O Evento



O INOVAFEI é um evento Institucional, que reconhece os projetos mais inovadores de graduação dos alunos formandos de todos os cursos da FEI: Administração, Ciência da Computação e Engenharias. Além disso, no evento são apresentados à sociedade os trabalhos tecnicamente reconhecidos no âmbito dos cursos e seus eventos próprios de avaliação, que são:

  • ExpoMecaut – Engenharia Mecânica Automobilística
  • ExpoMecPlena – Engenharia Mecânica Plena
  • ExpoCivil – Engenharia Civil
  • ELEXPO – Engenharia Elétrica
  • EXPOCOM – Ciência da Computação
  • PROFEQ – Engenharia Química
  • EXPOADM – Administração
  • TFCMAT – Engenharia de Materiais
  • EXPO Engenharia de Produção
  • EXPO Engenharia de Automação e Controle

Portanto, O INOVAFEI celebra o momento mais importante da trajetória do aluno na FEI, reconhecendo os Trabalhos de Conclusão de Curso e promovendo uma premiação especial para conclusão deste ciclo tão importante que é a vida universitária.

O evento será realizado em 4 etapas, sendo:

21/06 – ExpoMecAut e ExpoMecPlena – Engenharia Mecânica.

23/06 – ExpoCivil – Engenharia Civil, ELEXPO – Engenharia Elétrica, EXPOCOM – Ciência da Computação, PROFEQ – Engenharia Química, EXPOADM – Administração, TFCMAT – Engenharia de Materiais e os projetos de Engenharia de Produção e Engenharia de Automação e Controle.

19 a 23/06 – Avaliação Virtual.

27/06 – Cerimônia de Premiação – Evento destinado aos vencedores da Avaliação Virtual.


Conheça os Projetos Participantes do 2º semestre de 2022






O impacto da pandemia em startups do estado de São Paulo

Descrição: O trabalho está constituído por cinco capítulos que são: A história das Startups, O perfil de negócio das Startups, Startups no mercado atual, os impactos positivos e negativos nas startups e o último será a apresentação dos resultados de uma pesquisa realizada pelos autores.

Alunos: Felipe Hallak, Gabriel Galis, Matheus Curi e Luan Goline.

Orientador: Prof. Fernando Palazolli.

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Gestão por Processos

Descrição: O presente trabalho trata do estudo de gerenciamento de processos, conhecido pelo acrônimo BPM – Business Process Management, suas linguagens (mais especificamente a popular BPMN) e ferramentas de modelagem. O objetivo geral é registrar e analisar processos de negócio de uma empresa do ramo imobiliário por meio da notação BPMN, com a finalidade de entendê-los e aperfeiçoá-los no contexto dos objetivos estabelecidos pela organização. Foi feita uma pesquisa de campo aplicada, de caráter qualitativa, exploratória e de temporalidade transversal, utilizando-se o método do Estudo de Caso.

Alunos: Gabriel Surita, Isabelly Santos de Freitas e Karen Moreno Rodrigues.

Orientador:

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ELEMENTOS DA ECONOMIA CIRCULAR PRESENTES NOS RELATÓRIOS DE GRI DAS EMPRESAS DE MODA NO BRASIL

Descrição: A Economia Circular surgiu como uma alternativa ao modelo de Economia Linear de que grande parte das Indústrias é adepta. No setor da moda não seria diferente, no entanto, esse segmento é um dos mais poluentes do mundo, sendo assim, exige uma reestruturação nas práticas para diminuir os índices de impactos negativos (desperdícios de água, contaminação de solos, emissão de poluição, uso excessivo de recursos naturais etc.). Apesar de não existir nenhuma empresa do ramo da moda que seja completamente adepta ao modelo circular, esta pesquisa buscou identificar quais as práticas de economia circular no setor da moda. Buscou-se entender o que já vem sendo feito por essas empresas no Brasil que pode ser elencado como práticas de Moda Circular, por meio de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório documental. Para tal pesquisa, foram analisadas as informações divulgadas nos relatórios de sustentabilidade (GRI) do ano de 2021 em 10 empresas de moda que atuam no Brasil e buscouse entender de que forma esses elementos são executados pelas empresas, baseados nas Estratégias de Design de Moda Sustentável (EDM), sendo: Materiais têxtis de origem sustentável, Resíduo zero, Reuso, remanufatura e reciclagem, Co-design, Cradle to cradle, Biomimética e Upcycling. Os resultados da pesquisa indicaram grande adoção das práticas da Economia Circular nas empresas do setor da moda no Brasil, em todas elas, foi possível encontrar ações da EDM, por ser uma análise qualitativa, algumas se destacaram mais que as outras. Mais... »

Alunos: Milena Russo Casimiro, Michele Silveira Bueno e Vitoria Santanna.

Orientador:

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SOFTWARE PARA PRÉ-DIAGNÓSTICO DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

Descrição: Atualmente a classificação de risco é um processo realizado por um profissional de saúde (na maioria dos casos por um enfermeiro) assim que o paciente chega ao hospital, a fim de determinar a gravidade dos sintomas que o mesmo apresenta, além de encaixá-lo na fila com um tempo de espera condizente a tais sintomas para que todos possam ser atendidos de forma conveniente e eficiente. A falha em classificar o paciente de forma precisa pode acarretar em consequências tanto para ele quanto para todos os outros que tiveram seu tempo de espera influenciado por sua classificação. Para realizar a classificação de risco, é utilizado o Protocolo de Manchester que estipula que os profissionais de saúde realizem uma avaliação sobre o quadro clínico do paciente e o classifiquem com uma cor, representada por uma pulseira. No Brasil, o processo é realizado sem o auxílio de qualquer software ou hardware que possa acelerar ou tornar o procedimento mais eficaz: todos os sinais vitais colhidos do paciente, como frequência cardíaca e pressão arterial, são preenchidos com papel e caneta e qualquer consulta que o funcionário precise fazer é feito em um manual físico referente ao Protocolo. Assim, este trabalho tem como objetivo propor um software capaz de armazenar todas as informações necessárias do paciente durante o pré-diagnóstico e classificá-lo de acordo com o Protocolo de Manchester. Além disso, será implementada uma Inteligência Artificial (IA) que funcionará com base no algoritmo de Random Forest para que o software seja capaz de aumentar sua precisão de acordo com seu uso. Mais... »

Alunos: Guilherme Cucio Lago, Marcelo Nobre Lucas Lopes, Douglas Iino Rinaldi.

Orientador: Prof. Dr. Flávio Tonidandel

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QUEM?: JOGO DE DETETIVE QUE UTILIZA GERAÇÃO PROCEDURAL PARA CRIAR CASOS DE ASSASSINATO

Descrição: No mercado de jogos digitais há uma significativa presença de títulos que implementam sistemas para geração procedural de conteúdo. A geração procedural é uma ferramenta comumente utilizada para a criação de cenários navegáveis como mundos e fases, mas é pouco explorada para recursos narrativos. Jogos de detetive, em particular aqueles que apresentam um caso de assassinato a ser solucionado, geralmente possuem uma história fixa, escrita manualmente, devido à complexidade narrativa. Este trabalho apresenta um sistema com simulação de entidades para criar artifícios narrativos que equivalem às pistas e testemunhos de um caso de assassinato. Ao final do projeto espera-se um jogo digital de detetive que implementa um sistema de geração procedural que cria casos de assassinato solucionáveis.

Alunos: Augusto Farina Bataglia de Souza, Bruno Vallone Orlandin, Eiji Kasai Dogen, Shawn Gonçalves Kawabe.

Orientador: Prof. Dr. Flávio Tonidandel

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DIÁRIO VIRTUAL: utilização do processamento de linguagem natural no auxílio à saúde mental

Descrição: O presente trabalho utiliza o Processamento de Linguagem Natural como ferramenta de apoio à identificação e acompanhamento de sentimentos e emoções através de um Diário Virtual que identifica automaticamente possíveis sinais e indicadores de transtornos psicológicos. Ainda que a medicina e as ferramentas de tecnologia de apoio tenham avançado consideravelmente em suas técnicas para o cuidado com a saúde mental, questões demográficas e socioeconômicas ainda são um desafio e, por isso, essa ferramenta de apoio possui um caráter também de inclusão, servindo de suporte aos usuários que tiverem interesse em acompanhar sua própria evolução e, sempre que sentirem necessidade, buscar o apoio necessário. Após testes realizados, os autores encontraram dificuldades no serviço NLU, pois o mesmo possui limitação de linguagem na análise de emoções, que só funciona para textos no idioma inglês. Outra dificuldade que os autores encontraram foi a categorização equivocada de sentimentos em algumas palavras-chave por parte do NLU. Ainda que existam limitações, foi possível concluir que a adoção de uma ferramenta de processamento de linguagem natural é benéfica para o desenvolvimento de uma plataforma que se baseia em textos como entrada e que possui como saida relatórios contendo indicadores de classificação e acompanhamento de emoções e sentimentos.

Alunos: Marcella Costa Melo, Mateus Queiroz de Figueiredo, Milena Teixeira Correia, Yasmin Gomes Vitorino Alves.

Orientador: Prof. Dr. Flávio Tonidandel

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Protótipo computacional para avaliação automática da dor neonatal por partes da face

Descrição: Atualmente a área de detecção de dor em neonatos a partir de imagens da face está em constante desenvolvimento, possuindo principalmente como objetivo amenizar um dos problemas que temos na área da neonatologia, os efeitos da dor a curto, médio e longo prazo em recém-nascidos. Neonatos internados em unidades de terapia intensiva neonatal são expostos constantemente a dor, tal fato pode causar danos no neurodesenvolvimento, afetando funções cerebrais, sistema de estresse e lesões no processamento nociceptivo. Com o intuito de identificar e classificar a presença de dor neonatal, são utilizadas escalas de avaliação de dor à beira do leito por profissionais da área da saúde, e estão sendo criados métodos de inteligência artificial e aprendizado de máquina para automatizarem este processo. Assim, este trabalho tem por objetivo propor e implementar um protótipo computacional para a avaliação da dor neonatal por partes da face, analisando cada parte da face separadamente e classificando a presença, ou não, de dor.

