Conheça de forma prática e objetiva os trabalhos de conclusão de curso dos alunos de graduação em Engenharia Mecânica.

Clique em uma das ênfases abaixo para conhecer os projetos.


Projetos de conclusão do curso de graduação em Engenharia Mecânica Plena.



Projeto EVE

Resumo: Motivado por atender o aumento da demanda energética, o projeto traz uma proposta inovadora de aproveitamento da energia eólica. Diferente de um aerogerador convencional, o EVE não utiliza pás rotativas e pode ser instalado em edifícios, aproveitando espaços nunca antes explorados para esta finalidade, sendo dimensionado para operar em velocidades de vento comuns nas grandes cidades. Acompanhando as Megatendências, o Projeto EVE é uma solução potencialmente promissora para o futuro.

Saiba mais sobre o projeto

Integrantes: Winnie Lacerda, Alefe Cândido, Claudio Ruyz, Bruno Mariano de Carvalho, Guilherme Dias, Jackson Mendes, Bruno Mantovanello, Ricardo Barreto, Igor Ribeiro.


FAS - Flamejador Agrícola Seletivo

Resumo: Com o propósito de desenvolver uma alternativa ao uso de agrotóxicos no controle de ervas daninhas, projetou-se um equipamento capaz de combater as pragas no espaço agrícola por meio da técnica de controle físico, conhecida como o flamejamento, que tem por objetivo a exposição da erva à chama, até que a mesma atinja a temperatura que ocasionará sua morte. Faça o download do arquivo “Desenho 3D” e visualize o equipamento em qualquer ângulo, pelo computador ou pelo celular.

Saiba mais sobre o projeto

Integrantes: Thiago Lins Carnielo, Vithor Allexandre Kyriu Tseng, Bruno Pinhão Delgado, Danilo Rodrighero Vassoler, Daniel Henrique Gomes Mantovani, Guilherme da Silva Toniolo, Gabriel Rodrigues Milaré, Felipe Bittencourt, Rafael dos Anjos Toreson.




SPLASH: Sistema Possibilitador de Locomoção Assistida e Sustentação Harmônica.

Resumo: O “SPLASH” objetiva projetar e simular um exoesqueleto passivo para membros inferiores que auxilie idosos a reduzirem o custo metabólico na caminhada simplificando a atividade, a fim de proporcionar maior autonomia e qualidade de vida para essa população debilitada, uma vez que a busca pela melhoria na qualidade de vida é uma ação intrínseca do ser humano, e nesta está inclusa a procura por minimizar os esforços físicos prejudiciais a sua saúde.

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Integrantes: Dimitri Benito Cavallini, Gabriel Campaner, Gabriel Pompermayer, Leonardo de Paula Rodrigues, Henrique Victorino, Renan Beijo Liberato, Sheng Pueyo Hiu, Rubens Murilo do Carmo Basciotti, Vitor Chagas Guidolin, Lígia Garcia.




InnovaChair

Resumo: A InnovaChair visa a fabricação de uma cadeira de rodas utilizando o conceito de manufatura aditiva, através do método de impressão 3D. Este método tem como premissa a adição de material polimérico camada a camada para a obtenção de sua peça. A inovação na sua produção, acrescido de melhorias e um novo olhar a partir do âmbito da engenharia, traz uma maior adaptabilidade, personalização e ergonomia, de forma a otimizar este equipamento às necessidades do cotidiano e fisiologia do usuário.

Saiba mais sobre o projeto

Integrantes: Beatriz Lima Batista, Carlos Alberto Custódio Júnior, Gabriel de Paiva Dhein, Gabriel Goes Garcia, Guilherme Lima C. de Assis, Gustavo Leandro Canin, João Henrique de Mello R. Dias, Luis Carlos da Rocha Freire, Luis Ricardo Zocca da Silva, Matheus Valesi Barrionuevo, Vinícius Oliveira Alves.




