Produção de máscaras de proteção ao Covid-19 da FEI ganha novos parceiros

Engenheira formada pela FEI leva projeto Face Shield para empresa em que atua, que se une a FEI no combate à pandemia de Covid-19

O Centro Universitário FEI tem se engajado cada vez mais em iniciativas que têm como objetivo unir forças no combate a Pandemia do Coronavírus. Entre essas, está a impressão em 3D de máscaras tipo face shield, utilizada por profissionais da saúde de hospitais de São Paulo e região que estão na linha de frente e precisam se proteger contra a pandemia de Covid-19. Até o momento já são mais de 1000 máscaras distribuídas em uma ação que começou com o coordenador do Mestrado em Engenharia Mecânica da FEI, Rodrigo Magnabosco, que estava produzindo as máscaras em sua residência, mas que logo teve sua iniciativa abraçada pela FEI em uma força tarefa que tem envolvido profissionais da Instituição e equipamentos que trabalham a todo vapor na produção das máscaras.

Impressoras 3D, máquinas de corte a laser, técnicos de laboratórios e outros colaboradores da FEI devidamente equipados e protegidos que têm se empenhado nessa missão e ganhado reforço graças a parcerias que a Instituição tem firmado.

Entre os parceiros que se uniram à essa iniciativa está Luciana Dotta, Engenheira Eletricista formada pela FEI e coordenadora comercial da Poloni Indústria Termoplástica, uma das empresas que está junto à FEI neste desafio de produzir as máscaras tipo face shield aos profissionais de saúde que estão no combate ao Covid-19.

A Poloni aderiu a uma iniciativa da ABINFER (Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais), “Quando vi esse projeto, na mesma hora falei com o José Roberto Poloni, nosso diretor e proprietário da empresa que se voluntariou para participar. Ele se preocupa muito com as pessoas, e faz com que a Poloni tenha essa característica de responsabilidade muito forte”. Através de contatos pessoais, a Luciana soube do projeto da FEI e ofereceu ajuda, fornecendo hastes produzidas por processo industrial de injeção plástica, aumentando a velocidade e volume de produção em relação às impressões 3D.

A FEI continua com as impressões das hastes em 3D também e entra com as telas de plástico (acetato) transparente que estão sendo cortadas a laser nos laboratórios da Instituição. As máscaras, que já passaram de 1.000 unidades produzidas com essa parceria já foram entregues para mais de 20 unidades de saúde, particulares e do Estado, em São Paulo, região e interior.

A ex-aluna comenta que o engajamento da FEI em ações como esta já era esperado. Segundo Luciana, que sempre foi ativa em trabalhos voluntários, a comunidade Feiana sempre teve espírito de equipe. O dia-a-dia de cada um acaba levando todos para mundos diferentes, mas em momentos como esse é possível resgatar alguns contatos e criar outros para atender a esta ação que não teria como ser realizada sem o apoio de tanta gente. “O sentimento de cooperação é mais forte, principalmente pelo caráter de urgência. Se eu não estivesse conseguindo ajudar, eu estaria arrasada”.

Luciana acredita que a FEI, como uma Instituição que preza pela formação do ser humano tem um papel fundamental no incentivo a alunos e ex-alunos, como ela, a se envolverem cada vez mais em ações como essa de combate a pandemia do Covid-19. “A FEI enfatiza o profissional, mas não separa o ser humano e as relações humanas. Suas tradições refletem isso. Sempre participei das competições tecnológicas, atividades esportivas e outras ações que fazem parte da vida dos alunos não apenas na teoria, mas também propiciam a interação, espírito de equipe, comprometimento e responsabilidades que servem de referência para outras instituições”.

Para conhecer mais sobre essa e outras iniciativas da Instituição no combate ao Covid-19, acesse projetos do Centro Universitário FEI acesse www.fei.edu.br/coronavirus ou siga a Instituição nas redes sociais em fei.edu.br/redes.