Alunos: Erik Fernando Mendes Silva, Bruno Augusto Jovenasso, Vanessa Gomes Favorito, Rafael Tocegui Compri.

Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Thomaz

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Identificação e classificação de pragas em folhas de tomate utilizando redes neurais convolucionais em dispositivos móveis

Descrição: O controle de pragas nos tomateiros é de suma importância para evitar o uso de agrotóxicos e perdas no cultivo do tomate. O desafio é contribuir com novas tecnologias para detecção de pragas em folhas de tomateiros e também, com uma agricultura sustentável, diminuindo eventuais perdas decorrentes do uso indevido de agrotóxicos. Muitos estudos abordaram a classificação de doenças, mas poucos realizaram a detecção sobre condições adversas que são realmente encontradas em uma plantação. Com isso, o objetivo do presente trabalho é criar e implementar um sistema computacional para detecção e classificação de pragas em folhas de tomateiros em tempo real.

Alunos: Alessandro Biz, Arthur Fabris Gatti, Lucas da Silva Oliveira, Islan Silva Figueredo, Ivan Sanchez Tuzita.

Orientador: Prof. Dr. Guilherme Wachs Lopes

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Um Estudo sobre Blockchain como ferramenta para a Interoperabilidade Médica

Descrição: A interoperabilidade é um tópico de grande relevância na área da saúde, especialmente na comunicação entre diferentes agentes e instituições. Todavia, o compartilhamento oportuno, transparente e seguro de dados representa um desafio para os serviços de saúde, sobretudo pela ausência de um acordo comum entre os provedores. Embora existam esforços para conectar as bases de dados das instituições, as soluções vigentes compreendem sistemas centralizados arquitetados primariamente para o uso interno. Em vista disso, diversas organizações e governos manifestam interesse na aplicação de tecnologias descentralizadas e tecnologicamente agnósticas para o compartilhamento de dados médicos. O presente trabalho busca examinar o uso da tecnologia Blockchain como ferramenta facilitadora para a interoperabilidade médica com a aplicação do padrão FHIR (Fast Healthcare Interoperability Resources).

Alunos:Bruno Osse Brigide, Felipe Pereira Moreno, Tiago Serralha Miranda de Pádua, Vitor dos Santos e Silva Soares.

Orientador: Prof. Dr. Reinaldo Bianchi e Prof. Dr. Ricardo Destro

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Detecção de Anomalias em Passagens Exclusivas de Pedestres

Descrição: Monitorar atividades humanas é um assunto relevante para a segurança da população, sobretudo por câmeras de vigilância instaladas em locais abertos e em ambientes fechados, como lojas, mercados, entre outros. Na maioria dos casos, a segurança é realizada manualmente através de vigilância humana, resultando em um processo caro, inviável financeiramente em grande escala e sujeito a falhas. Visando resolver esse problema e automatizar processos de monitoramento, diversos conjuntos de dados relacionados ao reconhecimento de anomalias nas atividades humanas vêm sendo elaborados e disponibilizados publicamente, e variados métodos, principalmente relacionados a aprendizado profundo, estão sendo testados nesses datasets. O presente trabalho apresenta uma metodologia baseada em redes neurais convolucionais para classificar eventos anômalos, como circulação de não pedestres em caminhos exclusivamente de pedestres e padrões anômalos de movimento de pessoas.

Alunos:Paulo Vinícius Nunes de Aguiar, Kaique Estanislau de Araujo.

Orientador: Prof. Dr. Danilo Hernani Perico

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Sistema Inteligente de Navegação para Veículos Autônomos em Ambiente Simulado

Descrição: Projetos inovadores relacionados a veículos autônomos vêm sendo realizados recentemente, melhorando a tecnologia utilizada por esses veículos ao longo dos últimos anos e atraindo a atenção de grandes nomes da indústria e do mercado profissional. Dentre os maiores problemas e desafios do uso dos sistemas inteligentes para esses veículos estão as tomadas de decisão imediatas, uma vez que qualquer erro pode resultar em um acidente. Isso ocorre devido ao tempo de reconhecimento das imagens. Por conta da quantidade de informações que o sistema do veículo recebe, o tempo de resposta do controle automatizado tende a aumentar. Sendo assim, esse trabalho apresenta a metodologia e elaboração de um sistema inteligente de navegação para veículos autônomos, utilizando técnicas computacionais de redes neurais convolucionais ou convolutional neural networks (CNN), lógica nebulosa ou fuzzy logic e o método de localização de Monte Carlo.

Alunos:Bruno Quadros, Matheus Centurion Rufino.

Orientador: Prof. Dr. Danilo Hernani Perico

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Comportamento das lajes alveolares em situação de incêndio: Estudo de caso

Descrição: A laje alveolar é um método construtivo muito utilizado devido à grande eficiência estrutural e a versatilidade. Entretanto, em situações excepcionais como o incêndio, é de extrema importância garantir a segurança da estrutura, minimizando os riscos à vida e a perda patrimonial. Os materiais utilizados na indústria da construção civil possuem características que variam com a temperatura, como o concreto que possui baixa condutividade e alta estanqueidade, porém com o aumento da temperatura podem ocorrer desplacamentos do concreto que expõem o aço e ocasionam a ruína da estrutura. No Brasil, as normas que regem este assunto e determinam as exigências de resistência ao fogo de elementos construtivos são a NBR 15.200 para projetos de estruturas de concreto em situação de incêndio, a NBR 14.432 para elementos construtivos em uso e a NBR 9062 para os elementos pré-moldados. Os métodos relacionados a resistência ao fogo definidos pelas normas não abrangem as lajes alveolares devido a falta de banco de dados e pesquisas. O objetivo deste trabalho foi analisar por meio do método dos Elementos Finitos utilizando o software ANSYS® para determinar o campo de temperatura da seção transversal e o momento resistente à flexão de uma laje alveolar proposta em um projeto como estudo de caso. A laje foi exposta à curva de incêndio padrão por 140 minutos considerando o comportamento do fluido confinado no alvéolo. Aplicou-se também o método proposto pelas normas para determinação do tempo de resistência e exigências minímas de dimensionamento para comparar com os resultados da simulação. Os resultados obtidos na simulação indicaram que a laje resiste 42 minutos, tempo superior ao exigido pela classificação do edifício do projeto nas normas, obtendo temperaturas de até 1062,59°C, mas com baixa troca de calor com o ar presente no alvéolo e regiões sem aumento de temperatura. Para o tempo de simulação proposto, o momento resistente de cálculo da laje chegou a menos de 10% da sua capacidade em temperatura ambiente e apresentou comportamento semelhante a perda de resistência do aço, demonstrando a importância do aço para estruturas submetidas a momentos fletores, principalmente em estruturas protendidas. Ao ser aplicado os métodos propostos em normas, pôde-se concluir que a norma não apresenta critérios de dimensionamento para a laje de projeto. Mais... »

Alunos: Fernanda Pinheiro, Ricardo Zapata, Thifanny Correia.

Orientador: Prof. Marcello Cherem.

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SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO HÍBRIDO: rotas fixas e sob demanda

Descrição: Conforme o processo de urbanização ocorre, as demandas e necessidades da população de uma cidade crescem e se diversificam. Neste estudo será realizada uma proposta de sistema de transporte público híbrido, utilizando rotas fixas e sob demanda. Foram identificados problemas na utilização dos transportes intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo pelos usuários, como o elevado tempo de percurso que o usuário leva para realizar uma viagem intermunicipal e o tempo de espera pelo serviço, além da má configuração de veículos com a demanda das linhas, tornando o sistema atual ineficiente e fazendo necessário o estudo de novas alternativas. A proposta apresentada visa a redução dos tempos de trajeto e dos tempos de espera em horários de pico, e a promoção de maior comodidade e flexibilidade para o usuário do período entre picos, com potencial redução de custos de operação para as empresas operadoras do serviço intermunicipal. De forma a analisar a viabilidade do modelo proposto, foi estudado a sua implantação na linha de ônibus intermunicipal 004, apresentando vantagens para os usuários ao reduzir o tempo de viagem em até 33 minutos, com custos operacionais 8% menor que o sistema atual.

Alunos: Ana Paula Zortea Tamashiro, Gabriel Paulino, Gabriele Marques dos Santos, Giovanna Neves Martins, Rodrigo Reis Silva.

Orientador: Prof. Raul Fernando Ramos

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Estudo de implementação de concretos ecoeficientes em obras prediais

Descrição: O concreto é o produto industrializado mais utilizado pela sociedade e sua indústria é responsável por impactos ambientais negativos, uma vez que o principal insumo para a sua produção, o cimento, contém clínquer em sua composição, que é obtido a partir da queima de combustíveis fósseis e descarbonatação do calcário, o que torna a indústria da construção civil a segunda mais poluente do mundo. A geração de resíduos de construção e demolição também é um item recorrente, que se pronuncia nos passivos ambientais e grandes áreas de deposição. Com base no desenvolvimento sustentável e tecnologia do concreto, este projeto de pesquisa tem como objetivo estudar a viabilidade de implementação de concretos ecoeficientes em obras prediais e avançar o nível de maturidade tecnológica desses compósitos, de forma que seja viabilizado sua aplicação em elementos estruturais e em macro escala. O estudo mostrou que as duas propostas de concreto ecoeficiente possuem validação técnica para aplicação estrutural, e os indicadores de ecoefiência validam o potencial sustentável da proposta, o que em hipótese agrega na aplicação do desenvolvimento tecnológico no mercado, considerando que o Mercado de Carbono e a cultura ESG são pautas atuais que se fazem presente nas construtoras e incorporadoras.

Alunos: Giovanna Alves Rodrigues, Marina Magalhães Rodrigues, Sther Giulia Cavalcanti.