Projeto Auto Soldas

Resumo: O Projeto AutoSoldas criou uma máquina para soldagem semiautomática de tubulações e flanges, a partir da demanda da automação de processos de uma empresa do ramo. O equipamento possui dois movimentos realizados através de motores de passo, bem como três outros movimentos manuais para ajuste e logística e possibilidade do uso de dois processos de soldagem diferentes. Com o uso das ferramentas de engenharia e simulação, desenvolvemos uma solução técnica e financeiramente viável para tal.

Saiba mais sobre o projeto

Integrantes: Beatriz Cabral Lemes, Henrique Marques Donda, Henrique Naim Finianos Feliciano, Lucas de Abreu Gabriel, Lucas Makio dos Anjos, Marcos Dias Costa, Sthefany Leopoldo, Tiago de Godoy Alves Cordeiro, Victor Sangaletti.




DEC - Dispositivo Ergonômico para Cirurgiões

Resumo: Devido às condições de trabalho, os cirurgiões podem sofrer distúrbios musculoesqueléticos, comprometendo sua capacidade em exercer a função de forma parcial ou total e o Dispositivo Ergonômico para Cirurgiões (DEC) foi projetado visando reduzir esses distúrbios, atenuando a fadiga do profissional, envolvendo questões econômicas, sociais, mecânicas e médicas, tornando o procedimento cirúrgico mais confortável para o cirurgião e mais seguro para o paciente.

Saiba mais sobre o projeto

Integrantes: Ana Carolina Dalcorso, Arthur Niel Gaspar, Beatriz de Moraes de Dantas, Bruno Santoro, Cristiano Augusto Tanaka, Felipe Laruccia Sant' Anna, Guilherme Oliveira Gomes, Michelle Sayuri Cachonis, Otto Augusto Pereira Rocha, Vinicius Dias de Sá.




AT-HOS

Resumo: O projeto AT-HOS trata do desenvolvimento dos membros inferiores de um robô humanoide e foi inspirado na necessidade de assistência devido a maior longevidade da população mundial. Além disso, o projeto busca desenvolver e direcionar esse robô para jogar futebol, seguindo a missão da instituição RoboCup. Essa instituição incentiva alunos, professores e mesmo empresas do mundo todo a desenvolver robôs, estes buscam manter um constante progresso tecnológico no mundo da engenharia e da robótica.

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Integrantes: William Yassuhiro Yaguiu, Giovanna Pedroso Coelho, Vitor Alves da Cruz, Fabio Yoiti Matsuda, Julio Cesar Paulino Barbosa, Rafael Dias Favero, Gustavo Molina Matos, Hugo Barreto Quelhas.




WINDWAY TECHNOLOGY CORP.

Resumo: Mudanças ambientais e culturais na indústria e metas sustentáveis estipuladas pela SDS acabaram por aquecer muito a busca por fontes renováveis de energia. Tendo destaque a geração de energia elétrica por geração eólica. Tem-se dois modelos de turbina eólica, a horizontal (HAWT) e a vertical (VAWT). As VAWTs possuem baixa emissão de ruído e versatilidade de aplicações, possibilitando sua proximidade com os pontos de consumo e a consequente redução de sobrecarga na rede de alimentação.

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Integrantes: Ricardo Barbosa de Almeida, André Luiz Aguero Domingos, Letícia Evellyn de Oliveira Martins, Rafael Pereira Trevisan, Lucas Fuga Ferreira, Lucas Matheus Silva Pereira.




Sistema Solar de Aquecimento de Baixo Custo

Resumo: Nosso projeto visa o estudo e elaboração de um sistema de aquecimento solar de baixo custo, que tem como objetivo reduzir o uso de energia elétrica para aquecimento de água principalmente durante o banho, viabilizando seu uso em comunidades de menor renda. Através de equacionamentos matemáticos e análises em CFD, buscaremos o custo de produção e eficiência energética desse sistema para substituição de modelos industrializados, que possuem valor na faixa de R$1800,00 até R$4000,00.

