambiente de estudo

Considere ergonomia. Ajuste a altura da cadeira, teclado e tela para se sentir confortável. Os antebraços e as coxas devem estar nivelados e paralelos ao chão. Os pulsos não devem ser dobrados durante a digitação. 
Configure boa iluminação e assentos confortáveis. A iluminação na sala deve ser pelo menos tão brilhante quanto a tela do computador para evitar cansaço visual. 




2ª Dica: Disciplina

Tenha foco! Cuidado ao navegar no buraco negro da Internet. É fácil perder a noção do tempo enquanto você transita das redes sociais para um site, para outro e assim por diante. 
Tenha um pouco de paz e sossego. Você precisará de um local tranquilo para estudar, sem distrações como televisão, família ou colegas de quarto. 




3ª Tenha Persistência!

A persistência é talvez a maior chave para o sucesso no aprendizado on-line. Os alunos que obtêm sucesso são àqueles que procuram ajuda quando necessário, trabalhar diariamente em todas as aulas e persistir em desafios. 
Quando você se deparar com um desafio, não desista! Peça ajuda para seus colegas e professores. 




4ª Gerencie o seu tempo, use a tecnologia a seu favor

Defina um cronograma de estudo gerenciável para si mesmo e cumpra-o. Os alunos que obtêm sucesso são aqueles tem uma rotina diária estabelecida. 
Faça uma lista diária de "Tarefas". Divirta-se verificando as coisas da lista conforme você as conclui.



Confira alguns aplicativos que te ajudam nessa gestão:

ClearFocus: É um aplicativo de gerenciamento de tempo que ajuda o usuário a ser mais produtivo, baseado na técnica de pomodoro. Com esse app, você pode cronometrar intervalos de tempo nos quais você deve dirigir todo o seu foco para os estudos e, nesse momento, você deve evitar qualquer tipo de distração. Mas nem tudo é trabalho: o ClearFocus também envia notificações quando a hora do descanso chegar. 


Evernote: Um aplicativo de produtividade que oferece armazenamento de notas e checklists, organiza fotos, documentos, áudios e vídeos, e ainda oferece um chat para que você possa interagir com outras pessoas sobre o desenvolvimento das suas tarefas. Neste aplicativo, você pode concentrar e organizar todos os conteúdos necessários para seus estudos.


EasyStudy: Outro aplicativo para organizar os estudos em português, com funções que auxiliam o estudante em sua rotina. Entre as funcionalidades disponibilizadas está a possibilidade de criar um planejamento diário. Na plataforma também é possível organizar os estudos por sessões, matérias ou temas. O app possui um sistema de notificações que sempre avisa o quê e quando o aluno precisa estudar.


Google Drive: Vida de estudante é ter arquivos espalhados pelo e-mail, pastas no computador e Pen drives. Administrar tantas plataformas sempre causa alguma confusão e a solução pode ser o Google Drive. A ferramenta pode ser acessada no celular ou computador e usuário pode organizar pastas com diferentes tipos de arquivos. 

Fonte: careerwise.minnstate.edu