Orientador: Prof. Dr. Kurt André Pereira Amann

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EYECOMM: Controle de mouse através de Eletrooculograma

Descrição: Este projeto objetiva desenvolver um sistema de controle de cursor ocular para pessoas com níveis severos de paralisia, como a Esclerose Lateral Amiotrófica e a Síndrome de Encarceramento, por meio da captação de sinais obtidos a partir da movimentação dos olhos, o eletrooculograma. O Eyecomm abrange não somente a deslocação do cursor, mas também conta com duas velocidades e cinco diferentes opções de clique, tornando a experiência de uso completa.

Alunos: Ana Beatriz Dubugras Pisani, Giovanni Almeida Matos e Lucas Santejo Dos Santos.

Orientador: Profa. Dra. Maria Claudia F. De Castro

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LUMUS

Descrição: O projeto desenvolvido foi uma solução para facilitar e melhorar o monitoramento dos parâmetors da rede elétrica (tensão, corrente. potência e fator de potência) em tempo real, utilizando uma interface via web/mobile para realizar esse acompanhamento dos valores consumidos e um hardware para coletar os parâmetros.

Alunos: Giovanna Ferracioli, Camilo Ricardo Vilarinho e Matheus Gama da Costa.

Orientador:

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PLANEJADOR DE ROTAS COM NAVEGAÇÃO INDOOR NO SISTEMA METROFERROVIÁRIO DE SÃO PAULO

Descrição: Este trabalho propõe a implementação de um sistema stand-alone que ofereça serviços precisos de planejamento de rotas em tempo real e navegação indoor no Metrô de São Paulo pelo smartphone do passageiro. O sistema implementado é composto de duas camadas, o cliente, constituído de um APP desenvolvido para Android, e o servidor, que implementa uma Web API acessível ao cliente pela internet. Além disso, o sistema conta com dispositivos BLE beacon espalhados pelos trens e estações do Metrô para viabilidade de serviços de localização indoor. Para este projeto foi elaborada uma especificação para os beacons do Metrô que foram implementados em uma placa ESP32. O planejador de rotas foi implementado em um grafo projetado de forma a considerar, além do tempo de deslocamento do passageiro dentro dos trens, sua caminhada nas estações e sua espera pelos trens. A solicitação do planejador de rotas por um APP impede a necessidade do usuário planejar sua rota manualmente e decorá-la para seguir seu trajeto, além de estimar o tempo levado para cada passo da rota. Outra vantagem ao usuário é o acompanhamento da rota pelo sistema de macronavegação no APP. O sistema de navegação implementado é utilizado com o principal objetivo de ajudar o passageiro a se localizar nas estações e também guiá-lo para seu destino fornecido pelo planejador de rotas. Por motivos de escalabilidade, a navegação é dividida em macro e micronavegação. A macronavegação localiza o passageiro tomando como base sua proximidade a PoIs do Metrô e é capaz de acompanhar a rota do passageiro e detectar seu desvencilhamento da mesma, além de ser responsável por registrar dados de localização do passageiro que, quando consentido por ele, são enviados anonimamente ao servidor, que utiliza registros de vários usuários para atualizar o tempo das ligações do grafo do planejador de rotas. A micronavegação é capaz de estimar a posição do usuário em um mapa indoor da estação com base na detecção e estimativa da distância relativa a beacons previamente mapeados. Futuramente a micronavegação ainda terá um gerador de caminho que traça o caminho necessário para que o usuário realize seu microdeslocamento nas estações. Os resultados obtidos mostram que a especificação dos beacons, o planejador de rotas, a macronavegação e o sistema como um todo foram bem-sucedidos, a micronavegação apresentou resultados menos otimistas. A implementação de beacons com ESP32 foi útil no desenvolvimento e teste do trabalho, porém seu baixo tempo de vida o inviabiliza a ser utilizado em uma implementação real, sendo necessário avaliar outras opções otimizadas para este fim. Mais... »

Alunos: Bruno Bollos Correa.

Orientador: Prof. Marco Antonio Assis de Melo

Coorientador: Eng. Felipe Copche

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SISTEMA DE LIMPEZA AUTÔNOMO PARA CÉLULAS FOTOVOLTAICAS

Descrição: O sistema de limpeza automático de painéis solares oferece uma solução eficiente e econômica para a manutenção da eficiência de sistemas de geração fotovoltaicos. Operando de forma inteiramente autônoma, ele avalia o nível de sujidade e realiza a limpeza sem intervenção humana, permitindo que o painel sempre opere o mais próximo do ideal ao mesmo tempo em que reduz custos, elimina riscos de trabalho em altura e diminui o impacto ambiental.

Alunos: CAIO HENRIQUE PRATA CORREA, OTAVIO BALIEIRO BARROS, RONALD HIDEKI KOHATSU .

Orientador: Profa. Dra. Michelly de Souza

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Hydroplant - Monitoramento e Controle Parcial de Sistemas Hidropônicos

Descrição: A Hidroponia está presente como forma alternativa de cultivo há muito tempo. As primeiras utilizações desse sistema que se tem conhecimento remontam há 3000 A.C, nos Jardins Suspensos da Babilônia, onde os agricultores realizavam suas plantações utilizando tigelas com pedra e água. Os egípcios também utilizavam um sistema de plantação parecido, beneficiado pelas planícies de inundação férteis. As vantagens de se utilizar técnicas de crescimento através da água, ao invés do solo como fonte de nutrientes são as mais diversas, indo desde a economia no consumo de água até o controle mais eficaz de pragas. Para garantir o sucesso do plantio e obter resultados satisfatórios, o cultivador terá de executar processos diários de medição de parâmetros importantes para o crescimento da planta, como por exemplo pH, temperatura e condutividade da solução nutritiva, além de parâmetros meteorológicos como temperatura e intensidade luminosa do ambiente. O propósito deste projeto consiste na automatização destes processos, de modo a diminuir a interferência humana e consequentemente os problemas causados por ela. Para atingir tal objetivo, propõe-se a construção de uma unidade modular de plantação que possa, por meio da interligação de sensores, microcontroladores e atuadores, monitorar e controlar os parâmetros imprescindíveis ao crescimento saudável da plantação, além de prover uma comunicação com o usuário, que possa fornecer informações em tempo real para validação e acompanhamento do cultivo e ainda executar comandos e valores impostos por ele, por meio de um software/aplicativo elaborado.

Alunos: Gabriel Expedito Lima Marçal, Gerson Chadi Junior, Gustavo Fernando Dias Neto, Marcus Vinicius Ribeiro, Matheus da Silva Amate, Matheus Souza Soares, Vinicius Nunes Almeida.

Orientador: Prof. Ricardo Janes

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A REDE LOGÍSTICA DO TRANSPORTE DE ÓRGÃOS NO BRASIL: SIMULAÇÃO PARA A ANÁLISE E MELHORIA DA OPERAÇÃO LOGÍSTICA DO TRANSPORTE ADOTADO PELO HOSPITAL INCOR PARA O TRANSPLANTE DE CORAÇÃO.

Descrição: Neste trabalho, foi realizada uma pesquisa aplicada em um hospital de referência mundial em transplantes de coração, o INCOR, tendo por objetivo o desenvolvimento de soluções logísticas alternativas que tem impacto direto na chance de sucesso na sobrevivência do paciente que depende deste tipo de serviço. Para isto, foi realizado o estudo da rede logística atual adotada pelo INCOR para o transplante de coração no Brasil. Através da coleta de dados foi possível mapear, modelar e simular com o ProModel® os processos adotados pelo hospital e identificar cenários de melhorias no fluxo logístico pela escolha de aeronaves mais apropriadas que encurtam o lead time e o potencial benefício com a adoção de uma tecnologia de acondicionamento dos órgãos (embalagem) que viabilizam o transplante de coração a longas distâncias, sendo uma alternativa que poderá atuar diretamente na redução da fila de transplantes de coração do INCOR.

Alunos: Camila da Silva Candido; Danilo Alves da Costa de Campos; Rebeka Cristina Ragazi Gomes da Rocha; Thiago Timoteo Longhini; Victoria Eleonora Jordão Madeira.

Orientador: Prof. Dr. Marcelo Koiti Fugihara

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RETROFIT DE MÁQUINAS INDUSTRIAIS EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: um caminho para a Indústria 4.0

Descrição: O contexto da Quarta Revolução Industrial trouxe uma série de mudanças conceituais e tecnológicas para os meios de produção da atualidade. Este cenário inclui máquinas modernas, conectividade via Internet das Coisas, Big Data, integração à nuvem e dispositivos inteligentes, tornando os processos de fabricação mais conectados e automatizados. Entretanto, o custo desta renovação infraestrutural é alto, se comparado à compra de novos equipamentos, e não condiz com a realidade das pequenas e médias indústrias brasileiras. Neste trabalho foi realizado um estudo acerca do retrofit de máquinas industriais como uma alternativa para que estas empresas adequem seus recursos e equipamentos, atingindo o padrão de competitividade exigido pelo mercado. Como ponto de partida, foi estudada uma modernização feita em uma máquina fresadora CNC, situada no Laboratório de Manufatura Integrada do Centro Universitário FEI, para a compreensão dos dispositivos necessários. Posteriormente, foram propostas as etapas de instalação destes dispositivos em um torno CNC, frequentemente encontrado em PMEs, com o objetivo de conectar a máquina a um sistema operacional IoT baseado em nuvem e mensurar seu consumo de energia. Como resultado, foi evidenciada a viabilidade técnica da modernização deste torno e as vantagens que o retrofit poderia trazer para as pequenas e médias indústrias que pretendem se atualizar, para manter os padrões de qualidade e competitividade exigidos na era da Indústria 4.0.