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Integrantes: Allan Bezerra Miguel, Bruno Varizi do Carmo, Henrique Bernard Duarte Ramos, Iago de Oliveira Santarelli, Jonathas Marchini F. Leite, Nicole Mamede Lopes, Thiago Velloso Cruz.




Solluz

Resumo: O projeto Solluz consiste no desenvolvimento e adequação de um sistema de geração de energia elétrica, baseado em usinas Heliotérmicas, visando economia de consumo de rede e possivelmente implementação em comunidades e locais de difícil acesso. Trata-se de um ciclo termoelétrico convencional, com a substituição da queima de combustível pelo aquecimento de fluido de trabalho por exposição solar, por meio de calhas parabólicas.

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Integrantes: Carolinna Dalmaso Girardi, Victor Lizabello Junqueira Silva, Rafael Moura Cavalcanti, Ernan Henrique Gabana, Bernardo Rocha Oliveira, Thalles F. do Vale Chagas, Tayná Carolina Dornellas, Ygor Nogueira Marin, Pedro Henrique Iwamoto.




QR CITRULINA

Resumo: O projeto tem como objetivo desenvolver um implemento agrícola para colheita mecanizada de melancias realizando a colheita e efetuando as operações de pesagem unitária, limpeza e rotulagem dos frutos ainda em campo. A solução proposta permitirá maior competitividade dos pequenos produtores, reduzindo custos operacionais e valorizando seus produtos. O projeto também prevê um sistema de aquisição de dados para análise de mapas de produtividade viabilizando a prática de agricultura de precisão.

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Integrantes:André Luis Stevanatto, Bruno Piva Gomes, Emanuel Araujo Ciriaco, Gabriel Cherubin, Jeiel dos Santos Silva, Jhonata Camilo Silva de Paulo, Lucas Fabrício Silva Leal, Lucas Félix dos Santos, Marcello Maia, Thiago de Castro Rocha.




S-CARE

Resumo: S-CARE é a abreviação de “Suporte para Cadeira de Rodas em Escadas”, e é um projeto que propõem o desenvolvimento de uma solução de acessibilidade para idosos e pessoas com deficiência. A S-CARE propõe o desenvolvimento de um projeto para um suporte com motorização elétrica, adaptável às cadeiras de rodas existentes, e que possa ser adquirido por estabelecimentos comerciais ou pelo próprio cadeirante.

Saiba mais sobre o projeto

Integrantes: Alison Lucas de Faria, Darlei Oliveira da Silva, Dhanilo Cardoso dos Santos, Erick dos Santos Niciolli, Felipe de Lima Faccio, Gustavo de Oliveira Scopinolli, Julio Franco Fiaschi, Leonardo Verona Gaudêncio, Mateus Guerra Prudente, Vitor Yakouchi Peretta.




Iara

Resumo: Com o crescimento da população mundial, estima-se que em 2050 a demanda por água potável aumentará em até 40%. As diferenças na oferta de água somadas às mudanças climáticas, formam um cenário sombrio que caracteriza a atual “crise nas águas”.Baseado nisso, elaboramos um dispositivo composto por um ciclo termodinâmico, capaz de desumidificar o ar e gerar água potável pronta para o consumo. Nomeamos o projeto como “Iara”, nome de origem indígena tupi-guarani que significa “Senhora das águas”.

Saiba mais sobre o projeto

Integrantes: Carlos Lima Golpian, Henrique Ferreira Iengo, João Campista Bello Junior, Marcelo Lafarciola, Janaina Diniz Viveiros, Rafael Araujo da Silva, Vitor Bortolotto Tosetto, Jennifer Borlenghi de Brito, Suele Susan Feitosa Sousa, Samuel Leite da Silva.