Alunos: André Bigliatto Oliveira; Giovanna Alves Pinto Vieira Cavalcanti; João Vithor Daleffe Contatto; Letícia Souza Camarozano; Renato de Oliveira Belo

Orientador: Prof. Dr. Fabio Lima

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ESTRUTURAÇÃO DO PROCESSO DE SALES AND OPERATIONS PLANNING EM UMA GELATERIA ARTESANAL DE PEQUENO PORTE

Descrição: O presente trabalho tem o objetivo de estruturar o processo de sales and operations planning em uma gelateria artesanal de pequeno porte. Foi realizado um estudo de caso com a empresa, a qual possui diversos problemas relacionados a gestão de demanda, consumo de insumos e capacidade produtiva, além de estar abrindo uma nova loja, o que necessita de um maior controle devido ao aumento previsto da demanda e da utilização das máquinas no processo produtivo. A otimização do processo possibilitou a estruturação do S&OP em suas 3 principais etapas, demonstrando ao estabelecimento a inovação proposta no trabalho, trazendo benefícios a empresa e utilizando softwares importantes para isso. Para realizar o S&OP a primeira etapa fundamental é a previsão de demanda, a qual foi realizada através do software Forecast Pro, utilizando fatores de crescimento devido a base de dados fornecida ser de um curto período de tempo. As outras duas etapas do S&OP, plano agregado e capacidade produtiva, foram realizadas através do software Supply Chain Guru, criando cenários e possibilitando a antecipação da produção, a fim de atender toda a demanda prevista.

Alunos: Louise Farias Ikenaga, Luana Salvador Muniz, Milena Madaleno Lopes.

Orientador: Prof. Dr. Marcel Heimar Ribeiro Utiyama.

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ROTEIRIZAÇÃO EM UMA EMPRESA DE DISTRIBUIÇÃO DE CARGAS FRACIONADAS

Descrição: A roteirização, apresentada neste trabalho de conclusão de curso, é um tema de alta relevância para a economia moderna. Com o avanço tecnológico da informação e a necessidade crescente de reduzir o tempo e a distância das entregas, é possivel identificar grandes desafios nas organizações empresariais brasileiras como falta de especialização em roteirização, necessidade de implementação de pensamentos inovadores e planejamento estratégico. A partir do estudo de caso de uma transportadora especializada em entregas fracionadas no ramo de cosméticos, caracterizada principamente pelo alto volume de pedidos e roteirização manual, a presente pesquisa visa analisar, propor melhorias e automatizações obtidas por simulações em software conceituado no mercado.

Alunos: Giovanna Alves Furtado, Giovanna Pegorim Marques, Mariana Garcia Biazotti, Rodrigo Santana Nogueira de Carvalho, Vitória Zoia Hugolini

Orientador: Profa. Dra. Giovanna Abreu Alves.

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ROTEIRIZAÇÃO DE VEÍCULOS: otimização do fluxo outbound de uma empresa fabricante de tecidos por meio de modelagem com uso do software Supply Chain Guru®

Descrição: O presente trabalho estudou o fluxo outbound da Twiltex, uma empresa do ramo têxtil, com a finalidade de avaliar possíveis melhorias dentro de sua malha logística, principalmente sob a ótica de custos.

Alunos: Andressa de Souza Silva, Catarina Azevedo Cunh, Daniel Kenzo Koyama Azeka, Guilherme Roberto Morisco, Julia Storti Starkbauer.

Orientador: Profa. Dra. Nathalia de Castro Zambuzi.

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ESTUDO DA ROTEIRIZAÇÃO E REAPROVEITAMENTO DE ROTAS NA LOGÍSTICA REVERSA DE UMA EMPRESA VAREJISTA

Descrição: O objetivo principal deste trabalho é estudar cenários alternativos de melhoria da logística reversa desta empresa através de uma otimização do sequenciamento de remessas, integrando em uma só rota as entregas e as coletas das devoluções de todos pedidos realizados no periodo.

Alunos: Gabriel Abreu, Leonardo de Oliveira Coutinho, Vinicius Midena, Vitor Coura Suzuki

Orientador: Profa. Dra. Nathalia de Castro Zambuzi.

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ESTUDO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA COM UTILIZAÇÃO DE MANUFATURA DIGITAL APLICADA À UMA LINHA DE PRODUÇÃO

Descrição: O objetivo geral deste trabalho é aplicar modelagem e simulação em uma linha de produção de uma indústria que fabrica filtros automotivos utilizando um software de manufatura digital, analisando os resultados operacionais, sua eficiência energética e identificando possíveis pontos de melhorias.

Alunos:Abner Raphael Bezerra dos Santos, Gabriel dos Reis Hendel Silva, Gabrielle Santos de Araujo, Maria Clara Paschoal Bazalia, Rebeca Camargo Amorim Figueiredo.

Orientador: Prof. Dr. Fabio Lima

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ESTUDO DO REAL PODER DE INFLUENCIADORES EM INFLUENCIAR O MERCADO

Descrição: Objetivo Geral deste trabalho é estudar como a influência dos influenciadores impactam na popularidade de produtos e serviços, entendendo o poder dos influenciadores em influenciar, o processo de imitação e engajamento do público-alvo.

Alunos:Bárbara Pereira Leandro, Gabriel Benavide Zornek, Gabriela Santos F. da Silva, Halyne Aparecida Diogo Silva, Jean Nascimento Dias do Nascimento.

Orientador: Prof. André Silva de Carvalho

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Servitização como estratégia de modelo de negócio

Descrição: Elaborar modelo de negócios utilizando a servitização como estratégia. O modelo foi elaborado a partir da ferramenta Canvas, onde o trabalho abordou as principais características da estratégia em cada um dos componentes da ferramenta.

Alunos: Bárbara Cristina, Caio Lopes, Lucas Campos, Luiza Blanco, Pedro Arini.

Orientador: Profa. Dra. Gabriela Scur

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RETARDANTE DE CHAMA NÃO HALOGENADO EM BLENDAS ABS E POLICARBONATO: processamento e efeitos nas propriedades mecânicas e de resistência à chamas

Descrição: O estudo produz diferentes formulações da blenda ABS/PC com retardante de chama não halogenado e outros aditivos. Os principais resultados mostraram que o RC diminue o alongamento, resistência ao impacto e HDT e aumenta o módulo elástico em tração. Quando adicionado o MI o módulo elástico em tração e a resistência ao impacto são parcialmente recuperadas, mantendo a inflamabilidade V2, pela UL94.

Alunos: Cindy Saraiva.

Orientador: Prof. Dr. Baltus C Bonse

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COMPARAÇÃO DOS AÇOS INOXIDÁVEIS ASTM F138 E F1586 PARA IMPLANTES DE QUADRIL

Descrição: O mecanismo de degradação conhecido comercialmente como fretting-corrosion é o principal mecanismo de liberação de íons metálicos e partículas metálicas em próteses de quadril. Fretting é uma abrasão de escala micrométrica que acarreta o desgaste da camada passiva de componentes metálicos em contato, ocasionando a corrosão dos componentes implantáveis. Este fenómeno é muito observado em hastes e cabeças femorais metálicas implantáveis em pacientes que sofrem de osteoporose ou algum tipo de degeneração óssea. Ao propiciar a soltura de íons metálicos na corrente sanguínea, o processo de fretting-corrosion origina processos inflamatórios, sendo o principal causador de cirurgias de revisão. O objetivo deste trabalho é comparar a degradação das hastes dos aços inoxidáveis ASTM F138 e ASTM F1586, sendo a haste de ASTM 1586 o avanço da liga ASTM F138.

Alunos: Lucas Maluf Rojo, Matheus Marazzo Pinto Dias da Silva.

Orientador: Prof. Dr. William Naville

Coorientador: Prof. Dr. Ronaldo Câmara Cozza

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NIKIN

Descrição: O sistema de frenagem é responsável por um dos mais graves problemas de eficiência de um automóvel. O atrito produzido gera uma grande dissipação da energia em forma de calor, resultando na redução da eficiência energética do veículo. Adaptações como a integração do sistema de frenagem com um Sistema de Recuperação de Energia (KERS, da sigla em inglês), são estudadas para aumentar a eficiência. O KERS, objetivamente, consiste no uso de um volante de inércia (High-Speed-Flywheel) para armazenar parte da energia de frenagem e reutilizá-la para fazer o veículo voltar a se locomover quando requisitado. É proposto o projeto de um sistema KERS, aliado ao desenvolvimento de um modelo em Simulink capaz de simular em regime transiente a sua atuação em um ônibus urbano. Foi mapeado um percurso real com um sistema arduíno uno e extraído dados de velocidades e quantidade de paradas do ônibus urbano para dimensionar o flywheel. Após as análises o flywheel foi capaz de fornecer até 3,2 MJ de energia, sendo responsável por 53,7% da energia necessária para a condição de maior aceleração. Concluindo que, sem a utilização do flywheel seria gasto R$1,91 de diesel para que o motor pudesse fornecer a energia necessária na condição de aceleração máxima, já com a utilização do flywheel o valor seria de R$0,88, uma redução de R$1,03. Mais... ».

Alunos: Gabriel Toledo Pastori, Higor Davi Pereira de Campos, Luise Morita Cembranelli, Pedro Henrique Alves Mendes e Roberto Nascimento Sorrila.

Orientador: Prof. André de Souza Mendes.

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ULLER

Descrição: O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma caixa térmica para transporte de vacinas para ser utilizado na campanha de vacinação, principalmente para levar os imunizantes até populações isoladas em expedições que podem durar dias. O trabalho se dividiu entre a fase do dimensionamento, onde foi utilizado um escopo baseado em um case real de transporte para ribeirinhos para definir quais as condições climáticas e a quantidade de vacinas necessárias e foi realizado um estudo dos principais materiais utilizados para isolamento e dos principais sistemas de refrigeração utilizados, e a fase das validações, onde foram realizadas simulações em CFD e cálculos no EES para os regimes permanente e transiente e foi desenvolvido um protótipo funcional em escala real.

Alunos: Vinícius Oliveira Menegheli, Antonio Lopez Pinho, Gabriel Paris De Donato, Sophia Hassem Pastori, Nicolas Tavano Ricardo e Pedro Malegne Tasso

Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Bernardello Unzueta.

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KITE POWER

Descrição: O projeto Kite Power esta inserido no setor energético, mais específicamento o de energia eólica. Ele é concebido por uma estrutura mais simples e leve, operando em alturas elevadas onde o vento é mais rápido e constante. Com isso, o projeto tem o propósito de aumentar o acesso e eficiência de geração de energia elétrica, por meios sustentáveis, e propiciar menor custo com equipamentos para captação de energia eólica.

Alunos: Beatriz Duare Araujo, João Carlos Machado Raineri, Marx do Nascimento Merces e Rafael Rondinelli.

Orientador: Prof. André Souza Mendes.

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INTERLOCKING

Descrição: Inicialmente, a motivação para estudo se deu por pesquisas de campo que mostraram vúlnerabilidade nas válvulas manuais presentes num processo indústrial, que gerou perdas generalizadas, tais como, financeira, pessoal e tempo de produção. Por se tratar de uma manobra diária, e feita por um operador, o sistema fica vulnerável. Com isto, o interlocking funciona com uma lógica de sistema, limitando a atividade da válvula, à somente aquela que precisa ser executada naquele momento. Isso se da através de um cartão que é inserido nas válvulas, este cartão só funciona se a ordem correta da operação for seguida. Desta maneira, asseguramos um processo seguro e eficiente.

Alunos: Giulia Dalmaso De Mello, Bruno Garcia Navarro e Lucas Lafuente Iague Antunes.

Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Bernardello Unzueta.

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HYGEN

Descrição: A maior preocupação é em gerar energia de uma forma diferente das existentes hoje, com um alto potencial de expansão para toda humanidade. Hoje usa-se recursos esgotáveis ou que geram impacto ao meio ambiente. Sabendo desse cenário que estamos inseridos, nós da HyGen trouxemos em pauta o hidrogênio em um ecossistema fechado, para obtenção de energia, a partir da associação das moléculas de hidrogênio com oxigênio e a desassociação da molécula de água. Nosso principal alvo, é o estudo desse sistema de geração, como um ciclo fechado, explorando o controle do processo, para obtenção de uma alta eficiência energética. Tendo em vista os ciclos não renováveis, que giram em torno de 30 até 40% em seus picos de rendimento, visamos ter uma eficiência muito maior, energeticamente falando, tanto quanto para com os cuidados com a natureza e longevidade da humanidade. Para atendermos esses objetivos do projeto do valor da eficiência e controle desse ciclo, vamos usar uma FuelCell Stack1020 da Ballard, um sistema para eletrólise e membranas poliméricas que funcionam como "pulmões" para determinado controle e integridade do sistema, tanto na FC quanto na Eletrólise. Ao fim do trabalho, visamos implementar esse sistema, em um ciclo de funcionamento constante; integrando áreas onde energia a não poderá oscilar ou faltar, como UTI's, DataCenter, entre outros, garantindo a entrega de energia constante, renovável, limpa, melhoria do ar que se respira; mitigando os impactos do aquecimento global, poluição atmosférica, além do alto potencial econômico no futuro. Mais... »

Alunos: Guilherme Warwick Parker Maia, Gustavo Henrique Silva Do Nascimento, Sergio Murilo Pereira Camilo, Felipe Vicente Araújo, Uriel Guimarçães Janota, Vitor Dos Santos Yabuki, Rafael Jacob D'ariano e Leonardo Freitas Ferreira.

Orientador: Prof. Dr. Gerhard Ett.

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SOFT ENERGY

Descrição: Atualmente o mundo vem se conscientizando mais sobre o uso e a importância da geração de energia limpa, pois com o passar do tempo perceberam que os métodos convencionais de geração de energia afetam o ecossistema do planeta que acaba causando a redução dos próprios recursos utilizados na geração, trazendo como consequência um aumento do custo da geração de energia. O projeto Soft Energy é uma turbina eólica de eixo horizontal de pequeno porte que gera energia elétrica sustentável utilizando conversões de energias para auxiliar a população urbana na redução do uso das energias convencionais, com intuito de reduzir o gasto financeiro dos moradores e será testada de forma pratica e teórica, pois muitos experimentos teóricos envolvendo o vento (fluido ar) demonstram um erro até considerável, por mias que utilize os métodos de escalas ou elementos finitos(simulação) ainda não temos uma tecnologia suficiente para desenvolver esse tipo de analise mais precisa. Mais... »

Alunos: Francisco Anderson Silva Xavier, Gustavo Santos Marinelli, Matheus Ferreira, Rodrigo Assumpção Righetti e William Messias Da Silva. .

Orientador:Prof. Cyro Albuquerque Neto.

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S3P

Descrição: A aplicação de defensores agrícolas para o controle de pragas, doenças e plantas daninhas é muito utilizado pelos pequenos e grandes produtores. A pulverização agrícola é um processo em que a mistura de água com defensor agrícola é aspergida sobre o plantio em pequenas partículas. O problema para os pequenos produtores está relacionado à aplicação do defensor agrícola por meio da bomba costal, fonte de risco de danos à saúde, causado pelo esforço físico a longo prazo e de contaminação. Uma solução para o agricultor é adquirir um trator com um sistema de pulverização adequado, porém o custo se torna um fator crucial, fazendo com que os pequenos produtores tentem preencher essa necessidade em alternativas improvisadas. O projeto proposto é um implemento agrícola, um pulverizador tracionado por um motocultivador para pequenos produtores. O desenvolvimento foi baseado na divisão do projeto em duas frentes principais, o sistema de pulverização e a estrutura para sua mobilidade, fazendo uso da engenharia para a formulação teórica, com o intuito de selecionar os componentes necessários. Com isso foi possível a realização de simulações computacionais, que visaram a otimização do desempenho mecânico e hidráulico, finalizando com o levantamento dos custos. Como conclusão, o conceito proposto é capaz de atender as necessidades do pequeno produtor cuja cultura plantada é o tomate, uma vez que atinge os parâmetros de vazão e pressão, além de cumprir com folga as exigências estruturais. Todavia, mesmo preenchendo a lacuna de necessidades, o protótipo ainda requer a utilização de EPIs para a segurança do motorista. Mais... »

Alunos: Adriel Torres Silva, Filipe Iquejiri Suetugo, João Luiz Soranz Mazzutti Cardoso, Lucas Watanabe Tonieti e Matheus Sousa Pinto Amarante.

Orientador: Prof. Dr. Mauricio de Carvalho Silva.

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T.E.S.

Descrição: Diante da necessidade dos fabricantes de unidades condensadoras em realizar ensaios em seus produtos, e devida a dificuldade e alto custo de investimento para a montagem de um laboratório, o grupo TES apresenta como solução o desenvolvimento de uma bancada universal para testes caloríficos de unidades condensadoras. O principal objetivo da bancada de testes é fornecer uma solução simples e com baixo investimento inicial para a determinação de parâmetros como capacidade de refrigeração e coeficiente de performance para diversas condições de operação das unidades, abrindo assim a possibilidade dos fabricantes estudarem mais a fundo o funcionamento de seus produtos para aplicação de melhorias que resultem em diferencial de mercado.

Alunos: Anderson Godoy Dos Santos, Bruno Da Silva Souza, Eduardo Bisordi Antelo, Josiane Gibram Soares, Leonardo Amyuni Dos Santos, Leonardo Casonatto e William Cesar Moraes Marin.

Orientador: Prof. Dr. Francisco Lameiras Junior.

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BJT

Descrição: As juntas aparafusadas são um dos elementos mais comuns na construção e projeto de máquinas. Elas servem para fazer a montagem/união de dois ou mais componentes. Para fixar esses elementos, comumente diversos métodos de aperto são aplicados em diferentes ocasiões, levando-se em consideração algumas variáveis como custo/benefício, criticidade da junta e o grau de controle e rastreabilidade necessários em cada caso em específico. Todas essas variáveis devem atingir o nível mínimo requerido de força de união entre esses elementos de fixação, assim garantido e atendendo as suas especificações e normas aplicadas. É de interesse da indústria um maior controle em todos os parâmetros envolvidos no processo de juntas aparafusadas, devido ao histórico de recall e falhas catastróficas. Juntas aparafusadas com pouco torque podem se soltar ou causar vibrações nos componentes montados. Por outro lado, com torque elevado, ou seja, quando muito apertadas, os componentes podem sofrer travamentos, rompimentos dos filetes de rosca ou dificultar a remoção. As consequências de um mau dimensionamento dessas juntas podem ser apresentadas como falhas que podem causar interrupções na sequência de linha de montagem, devido à quebra de parafusos. Falhas de equipamentos de aperto, devido ao mau dimensionamento da junta em relação ao equipamento. Entretanto, existem consequências ainda piores, quando o desvio for passado para o produto e só descoberto pelo usuário final, podendo resultar em acidente fatal. A proposta desse trabalho é desenvolver um método experimental de ensaio para determinação de forças envolvidas no processo de fixação de juntas para transmissão de movimentos. Essas juntas são compostas pela junção de duas ou mais partes, mantidas integras através de elementos roscados, sendo que essa integridade é garantida quando ao montar a união através de torque, se obtém uma força capaz de resistir a todos os esforços a que serão submetidas quando em trabalho. Medir o torque residual é o meio mais simples de avaliar as condições de uma junta aparafusada, atualmente através de torquímetro ou transdutor de torque. Mais... »

Alunos: Fernando Gama de Carvalho, Murilo de Lira Marcondes, Renan Lopes Covre, Sergio Ricardo Cabral, Suselen Baseggio e Theógenes Reyel I. Lemos.

Orientador: Prof. Dr. João José de Souza.