S.Cleaner

Resumo: S.Cleaner é um equipamento eletromecânico de limpeza automatizada de módulos fotovoltaicos, voltado, especialmente, para a aplicação no setor domiciliar. Buscando criar um dispositivo com foco no setor residencial, o S.Cleaner objetiva aumentar a atratividade dos investimentos em painéis fotovoltaicos ao diminuir os custos de manutenção dos módulos, garantir a segurança da operação e manter a eficiência de geração de energia dos painéis ao longo de sua vida útil.

Saiba mais sobre o projeto

Integrantes: Danilo Alvaro Montoan da Cunha, Eduardo Antônio Borges Junior, Giovanna V. Rodrigues Bernardes, Giovanni Panegassi Picchiotti, João Pedro Veduvoto, Leonardo Sala Barbosa, Marcelo P. de Almeida, Matheus Schwab Moitinho.




Projetos de conclusão do curso de graduação em Engenharia Mecânica Automobilística



Eco 3 Fuel

Resumo: O trabalho tem como objetivo a avaliação de soluções que visam o aumento da velocidade de queima do GNV e aumento da potência e torque. Através de estudos, concluímos que a melhor solução consiste em misturar GNV e Etanol durante a injeção, com aplicação de turbulência, homogeneizando a mistura. Através de simulações, obtivemos as curvas de potência, torque e pressão na câmara de combustão. Através destas, observamos aumento da velocidade de queima, bem como um ganho de potência e torque.

Saiba mais sobre o projeto

Integrantes: Vitor Ferri, Felipe Monteiro Padovan, Mayco Vinicius A. dos Santos, Ayrton Dias Ianes, Gabriel Augusto Soares Carvalho, Rodrigo Gomes Rodriguero, Giovani Fioretti, Denis Luiz dos Santos, Lucas Manrique Arruda.




Spark Heat Ignition

Resumo: O projeto consiste em uma alternativa focada no mercado brasileiro para motores flex, buscando diminuir a diferença entre o consumo específico dos dos combustíveis gasolina e etanol, a partir da adaptação da tecnologia baseada nos motores Skyactiv-X, da Mazda, que funcionam somente a gasolina. Por meio de simulações numéricas, os motores base e modelo foram calibrados e simulados para obter os resultados, como torque e potência do motor, consumo específico de combustível e eficiência térmica.

Saiba mais sobre o projeto

Integrantes: André Perrone Gonçalves, Gabriella Gomes Teixeira, Lucas Ramos Franco Gomes, Luis Augusto Aragão Tarelow, Mathdeus Nardi Caetano da Silva.




Safe Brake

Resumo: Muitos acidentes de caminhões têm sua causa relacionada a perda de frenagem em caminhões articulados, devido as temperaturas elevadas no sistema. A proposta do projeto é evitar a temperatura crítica que gera a falha do sistema a partir da implementação de aletas para aumentar a troca de calor no tambor de freio, sendo assim, é possível estender o uso contínuo do sistema de freio sem que ocorra superaquecimento, poupando a vida de motoristas e pedestres nas rodovias.

Saiba mais sobre o projeto

Integrantes: Vinicius Davoli Rossi, Victor Affonso de Miranda, Ektor Costa Pediatidakis, Andrew Yugo Aoyague, Renan de Padua Carini, Renan Nascimento Osti, Alexandre Benassi Bevilacqua, Guilherme Augusto Melo Souza, André Augusto Catão.




COORDriving - Solução de eco-condução otimizada à topografia da rota

Resumo: O projeto COORDriving consiste em uma solução que busca atuar no estilo de condução do motorista, visando otimizar o seu desempenho em rodovias através da análise da topografia da rota à frente do veículo. Através de uma interface e de forma instantânea, a condição ótima de condução é exibida, indicando a velocidade e marcha ideais, levando em consideração os parâmetros do veículo e principalmente a topografia da rota, a fim de atingir o máximo de economia de combustível no percurso.