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THE WALKER

Descrição: A paralisia cerebral é a deficiência mais comum na infância, caracterizada por lesão cerebral permanente e não progressiva, com localização única ou múltipla no cérebro que afeta o sistema neuro motor e que resulta em um desenvolvimento desorganizado e atrasado dos mecanismos neurológicos de movimento, postura e equilíbrio corporal. A cada 1000 crianças, 3 nascem, com paralisia cerebral, o que representa 17 milhões de pessoas no mundo. A deficiência está altamente relacionada com as condições uterinas, falta de acompanhamento neonatal, procedimentos durante o parto, além de desigualdades na saúde pública. De acordo com o Sistema de classificação da função motora grossa, “GMFCS” em inglês, há cinco níveis relacionados as habilidades que uma pessoa com a paralisia possui, desde o nível, onde a pessoa possui menores limitações para as atividades do dia a dia, até o nível V, onde a pessoa possui severas limitações. Visto os altos custos e falta de adaptabilidade dos equipamentos que auxiliam nas atividades motoras, o objetivo do projeto The Walker é desenvolver um andador que promova uma maior qualidade de vida para pessoas com essa deficiência, de forma que possam realizar atividades do cotidiano, de forma mais confortável e ergonômica. O The Walker será um andador portátil, com flexibilidade para atender as mudanças corporais ao longo da vida do usuário, possibilitando sua independência e inclusão na sociedade. Palavras-chave: paralisia, andador, ergonomia, independência, inclusão. Mais... »

Alunos: Stephanie Nassar Palma, Bruna Blumer Lobo, João Vitor Lopes Vidal, Lara Bom Kachan, Douglas Molinero Pereira, Isabella Fontes Moreno e Victor Hugo Moreira de Souza.

Orientador: Prof. Dr. Taylor Mac Intyer Fonseca.

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MOPUAMA

Descrição: Segundo dados levantados em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 17,3 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de redução de movimentos. Somado a isso, anualmente, em torno de 400 mil cadeiras de rodas são produzidas e vendidas para hospitais, asilos, clínicas e usuários finais. Ademais, diversos são os desafios encontrados por usuários, enfermeiros e cuidadores de pessoas com mobilidade reduzida, como a dificuldade na transferência do usuário e os problemas de circulação acarretados pelo elevado tempo que se encontra na mesma posição (sentado). Apesar de já existirem soluções no mercado, essas são comercializadas com valores onerosos que dificultam o acesso de grande parte da população. Dessa forma, surge o projeto Mopuama, que em Tupi significa levantar-se, que propõe uma solução nacional, acessível e funcional de uma cadeira ortostática, destinada ao público que procura este modelo de equipamento. Mais... »

Alunos: Bruno Sakomoto, Bruno Santos, João Almeida, Victor Santos e Rodrigo Silva.

Orientador: Prof. Dr. Ronaldo Câmara Cozza.

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GPES

Descrição: Implementar um mecanismo de armazenamento de energia na forma de energia potencial gravitacional, voltado para áreas com escassez hídrica e/ou de topologia geográfica desfavorável para usinas hidrelétricas, com enfoque em consumidores de baixa e média tensão e consumidores off grid, barateando o acesso e a manutenção de sistemas de armazenamento elétrico.

Alunos: Marcos Vinicius de Almeida Ladares, Guilherme Soares Paiva Romeiro, José Temistocles Vasconcelos Júnior, Átila Ferreira Poles e Ana Cleia Gomes Vasconcelos.

Orientador: Prof. Francisco Lameiras.

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INSUFAN

Descrição: O Brasil é um dos maiores produtores de grãos do mundo, tendo a estimativa de alcançar até 261,6 milhões de toneladas em 2022 (segundo levantamento do divulgado pelo IBGE), um avanço de 3,3% em relação a 2021, chegando a representar aproximadamente 30% da economia brasileira. Apresentando um crescimento constante, o Brasil se tornou o maior produtor mundial de soja, um dos grãos mais consumidos no mundo. Atualmente, os pequenos agricultores são responsáveis por 84% das terras para plantio de grãos e tem seu sistema de secagem muito rústico, que é deixar os grãos em cima de lonas totalmente “ao tempo”, causando cerca de 15% da perda da safra, principalmente por secagem mau feita e pragas. Projetamos o Insufan para acabar com estas perdas.

Alunos: Leonardo Xavier Battaini Lucena, Luís Fernando Felix Divino, Marcos Pinho Bressan,Matheus Canal da Silva, Tiago Ruótolo Manupella e Thales Mioranci de Rezende.

Orientador: Prof. Carlos Eduardo Keutenedjian Mady.

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HT&C

Descrição: Com a crescente necessidade da utilização de energias renováveis para diminuição do aquecimento global, veículos elétricos têm sido foco de diversos estudos como tecnologia alternativa aos motores a combustão interna ( O Brasil, que é visto como uma possível potência na área de mobilidade sustentável está caminhando nesse novo mercado Fabricantes de ônibus estão se movimentando e investindo em plantas locais para suprir toda esta demanda. Uma dessas peculiaridades dos ônibus elétricos é a bateria e seu modo de funcionamento Estudos indicam que as baterias devem trabalhar dentro de uma faixa de temperatura especificada pelo fabricante Trabalhar fora desta faixa afeta negativamente o consumo do veículo, seu tempo de vida útil e ainda podendo causar graves acidentes, necessitando de um equipamento focado no arrefecimento das baterias precisa ser utilizado para que este ponto de operação ideal seja alcançado. No Brasil a maior empresa no segmento de ônibus é a Marcopolo que, voltada para o mercado de eletrificação, procura métodos para desenvolver BTMS Battery termal management system ou Sistema de gerenciamento térmico de bateria) Então, com essa parceira surge o HT&C Heat Transfer and Cooling. Mais... »

Alunos: Henrique Fernezlian, Leonardo de Carvalho Matos, Lucas Moraes da Silva, Pedro Henrique de Freitas Bozzola e Rodrigo Mastropirro Thiago Pimenta Murer.

Orientador: Prof. Carlos Eduardo Keutenedjian Mady.

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IÇAVAC

Descrição: Nas últimas décadas, o setor de movimentação de cargas tem passado por evoluções significativas, fazendo com que se possa exigir níveis cada vez mais eficientes em todos os processos Tendo como base a exigência que é cobrada atualmente, a falta de agilidade em algumas operações, o desgaste sofrido pelos trabalhadores ao manusear cargas e a falta de equipamentos versáteis e acessíveis são alguns dos problemas identificados no setor Considerando todos esses fatores, o objetivo da Içavac é construir um içador de caixas de papelão a vácuo acoplado a uma empilhadeira, cujo diferencial seja proporcionar uma opção de equipamento que seja prática, que beneficie o operador e que seja viabilizada a um baixo custo de aquisição e manutenção Para que o objetivo seja atingido, o projeto visa seguir com a aplicação de conceitos aprendidos ao longo do curso de Engenharia Mecânica.

Alunos: Caio Kitamura de Oliveira, Guilherme Maia Spessoto Plez, Guilherme Matias Pratti, Lucas Ferreira de Souza e Renan Bodnar Zanlorenzi Nogueira.

Orientador: Prof. Dr. Éd Cláudio Bordinassi.

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TACTUS

Descrição: A pandemia do COVID-19 gerou um aumento considerável no número de motociclistas nas ruas devido a alta demanda de trabalho na área de serviço de entregas. Consequentemente, também se elevou o número de acidentes envolvendo estes motociclistas e a quantidade de vítimas que sofreram alguns traumatismos medulares. E assim, a necessidade de uso te órteses por pacientes.

Alunos: Bernardo N. Souza, Guilherme L. Silva, Cleber P. Colicchio, Eva R. Rocha, Henrique L. Paiva, Nagi. Z Junior, Orlando S. P. Junior e Thiago F. Taka.

Orientador: Prof. Dr. Sandro Vatanabe.

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EMCAL

Descrição: Esse projeto desenvolve um dispositivo capaz de potencializar a colheita da laranja, abrangendo a ergonomia do colaborador e buscando promover economia para o produtor. O Brasil é responsável por 79% do suco concentrado comercializado mundialmente.

Alunos: Danilo Alves Migliorini, Gustavo Henrique Pires Dehn, João Paulo Thomé Beletti, José Hitalo Dos Santos e Rodrigo Fabro Guariente.

Orientador: Prof. Dr. Carlos Rodrigues Santos Neto;.

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RAINERGY

Descrição: O projeto Rainergy está inserido no setor energético, mais especificamente no de energia hidroelétrica Ele se baseia em um aparelho capaz de gerar eletricidade à partir da energia cinética da chuva Com isso, nosso projeto tem o propósito de realizar testes comparativos entre a utilização de ouro e cobre para o desenvolvimento de uma nova forma de captação de energia, mais acessível economicamente e ecologicamente

Alunos: Bruno Resende, André Jordão e Vinicius Yuuta.

Orientador: Prof. Francisco Lameiras Junior.

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TUPÃ

Descrição: O Tupã é um sistema aftermarket, que converte o veículo à combustão em Mild Hybrid 48V, através da instalação simples e reversível de um BSG. Atuando nas situações de partida, reduz o consumo de combustível do veículo no uso urbano em até 23%.

Alunos: Alexandre Raymundo Grecco, Felipe Jun Nakamiti, Gustavo Henrique da Silva Pinto, Leonardo Gonçalves dos Santos Neto, Matheus dos Reis Spaulonci, Murilo De Martini e Pedro Rodrigues da Rocha Neto.

Orientador: Prof. Me. Fernando Fusco Rovai.

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STREAM TRUCK

Descrição: O consumo de combustível está diretamente relacionado à força de resistência aerodinâmica em caminhões. O projeto visa proporcionar apêndices aerodinâmicos simples, de fácil instalação e fácil uso, porém eficientes na proposta de redução de força aerodinâmica para maior eficiência energética.

Alunos: Eric Henrique Araujo Emmerich, Felipe Valente, Lucas Henrique Dos Santos, Marcelo Antonio Da Silva, Pedro Guilherme Pirillo, Renato Dantes Faccirolli Filho e Tiago Luis Garcia.

Orientador: Prof. Me. Jairo de Lima Souza.

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H2FCP

Descrição: O projeto H2FCP é um sistema que permite o funcionamento da célula de hidrogênio nas faixas ideais de trabalho, além disso é capaz de fazer a célula trabalhar de maneira ininterrupta e dentro das faixas com melhores valores de eficiência.

Alunos: Caio Henrique dos Santos, Gustavo Donaire Simões, Igor Sutter Martins Ferreira de Moraes Godoy, Jonas Carvalho de Almeida, Murilo Guimarães Kobori, Thiago Tadeu monteiro e Vinícius Rodrigues Lopes.

Orientador: Prof. Silvio Shizuo Sumioshi.

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WETGRIP

Descrição: O projeto WetGrip consiste na elaboração de um produto/conceito para linha de veículos premium com a finalidade de minimizar ou evitar os efeitos dinâmicos indesejados que são causados pela aquaplanagem. O conceito abordou o estudo de mecanismos existentes que evitam a aquaplanagem e suas possíveis falhas. A partir disso, foi feito o desenvolvimento de um dispositivo capaz de quebrar a tensão superficial da água e abrir caminho para o pneu, dissipando a película d’agua que havia sobre o asfalto, evitando a aquaplanagem de maneira mais eficaz.

Alunos: André Lourenço, Bruno Giovanni Tamega Sarzano, Jean Costa de Jesus, José Martins dos Santos Prata, Lucca Lima Moura, Pedro Henrique Frias Pinheiro, Rafael Torres de Paula e Vitor Zanini Pablos.

Orientador: Prof. Carlos Rodrigues Santos Neto.

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EXTRAÇÃO DE OXIDORREDUTASES PROVENIENTES DA COUVE-FLOR E APLICAÇÃO NO TRATAMENTO DE EFLUENTES DE CORANTES AZO

Descrição: Os corantes sintéticos, em especial os classificados corantes azo, possuem seu uso em ascensão, está classe demonstra índices poluentes altos, com isso foram estudadas vias de tratamento para estes efluentes sintéticos, dentre a presente no atual trabalho a de utilização de enzimas oxirredutoras, sendo a colocada em prática a distinta peroxidase tal qual extraída da couve-flor (Brassica oleracea).

Alunos: Ana Beatriz Pimentel, André Luiz Souza Pontes, João Pedro Viera Moya, Juliana Manhas Silva, Letícia Lemos Cardoso e Marina Loureiro de Oliveira.

Orientador: Profa. Andreiade Araújo Morandim Giannetti.

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DESENVOLVIMENTO DE UMA BATERIA DE FLUXO DE FERRO EM MEIO DE ELETRÓLITOS SUSTENTÁVEIS DE BAIXA TEMPERATURA (RTIL)

Descrição: As baterias de fluxo são dispositivos eletroquímicos de armazenamento de energia, que transformam a energia elétrica em energia eletroquímica. A realização deste trabalho visa a construção de um protótipo de bateria de fluxo com uma solução química de um líquido iônico com íons de ferro, analisando a sua eficiência e demonstrando os benefícios na substituição do vanádio pelo ferro.

Alunos: Ana Luiza Ferreira Do Couto, Bruno Sartori Massarenti, Gabriela D’amaral Meneguzzi, Giovanna Biondi Mecca, Gustavo Gregório Rodrigues e Nathalie Gomes Da Silva.

Orientador: Prof. Gerhard Ett.

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OBTENÇÃO DE SOLUÇÃO AÇUCARADA A PARTIR DE PAPÉIS NÃO RECICLÁVEIS VISANDO FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA

Resumo: A utilização de papel de higiene pessoal, também conhecido como papel tissue, gera toneladas de resíduos que são descartados diretamente em aterro. Para mudar essa situação propomos um método de transformar estes resíduos em uma solução açucarada, através de hidrólise ácida, que possa ser fermentada e transformada em etanol.

Integrantes: Guilherme Vicentini, Gustavo Bianchini, Paula Domingues e Sabrina Noce.

Orientador: Prof. Luis Fernando Peffi Ferreira.

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AVALIAÇÃO DO EFEITO DO BANHO DE ULTRASSOM NA RECUPERAÇÃO DO ÁCIDO TEREFTÁLICO A PARTIR DA DESPOLIMERIZAÇÃO DO POLI(TEREFTALATO DE ETILENO)

Resumo: Pelo fato do poli(tereftalato de etileno) (PET) ser um poliéster quimicamente estável e possuir um elevado número de aplicações, a sua produção e consumo vêm crescendo consideravelmente nos últimos tempos. O elevado consumo de materiais plásticos junto ao descarte inadequado, dão origem a alguns impactos ambientais que são alarmantes. Para minimizar os impactos ambientais gerados pelo descarte indevido do PET, são propostas técnicas de reciclagem. A reciclagem química tem instigado estudos por parte da no comunidade científica, visto que podem ser obtidos produtos de alto valor agregado e que podem ser utilizados em novos processos industriais ou até mesmo para a sintetização de novas resinas PET. Neste trabalho foi tratado uma das etapas do processo de reciclagem química das resinas de poli(tereftalato de etileno) pós consumo, através da hidrólise em meio ácido com o auxílio do banho de ultrassom, com a finalidade de analisar quais são as melhores condições de reação para se obter o ácido tereftálico (PTA) com um grau de pureza adequado para ser reutilizado no processo de fabricação de resinas PET. Foram realizados experimentos utilizando soluções de ácido sulfúrico, nítrico e ácido fluorântimonico hexahidratado, sob aquecimento ou em banho de ultrassom. Como resultados, recuperou-se: 97,4 % do PTA através da solução de ácido sulfúrico 14 M sob aquecimento; 33,9 % do PTA através da solução de ácido nítrico 8 M sob aquecimento. Outros experimentos foram realizados utilizando as soluções ácidas sob aquecimento com a adição de um catalisador de transferência de fase (iodeto de tetrabutilamônio), apresentando resultados de recuperação de PTA satisfatórios, sendo que as massas obtidas de PTA mais que dobraram em relação aos experimentos em que não foram utilizados o catalisador de transferência de fase. Os experimentos utilizando soluções de ácido fluorântimonico hexahidratado 0,15 e 0,3 M sob aquecimento, não apresentaram resultados satisfatórios, não havendo nenhuma recuperação do ácido tereftálico. As mesmas soluções de ácido sulfúrico, nítrico e ácido fluorântimonico hexahidratado que foram submetidas ao aquecimento também foram colocadas em banho de ultrassom sem aquecimento, e os resultados dos experimentos obtidos utilizando o meio ácido em banho de ultrassom não foram satisfatórios, apresentando baixa recuperação do PTA quando utilizada as soluções de ácido sulfúrico 12 e 14 M, e as demais soluções ácidas utilizadas em banho de ultrassom não apresentaram nenhuma recuperação do PTA. Mais... »

Integrantes: Giovani Lucas Menegatti Manfredi, Leonardo Toledo Martins, Patricia Gomes Portela, Renan Alves Braga e William Pereira Bezerra.

Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Cella.

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ANÁLISE COMPARATIVA DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO RESIDUAL

Resumo: Tendo em vista que o Brasil está entre os maiores produtores e consumidores de biodiesel no mundo neste trabalho foram analisadas técnicas de produção do biodiesel a partir do óleo residual reciclado utilizado na fritura de alimentos, visando a diversificação da matriz energética brasileira, a minimização dos impactos ambientais decorrentes do descarte inadequado desse óleo.

Integrantes: Enzo Abe Faretra, Gabriel De Almeida, Giovanni Longo Scarpa, Isabela Fernandes De Araujo, Patrick Galdino Siqueira Santana e Sabrina Fernandes Da Silva.

Orientador: Prof. Dr. João Guilherme Rocha Poço.

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ESTUDO DE MELHORIA DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE UMA PLANTA DE RESINAS

Resumo: Este trabalho visa reduzir o gasto energético em uma fábrica de resinas através da otimização das fontes de calor existentes. O foco foi um reator de mistura e seu trocador de calor, onde foram propostas três alternativas. Ao final, estimou-se uma redução anual de R$ 1,5 M para a empresa, e 27,3% de redução nos gastos de gás natural, mostrando a viabilidade de implementação das soluções propostas.

Integrantes: Ana Carolina Silva Barbeta, Beatriz De Oliveira Perossi, Gabriela Reche Sorbile e Guilherme Fernandez Stelmasuk.

Orientador: Prof. Dr. Luís Fernando Novazzi.

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APROVEITAMENTO INTEGRAL DE RESÍDUOS DE TECIDO DE ALGODÃO PARA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL (ETANOL 2G) E BIOPRODUTO (CARBOXIMETILCELULOSE)

Resumo: Dada a crescente demanda global por biocombustíveis, usou-se resíduo de tecido de algodão para obter etanol de açúcares fermentescíveis obtidos via hidrólise e carboximetilcelulose (CMC) dos sólidos restantes da hidrólise. A maior conversão em açúcares obtida foi 47,34%, valores acima de 90% dos açúcares foram transformados em uma concentração de etanol de 42,55 g/L e foi possível identificar CMC.

Integrantes: Bianca De Lima Silva, Daniel Isao Fukamizu, Denise Rodrigues Barbosa Da Silva, Lucas Pazinato Gauto, Milena Sayuri Kaminaga Oshikata e Natalia Silva Blas.

Orientador: Profa. Dra. Bruna Pratto.

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PRODUÇÃO DE ETANOL A PARTIR DE SORO DE LEITE POR CO-IMOBILIZAÇÃO DE LACTASE E LEVEDURA DE PANIFICAÇÃO EM GEL DE ALGINATO

Resumo: Já pensou em produzir etanol a partir do soro do leite? Esse trabalho tem como objetivo avaliar a viabilidade técnica da co-imobilização da levedura Saccharomyces cerevisiae com a enzima β-galactosidase em gel de alginato e determinar a viabilidade da aplicação de um biocatalisador, produzido a partir dessa co-imobilização.

Integrantes: Isabella Vicente Moura, Marina Carlos Felix, Thatiana Artico Todesco, Vitória Fernandes Affonso e Guilherme Gotardo Santos.

Orientador: Profa. Dra. Adriana Célia Lucarini.