Saiba mais sobre o projeto

Integrantes: Anderson Duarte Gomes, Bruno Pinhate do Carmo, Gabriel Bragone, Gabriel Morassi Demarchi, Gustavo Alencar de Almeida Martins, Leonardo Pereira da Silva, Marcos Haruo Misu, Luis Muniz Barbosa, Thomas Erich Pimentel.




Hybrid Two Stroke - H2S

Resumo: O projeto Hybrid Two Stroke, ou mais conhecido como H2S, tem como objetivo principal a redução de emissão de poluentes em motores dois tempos de competição. Atualmente o mercado busca o desenvolvimento de veículos que emitem cada vez menos poluentes, muitas dessas tecnologias trazidas do motorsport devido ao grande histórico de pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias que são fontes de recursos e trazem avanços cada vez mais inovadores ao mercado de veículos de consumo, além de fornecer um campo de provas ideal para testes em situações extremas...

Saiba mais sobre o projeto

Integrantes: Renato César de Carvalho, Matheus Haron, Priscila Lima Francisco, Pedro Ribeiro Bastos, Matheus Barreto, Jean Marcel Filho, Daniel Carmo, Gabriel Francisco Justo, Eron Goulart.




Hibridus

Resumo: O projeto Hibridus consiste em um conjunto propulsor a combustão, a partir de uma mistura Etanol+Gás, associado a uma propulsão elétrica. Devido à grande representatividade do modal rodoviário no Brasil, o projeto visa ser uma alternativa aos caminhões movidos a diesel, partindo do aumento da autonomia dos caminhões movidos a etanol, diminuindo significativamente a emissão de particulados e gases poluentes, tornando-se uma opção eficiente e sustentável para o transporte rodoviário.

Saiba mais sobre o projeto

Integrantes: Carolina Reis Hameury, Fernando Michelini da Silva, Gustavo Dobrev, Jessé Santos Sousa, Leonardo Magalhães Reback, Mateus Cesário da Costa, Mateus Meceni Campello, Renan Saturnino Campello, Renan Saturnino Alfonso da Silva.




Fórmula FEI Hybrid - FFHy

Resumo: Nós acreditamos que o automobilismo extrapola os limites da paixão, emoção e competitividade. Visando melhorar a performance e segurança dos veículos, foi abordado o desafio do escorregamento longitudinal dos pneus. Desenvolvemos um sistema de propulsão híbrido de eixos paralelos dedicado a redução do escorregamento e, através de simulações computacionais, foram alcançadas reduções de aproximadamente 90% do escorregamento longitudinal, além de significativo aumento de sua aceleração em largada.

Saiba mais sobre o projeto

Integrantes: Anderson Croitor da Silva, Augusto Chillotti, Gabriel Narducci Vieira, Guilherme Bossolani Canedo, Guilherme Caetano Neto, Leonardo Xavier da Silva, Lucas Porsani Fagundes Barreto, Matheus Rovere Corassari Gomes, Rodrigo Zwieskowski de Aguilar.




X16 Engine

Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo diminuir os gases poluentes, aumentando a autonomia dos automóveis e diminuindo as perdas mecânicas do motor, produzindo um motor que gere menos atrito. Determinamos que o componente a ser estudado pelo grupo é o trem de válvulas, no qual redimensionamos o mesmo utilizando como inspiração um modelo desmodrômico, o qual não utiliza um sistema de molas para abertura e fechamento de válvulas.

Saiba mais sobre o projeto

Integrantes: Vinícius de Freitas Almeida Monteiro, José Henrique Vercelino, Aureo Coatti Caetano, Guilherme Silva Lucas, João Henrique Peternela Oliveira, Leonardo Carnio Santos, Guilherme Damasceno Paschoalini, Bassam Nasser, Luan Min Jae Kim.




Contato/Dúvidas

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Arnaldo Forgas Junior pelo e-mail: ajunior@fei.edu.br ou
Marco Antonio Z. Barreto pelo e-mail: prembarreto@fei.edu.br
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