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AVALIAÇÃO DA ARGILA MONTMORILLONITA E ARGILA BENTONITA PARA A ADSORÇÃO DE ÍONS DE COBRE PRESENTES NA AGUARDENTE DE CANA-DE-AÇÚCAR

Resumo: A remoção de íons metálicos pela técnica de adsorção vem ganhando espaço nas áreas de tratamento de efluentes, principalmente devido a sua toxidade, tanto para o ambiente quanto para a saúde humana, e que pode ser estendida para todos os demais segmentos da indústria química, farmacêutica, agro e alimentícias. O processo de produção da cachaça artesanal, por exemplo, devido ao uso de alambiques de cobre na etapa de destilação, resulta no acúmulo desse metal no produto e, devido a fiscalização fraca, grande parte deste produto contaminado é vendido no mercado. Neste contexto, o presente trabalho visa avaliar a eficiência da retirada do cobre existente nas aguardentes de cana-de-açúcar, a partir do processo de adsorção, utilizando argilominerais como adsorventes, uma vez que possuem as propriedades adequadas como a alta área superficial que auxilia na interação com o adsorvível. Com isso, serão utilizadas as argilas montmorillonita e bentonita, ambas previamente calcinadas, analisadas em condições diferentes, como meio comparativo para que a eficiência de remoção de cada adsorvente seja observada.

Integrantes: Bianca Moura De Meirelles, Gabriel Principe Gimenes Bonann, Giovanna Ruiz Gallo, Juliana D’angelo Boveri Fais, Kemilyn Rodrigues Amancio Galdino e Paula Colhado Freitas Da Silva.

Orientador: Prof. Rodrigo Condotta.

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OBTENÇÃO DE MISTURA COMBUSTÍVEL ATRAVÉS DO FRACIONAMENTO DO BIO-ÓLEO DA PIRÓLISE DE BIOMASSA

Resumo: A obtenção de fontes de energia mais limpas e renováveis é imprescindível para uma sociedade como a nossa, que atualmente tem um alto consumo energético e problemas ambientais agravantes. Nesse contexto, a biomassa é uma importante matéria-prima, e sua conversão pelo processo de pirólise gera um bioproduto chamado bio-óleo, um líquido escuro e viscoso que contém vários compostos químicos como: álcoois, aldeídos, fenóis e lignocelulósicos. A vasta gama de compostos presentes no bio-óleo despertou o interesse para o seu fracionamento. Visto isso, este trabalho procura contribuir e aprofundar-se na otimização e obtenção de um processo de produção de misturas combustíveis de origem verde através do fracionamento do bio-óleo proveniente da pirólise de biomassa.

Integrantes: Lucas Archivaldo Aprile, Werner Heinrich Gai Kuhn, Kelvin Francisco, Daniel Rodrigues Gonçalves, Luiz Henrique Malucho Tozi E Gustavo De Moraes Nava.

Orientador: Prof. Dr. Ronaldo Gonçalves dos Santos

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MANUTENÇÃO PREDITIVA DE CÂMERAS UTILIZANDO REDE NEURAL CONVOLUCIONAL

Descrição: O projeto propõe o desenvolvimento de um sistema capaz de atuar de forma preditiva na manutenção de câmeras das estações do Metrô de São Paulo. O sistema utiliza rede neural convolucional para avaliar se câmeras necessitam de manutenção em duas situações: problema em componente(s) RGB ou ocorrência de sujeira na lente. Atualmente, os reparos nas câmeras de segurança do Metrô de São Paulo acontecem de forma preventiva, em que muitos casos há a substituição de câmeras boas, gerando custos desnecessários. Além disso, os problemas citados trazem malefícios diretos aos passageiros que utilizam diariamente as diversas estações do Metrô de São Paulo, como casos de dificuldades operacionais de deslocamento de equipes de segurança.

Alunos: João Victor Lourenço Aguiar, Guilherme Wegher Cardoso, Raul Felippe Figueiredo Moço e César Augusto Roque Leme.

Orientador: Prof. Dr. Isaac Jesus da Silva e Prof. Dr. Danilo Hernani Perico

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Desenvolvimento de um gerador linear para aplicação em equipamentos de academia

Descrição: O Fit Magnet possui como objetivo auxiliar a sociedade brasileira no que diz respeito à sustentabilidade e fontes de energia alternativa, além de incentivar a prática do exercício físico. Foi criado um gerador linear plano para ser acoplado a um equipamento de academia que a cada movimento realizado durante os exercícios de musculação, a energia mecânica humana desenvolvida pelo movimento resultante da realização do exercício no aparelho, gerará energia elétrica que pode ser utilizada para minimizar o consumo elétrico mensal.

Alunos: André Cisneros Bardelin, Bruno Haruske Kuroki da Silva, Caio Augusto Eneas Muzetti Ferreira, Caio Gomes Caroba .

Orientador: Prof. Dr. Silvio Xavier Duarte

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CONHEÇA OS PROJETOS MAIS INOVADORES
DA FEI DO 2º SEMESTRE DE 2022!



1º LUGAR - Ciência da Computação

Protótipo computacional para avaliação automática da dor neonatal por partes da face

Descrição: Atualmente a área de detecção de dor em neonatos a partir de imagens da face está em constante desenvolvimento, possuindo principalmente como objetivo amenizar um dos problemas que temos na área da neonatologia, os efeitos da dor a curto, médio e longo prazo em recém-nascidos. Neonatos internados em unidades de terapia intensiva neonatal são expostos constantemente a dor, tal fato pode causar danos no neurodesenvolvimento, afetando funções cerebrais, sistema de estresse e lesões no processamento nociceptivo. Com o intuito de identificar e classificar a presença de dor neonatal, são utilizadas escalas de avaliação de dor à beira do leito por profissionais da área da saúde, e estão sendo criados métodos de inteligência artificial e aprendizado de máquina para automatizarem este processo. Assim, este trabalho tem por objetivo propor e implementar um protótipo computacional para a avaliação da dor neonatal por partes da face, analisando cada parte da face separadamente e classificando a presença, ou não, de dor.

Alunos: Erik Fernando Mendes Silva, Bruno Augusto Jovenasso, Vanessa Gomes Favorito, Rafael Tocegui Compri.

Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Thomaz

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2º LUGAR - Engenharia de Automação e Controle

Desenvolvimento de um gerador linear para aplicação em equipamentos de academia

Descrição: O Fit Magnet possui como objetivo auxiliar a sociedade brasileira no que diz respeito à sustentabilidade e fontes de energia alternativa, além de incentivar a prática do exercício físico. Foi criado um gerador linear plano para ser acoplado a um equipamento de academia que a cada movimento realizado durante os exercícios de musculação, a energia mecânica humana desenvolvida pelo movimento resultante da realização do exercício no aparelho, gerará energia elétrica que pode ser utilizada para minimizar o consumo elétrico mensal.

Alunos: André Cisneros Bardelin, Bruno Haruske Kuroki da Silva, Caio Augusto Eneas Muzetti Ferreira, Caio Gomes Caroba .

Orientador: Prof. Dr. Silvio Xavier Duarte

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3º LUGAR - Engenharia de Materiais

RETARDANTE DE CHAMA NÃO HALOGENADO EM BLENDAS ABS E POLICARBONATO: processamento e efeitos nas propriedades mecânicas e de resistência à chamas

Descrição: O estudo produz diferentes formulações da blenda ABS/PC com retardante de chama não halogenado e outros aditivos. Os principais resultados mostraram que o RC diminue o alongamento, resistência ao impacto e HDT e aumenta o módulo elástico em tração. Quando adicionado o MI o módulo elástico em tração e a resistência ao impacto são parcialmente recuperadas, mantendo a inflamabilidade V2, pela UL94.

Alunos: Cindy Saraiva.

Orientador: Prof. Dr. Baltus C Bonse

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4º LUGAR - Engenharia de Automação e Controle

MANUTENÇÃO PREDITIVA DE CÂMERAS UTILIZANDO REDE NEURAL CONVOLUCIONAL

Descrição: O projeto propõe o desenvolvimento de um sistema capaz de atuar de forma preditiva na manutenção de câmeras das estações do Metrô de São Paulo. O sistema utiliza rede neural convolucional para avaliar se câmeras necessitam de manutenção em duas situações: problema em componente(s) RGB ou ocorrência de sujeira na lente. Atualmente, os reparos nas câmeras de segurança do Metrô de São Paulo acontecem de forma preventiva, em que muitos casos há a substituição de câmeras boas, gerando custos desnecessários. Além disso, os problemas citados trazem malefícios diretos aos passageiros que utilizam diariamente as diversas estações do Metrô de São Paulo, como casos de dificuldades operacionais de deslocamento de equipes de segurança.

Alunos: João Victor Lourenço Aguiar, Guilherme Wegher Cardoso, Raul Felippe Figueiredo Moço e César Augusto Roque Leme.

Orientador: Prof. Dr. Isaac Jesus da Silva e Prof. Dr. Danilo Hernani Perico

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5º LUGAR - Engenharia Civil

Estudo de implementação de concretos ecoeficientes em obras prediais

Descrição: O concreto é o produto industrializado mais utilizado pela sociedade e sua indústria é responsável por impactos ambientais negativos, uma vez que o principal insumo para a sua produção, o cimento, contém clínquer em sua composição, que é obtido a partir da queima de combustíveis fósseis e descarbonatação do calcário, o que torna a indústria da construção civil a segunda mais poluente do mundo. A geração de resíduos de construção e demolição também é um item recorrente, que se pronuncia nos passivos ambientais e grandes áreas de deposição. Com base no desenvolvimento sustentável e tecnologia do concreto, este projeto de pesquisa tem como objetivo estudar a viabilidade de implementação de concretos ecoeficientes em obras prediais e avançar o nível de maturidade tecnológica desses compósitos, de forma que seja viabilizado sua aplicação em elementos estruturais e em macro escala. O estudo mostrou que as duas propostas de concreto ecoeficiente possuem validação técnica para aplicação estrutural, e os indicadores de ecoefiência validam o potencial sustentável da proposta, o que em hipótese agrega na aplicação do desenvolvimento tecnológico no mercado, considerando que o Mercado de Carbono e a cultura ESG são pautas atuais que se fazem presente nas construtoras e incorporadoras.

Alunos: Giovanna Alves Rodrigues, Marina Magalhães Rodrigues, Sther Giulia Cavalcanti.

Orientador: Prof. Dr. Kurt André Pereira Amann

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